Procurar

Não tem o triângulo automóvel nem o colete? Atenção, a multa é pesada

E, atenção, se não levar o colete vestido quando for proceder à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo), é sancionado com uma coima entre os 120 e os 600 euros.

Não tem o triângulo automóvel nem o colete? Atenção, a multa é pesada

© iStock

Notícias ao Minuto
20/07/2021 08:24 ‧ há 4 anos por Notícias ao Minuto

Desporto

Motores

Se não tem o sinal de pré-sinalização de perigo, vulgarmente denominado por triângulo, nem o colete, sugerimos desde já que os passe a ter na viatura, porque a ausência de um e/ou ambos os objetos pode traduzir-se num castigo para a sua carteira.

E o artigo 88.º do Código da Estrada (CE), da epígrafe ‘Pré-sinalização de perigo’, é bem explícito nesta matéria: 

1) Os veículos devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo [ triângulo ] e um colete, ambos retrorrefletores e de modelo oficialmente aprovado;

2) Colocar o sinal de pré-sinalização de perigo [ triângulo ] em caso de imobilização do veículo na faixa de rodagem ou na berma ou que este tenha deixado cair carga;

3) Vestir o colete retrorrefletor quando proceder:à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo, à reparação ou remoção do veículo”.

Se o condutor não possuir um sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo) e/ou um colete, um ou ambos não retrorrefletores e de modelo(s) oficialmente aprovado(s), é sancionado com coima de 60 a 300 euros, por cada equipamento em falta. No caso de serem incumpridas ambas as obrigações, são levantados dois autos de contraordenação. 

Outro dado a reter: se não levar o colete vestido quando for proceder à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo), é sancionado com coima entre os 120 e os 600 euros.

Leia Também: UE propõe fim da venda de veículos a gasolina e gasóleo a partir de 2035

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si