Procurar

Oficial: UEFA acaba com a regra dos golos fora já na nova época

Aleksander Ceferin defende que "a vantagem de jogar em casa já não é tão significativa quanto era antes".

Oficial: UEFA acaba com a regra dos golos fora já na nova época

© Reuters

Notícias ao Minuto
24/06/2021 14:50 ‧ há 4 anos por Notícias ao Minuto

Desporto

Comunicado

A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta quinta-feira, que o Comité Executivo decidiu abolir a regra dos golos fora em todas as competições a partir da próxima temporada.

Significa isto que, de 2021/22 em diante, qualquer eliminatória que termine empatada no conjunto das duas mãos, será decidida em "dois períodos de tempo extra de 15 minutos", seguidos de uma série de "pontapés da marca da grande penalidade".

O presidente do organismo que rege o futebol europeu, Aleksander Ceferin, reconhece que esta alteração nos regulamentos "não teve unanimidade", mas sublinhou que "vários treinadores, adeptos e outros intervenientes questionaram a justiça" da regra original.

"O impacto regra vai, agora, contra o seu propósito original, uma vez que, na verdade, dissuade as equipas da casa - especialmente na primeira mão - de atacar, uma vez que temem que conceder um golo dê uma vantagem crucial aos adversários", afirmou.

"Também existem críticas de injustiça, especialmente, no prolongamento, de obrigar a equipa da casa a marcar por duas vezes quando a equipa visitante marca. É justo dizer que a vantagem de jogar em casa já não é tão significativa quanto era antes", prosseguiu.

"Tendo em conta a consistência na Europa de estilos de jogo, assim como vários fatores distintos que levaram à anulação de jogar em casa, o Comité Executivo da UEFA tomou a decisão correta de adotar a visão de que já não é apropriado que um golo fora pese mais do que um marcado em casa", completou.

Leia Também: UEFA entende que dispersão do Euro pela Europa foi "a melhor solução"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si