Antigo dirigente do Benfica Ribeiro e Castro defende novas eleições

O antigo vice-presidente do Benfica José Ribeiro e Castro considerou hoje que a detenção do presidente do clube e empresário Luís Filipe Vieira é uma situação bastante grave e complexa, e defendeu a realização de novas eleições.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
08/07/2021 19:55 ‧ 08/07/2021 por Lusa

Desporto

Cartão vermelho

uma situação absolutamente inédita, nunca aconteceu, e, portanto, é uma situação bastante grave e bastante complexa para o próprio com certeza, em primeiro lugar, e, naturalmente, também para o Benfica, porque se trata do seu presidente", disse à agência Lusa Ribeiro e Castro.

Considerando que "o dano sofrido é severo e será tanto pior quanto mais se arrastar (...) o envolvimento quotidiano do Benfica com o processo", o antigo dirigente afirmou que "a primeira prioridade é separar o processo do Benfica e o Benfica do processo".

"As pessoas que estão no processo têm de se concentrar nas acusações que lhe são feitas e, naturalmente, na sua defesa -- isso não é da nossa responsabilidade de benfiquistas - e o Benfica tem de se concentrar no seu presente e no seu futuro", salientou José Ribeiro e Castro.

Para o antigo vice-presidente, o clube 'encarnado' "tem de ter dirigentes que estejam complemente libertos, com o seu espírito focado única e exclusivamente na defesa da grandeza do Benfica, do seu universo institucional e na preparação das épocas desportivas que estão aí à porta".

"Por isso, é que eu tenho defendido que é indispensável, sem grandes dramas, que o plenário dos órgãos sociais reúna e avalie com todos os dados que tem na sua mão -- tem mais dados do que eu - a complexidade e seriedade da situação, e convoque novas eleições no Benfica", disse.

Segundo José Ribeiro e Castro, as eleições devem decorrer num "prazo que tem de ser tão curto quanto possível para não deixar a situação piorar, mas tem também de ser suficientemente espaçado para ser um processo leal, que as pessoas que tenham projetos para apresentar ao Benfica o queiram fazer, que membros da atual direção que queiram apresentar um projeto na continuidade do que está feito o possam também fazer", sendo que "isto não se faz com uma corridinha".

"Agora, o simples anúncio da preparação dessas eleições põe os benfiquistas e o universo benfiquista a pensar nesse futuro e a deixar de olhar angustiadamente para um quotidiano pesado marcado por este processo que está a decorrer", acrescentou.

Ribeiro e Castro foi dirigente do Benfica quatro meses durante a presidência de João Vale Azevedo.

"Depois trabalhámos para o derrubar e conseguimos", adiantou.

O empresário e presidente do Benfica Luís Filipe Vieira foi um dos quatro detidos na quarta-feira numa investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado e algumas sociedades.

Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão em causa factos suscetíveis de configurar "crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais".

Para esta investigação foram cumpridos cerca de 45 mandados de busca a sociedades, residências, escritórios de advogados e uma instituição bancária em Lisboa, Torres Vedras e Braga. Um dos locais onde decorreram buscas foi a SAD do Benfica que, em comunicado, adiantou que não foi constituída arguida.

Sem os identificar, o DCIAP informou que foram detidos um dirigente desportivo, dois empresários e um agente do futebol.

Leia Também: Vieira já está no Tribunal Central de Instrução Criminal para ser ouvido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diretor do Sp. Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

I Liga

Diretor do Sp. Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica3278
2Sporting3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Estoril3242
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Hyundai

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas