Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cláusula da discórdia: Benfica quer João Mário, mas Sporting está atento

Um desfecho é, para já, certo: o médio de 28 anos não ficará em definitivo no Sporting.

Cláusula da discórdia: Benfica quer João Mário, mas Sporting está atento
Notícias ao Minuto

19:54 - 02/07/21 por Carlos Pereira Fernandes c/ Ruben Valente

Desporto Exclusivo

Se João Mário já esteve com um pé em definitivo em Alvalade, o mesmo já não acontece. O Sporting é uma hipótese descartada para o internacional português, que está a ser seguido de muito perto pelo Benfica, segundo apurou o Desporto ao Minuto.

O clube da Luz quer contratar o médio de 28 anos, sendo Jorge Jesus um confesso admirador das qualidades do jogador do Inter de Milão, mas há um pormenor neste negócio que pode ainda dar que falar: referimo-nos à cláusula anti-rivais no atual contrato de João Mário.

A dita alínea estipula que o Inter de Milão só tem de informar o Sporting relativamente a propostas vindas de clubes inscritos na FPF. Cabe depois ao emblema de Alvalade cobrir a proposta se assim o desejar, num prazo máximo de dois dias úteis ou de apenas duas horas, caso a proposta seja feita no último dia do mercado. Uma indemnização aos leões que, nesta eventualidade, seria de 30 milhões de euros.

No entanto, sabe o Desporto ao Minuto que o entendimento não é unânime. Desde logo, pelo facto de, no ‘papel’, este se tratar ‘apenas’ de um direito de preferência. Significa isto que o clube de Alvalade só teria direito à referida indemnização caso João Mário se transferisse (neste caso) para o eterno rival sem que o Inter de Milão tivesse informado a direção liderada por Frederico Varandas de que tinha em mãos uma proposta. Há, ainda, a ter em conta o facto de esta alínea estar prestes a expirar.

Atentos a este processo estão os responsáveis dos novos campeões nacionais, que não abdicam de ser devidamente ressarcidos de uma eventual mudança do internacional português para a Luz, e prometem levar o caso até às últimas consequências.

A proposta que fez 'cair' a hipótese João Mário no Sporting

Tudo parecia encaminhado para o médio, que em 2020/21 ajudou os leões a conquistar o tão desejado título de campeão nacional, voltar a vestir de verde e branco na nova temporada.

O Inter de Milão aceitaria uma proposta de 7,5 milhões de euros por parte do clube de Alvalade e até chegou a existir um princípio de acordo entre os dois emblemas. No entanto, um revés nas negociações mudou todo o cenário. O Sporting quis alterar a proposta feita aos italianos, ciente das dificuldades económicas dos nerazzurri, e baixou para três milhões de euros a oferta a pronto, aos quais acresceriam outros dois milhões dependentes do cumprimento de objetivos.

Esta foi uma proposta que nem mereceu resposta por parte do Inter de Milão, que já tinha frisado que não iria aceitar qualquer verba cujo valor a receber estivesse ligado ao desempenho do próprio jogador ou da equipa.

João Mário desiludido com avanços... e recuos

A vontade inicial do internacional português era clara: a de continuar de leão ao peito. Porém, a lentidão que todo o processo negocial envolveu deixou João Mário desiludido e o médio de 28 anos acabou por dar luz verde ao empresário, Federico Pastorello, para avaliar outros convites que pudessem surgir. 

O Benfica está na corrida pela contratação de João Mário, mas não é o único. Villarreal e Nice estão também de olho no internacional português e já realizaram contactos no sentido de aferir as condições necessárias para avançar com uma proposta formal.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório