Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Não tem o triângulo automóvel nem o colete? Atenção, a multa é pesada

E, atenção, se não levar o colete vestido quando for proceder à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo), é sancionado com uma coima entre os 120 e os 600 euros.

Não tem o triângulo automóvel nem o colete? Atenção, a multa é pesada
Notícias ao Minuto

08:24 - 20/07/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Motores

Se não tem o sinal de pré-sinalização de perigo, vulgarmente denominado por triângulo, nem o colete, sugerimos desde já que os passe a ter na viatura, porque a ausência de um e/ou ambos os objetos pode traduzir-se num castigo para a sua carteira.

E o artigo 88.º do Código da Estrada (CE), da epígrafe ‘Pré-sinalização de perigo’, é bem explícito nesta matéria: 

1) Os veículos devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo [ triângulo ] e um colete, ambos retrorrefletores e de modelo oficialmente aprovado;

2) Colocar o sinal de pré-sinalização de perigo [ triângulo ] em caso de imobilização do veículo na faixa de rodagem ou na berma ou que este tenha deixado cair carga;

3) Vestir o colete retrorrefletor quando proceder:à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo, à reparação ou remoção do veículo”.

Se o condutor não possuir um sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo) e/ou um colete, um ou ambos não retrorrefletores e de modelo(s) oficialmente aprovado(s), é sancionado com coima de 60 a 300 euros, por cada equipamento em falta. No caso de serem incumpridas ambas as obrigações, são levantados dois autos de contraordenação. 

Outro dado a reter: se não levar o colete vestido quando for proceder à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo), é sancionado com coima entre os 120 e os 600 euros.

Leia Também: UE propõe fim da venda de veículos a gasolina e gasóleo a partir de 2035

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório