Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Madeira começou processo de vacinação dos desportistas

A vacinação contra a covid-19 na área do desporto na Madeira começou a ser efetuada aos atletas profissionais e vai abranger participantes nas competições regionais, disse hoje o secretário regional da Educação e Desporto.

Madeira começou processo de vacinação dos desportistas
Notícias ao Minuto

17:24 - 14/07/21 por Lusa

Desporto Covid-19

"Este é um primeiro momento da vacinação que se pretende implementar na área do desporto, começando pelas modalidades profissionais, que são aquelas que entrarão em competição dentro em breve", afirmou Jorge Carvalho, durante uma visita ao Centro de Vacinação do Funchal.

Entre os atletas inoculados estavam os desportistas do Clube Desportivo Nacional, refere a nota divulgada pela secretaria da Saúde e Proteção Civil.

O governante salientou que com esta medida "o Governo Regional pretende aumentar os níveis de segurança, através da vacinação que tem tido uma lógica bastante positiva, que foi a de vacinar por setores".

No entender de Jorge Carvalho, "isso tem permitido um controlo da pandemia e também um controlo da própria vacinação".

"Neste momento estamos num ponto de partida para os atletas profissionais, seguindo-se os restantes", apontou, estando a Direção Regional do Desporto a proceder ao levantamento dos atletas.

O responsável destacou que está igualmente em curso o processo de vacinação dos estudantes universitários, "que está a decorrer com a sua normalidade".

Jorge Carvalho apelou a que os jovens "possam aproveitar este momento de interrupção das suas atividades letivas para procederem a esse processo de vacinação".

O secretário regional argumentou que esta é uma forma da região "continuar a procurar garantir toda a segurança para grupos que têm grande mobilidade", como o desporto e os estudantes, o que permite o "desenvolvimento da atividade e o regresso ao quotidiano com toda a tranquilidade e segurança".

Sobre a vacinação dos estudantes, realçou que "estão incluídos neste processo todos, independente do contexto em que estão inseridos".

De acordo com o contador ao minuto, até às 16:30 tinham sido administradas na Madeira 256.600 doses de vacinas contra a covid-19.

O último boletim da vacinação, divulgado terça-feira pela secretaria da Saúde da Madeira, indicava que a região atingiu os 43% da população residente com a vacinação completa e 57% já foi inoculada com a primeira dose.

"Desde 31 de dezembro e até 11 de julho foram administradas 251.573 vacinas" na região, segundo o documento.

Também segundo o último boletim epidemiológico, difundido terça-feira, foram diagnosticados 18 novos casos de covid-19 na região, 13 dos quais importados, e mais 11 doentes recuperados, estando reportados 120 casos ativos.

A autoridade de saúde madeirense indica que a região contabiliza 9.804 casos confirmados de covid-19, um total de 9.600 doentes curados e mantém os 73 óbitos associados à doença.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.053.041 mortos em todo o mundo, entre mais de 187,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.182 pessoas e foram registados 916.559 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório