Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Do sonho ao pesadelo. Portugal acaba vergado pela Alemanha em Munique

Equipa das quinas até começou melhor com um golo de Cristiano Ronaldo, mas permitiu a reviravolta alemã. Auto-golos de Rúben Dias e de Raphäel Guerreiro e outros dois golos de Havertz e Gosens carimbaram o triunfo da ‘maanschaft’ sobre Portugal. Contas do Grupo F ficam baralhadas e tudo se decide na última jornada.

Do sonho ao pesadelo. Portugal acaba vergado pela Alemanha em Munique
Notícias ao Minuto

18:52 - 19/06/21 por Ruben Valente

Desporto Euro'2020

O segundo jogo de Portugal no Euro'2020 terminou com uma derrota pesada na Allianz Arena, em Munique. Portugal perdeu por 2-4 frente à Alemanha e desceu ao terceiro lugar do Grupo F, onde soma os mesmos três pontos que somava à partida este encontro.

Resumo

Nenhuma epopeia se faz apenas de bons momentos. As dificuldades fazem parte e no início de jogo frente à Alemanha, a seleção nacional sentiu inúmeras. A formação germânica entrou com as rotações no máximo e encostou Portugal à sua grande área.

Um sufoco difícil de aguentar, mas à primeira oportunidade Portugal livrou-se da pressão alemã. Ronaldo reuniu as tropas e marchou… de uma área à outra, para se mostrar como se faz. Cristiano Ronaldo cortou uma bola, Bernardo conduziu de forma sublime o contra-ataque e colocou o esférico em Diogo Jota. O avançado português recepcionou, temporizou e serviu o capitão para o primeiro golo da partida.

A seleção nacional conseguiu impor-se e até podia ter feito mais estragos. No entanto, o sufoco voltou. A Alemanha voltou a encostar Portugal e desta vez as repercussões foram bem maiores. Em três minutos, a ‘maanschaft’ deu a volta ao resultado. E pior que tudo, por infelicidade lusa. Dois auto-golos, um de Rúben Dias, outro de Raphäel Guerreiro, fizeram com que aos 36’ e aos 39’, a Alemanha conseguisse marcar e assim passar para a frente do marcador.

Portugal ficou desnorteado e teve de ser Rui Patrício a segurar o barco. Duas defesas monstruosas do guarda-redes da seleção evitaram mais golos da Alemanha. Ao intervalo, o placard apresentava o 2-1 a favor da equipa da casa, que contou com o muito apoio dos alemães presentes na Allianz Arena, em Munique.

No segundo tempo, quando se esperava uma resposta forte de Portugal, a mesma não aconteceu. A Alemanha manteve a toada e dominou o conjunto treinado por Fernando Santos. Aos 51 minutos, o terceiro golo chegou pelos pés de Havertz, numa completa passividade da defesa portuguesa. Gosens cruzou à vontade e, sem marcação, o atacante do Chelsea fez o 3-1. Um resultado que abalou animicamente Portugal. A formação lusa não pressionava, deixava jogar e mesmo sem grandes acelerações, a Alemanha conseguiu chegar ao quarto golo. Gosens coroou uma exibição de luxo com aquele que viria a ser o último tento da ‘maanschaft’.

O cenário não era, de todo, o desejado e mesmo com um resultado pesado, Portugal não baixou os braços. De bola parada, Ronaldo conseguiu fazer um balão sobre Neuer e assistiu Diogo Jota para o 2-4 final. Renato Sanches, que entrou no início da 2.ª parte, ainda atirou com estrondo uma bola ao ferro, mas a derrota estava já consumada.

Contas do Grupo F

Depois do empate entre a Hungria e a França, a Alemanha venceu Portugal e relançou as contas de todo o grupo. Todas as equipas têm ainda possibilidades matemáticas de passar. A seleção gaulesa lidera o grupo com quatro pontos, seguido da Alemanha (2.º) e Portugal (3.º), ambos com três pontos. A Hungria é a última classificada com apenas um ponto.

Acompanhamento

90+4'- FINAL DO JOGO EM MUNIQUE! Portugal perde por 2-4 frente à Alemanha e desce ao terceiro lugar do Grupo F, com três pontos. Alemanha é 2.ª classificada também com três e França lidera com quatro pontos. Hungria no último lugar com apenas um ponto.

90+3'- André Silva! Boa oportunidade, mas o remate do avançado português esbarra em Neuer.

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.

88'- Lance perigoso para o ataque português. Pepe aparece de cabeça, tenta assistir, mas o lance perde-se.

84'- Fernando Santos volta a mexer: André Silva entra para o lugar de Diogo Jota.

83'- GORETZKA! Contra-ataque rapídissimo da Alemanha com o jogador do Bayern a conduzir e a finalizar a jogada. Remate potente, mas por cima de Goretzka.

79'- AO POSTE! Que remate de Renato Sanches!!! Neuer nem sabia de onde é que ela vinha... Que 'bomba' autêntica do médio português.

78'- Eficácia impressionante por parte de Toni Kroos, médio da Alemanha.

77'- Cartão amarelo para Ginter, após falta dura sobre Diogo Jota.

76'- Se Portugal não conseguir o empate, desce ao terceiro lugar. A Alemanha com a vitória pode subir ao 2.º lugar, apesar de ter os mesmos pontos que a seleção nacional.

71'- Joga-se novamente na Allianz Arena.

70'- O jogo pára novamente para os jogadores se hidratarem.

67'- GOLOOOOOOOOO DE PORTUGAAAAAAL! MARCA DIOGO JOTA! Ronaldo faz um balão sobre Neuer, depois de um livre direto para área alemã e Jota é o último a tocar. O 21 da seleção nacional só teve de encostar.

64'- João Moutinho entra na equipa portuguesa. Sai Bruno Fernandes.

60'- GOLO DA ALEMANHA! Gosens marca e confirma o que já se via há alguns minutos: Portugal está completamente desnorteado neste encontro. 4-1 para os germânicos.

58'- Rafa Silva entra para o lugar de William Carvalho.

51'- GOLO DA ALEMANHA! Parece fácil... Muita passividade da equipa portuguesa a ver jogar e a não pressionar. Gosens cruza e Havertz aparece na área, sem oposição, a encostar para o 3-1 da 'maanschaft'.

46'- Arranca a 2.ª parte! Renato Sanches entra para o lugar de Bernardo Silva.

45+3'- Intervalo! Um dado curioso sobre o resultado desta 1.ª parte. Portugal é a primeira equipa de sempre a marcar dois auto-golos em fases finais de um Europeu.

45+3'- MAIS UMA VEZ SÃO PATRÍCIO! Grande defesa do guardião português a remate de Gnabry.

45'- Vão jogar-se mais três minutos nesta 1.ª parte.

45'- SALVA PATRÍCIO! Bela defesa do guarda-redes português a evitar o terceiro da Alemanha.

44'- Tentativa de contra-ataque de Portugal, mas Diogo Jota está em posição irregular.

39'- GOLO DA ALEMANHA E REVIRAVOLTA NO MARCADOR! Auto-golo de Raphäel Guerreiro após remate de Gosens. Em três minutos, a seleção germânica deu a volta ao resultado.

36'- GOLO DA ALEMANHA! Kai Havertz antecipa-se a Rúben Dias e ao tentar o corte, o defesa português coloca a bola na própria baliza! Está feito o empate na partida.

29'- Segura Patrício! A Alemanha chega com perigo à área portuguesa, mas o guarda-redes português estava atento.

28'- Cabeceamento de Diogo Jota por cima da baliza de Neuer, após livre batido por Raphäel Guerreiro.

26'- Joga-se novamente na Allianz Arena.

25'- O jogo é interrompido para os jogadores de ambas as equipas se hidratarem. Estão 31 graus em Munique.

22'- QUASE O SEGUNDO! Rúben Dias cabeceia longe do alvo após cruzamento de Raphäel Guerreiro.

21'- O golo português resfriou o ímpeto da Alemanha e a seleção nacional está agora melhor no encontro.

16'- É o 107.º golo de Cristiano Ronaldo por Portugal. O capitão da seleção nacional nunca tinha marcado à Alemanha.

Notícias ao Minuto O momento em que Ronaldo encosta para o 1-0 de Portugal
© Reuters

15'- GOLOOOOOOO DE PORTUGAAAAAL! MARCA RONALDO!!!! Contra-ataque fenomenal da seleção nacional!!!! Ronaldo corta de cabeça, a bola sobra para Bernardo que arranca por ali fora. O jogador do City coloca magistralmente em Jota, que oferece o golo a CR7. Está feito o 1-0 para Portugal!

13'- Nos primeiros 10 minutos de jogo, a equipa germânica teve 75% de posse de bola.

12'- Só dá Alemanha! Mais um remate de Gosens, bloqueado por Rúben Dias.

10'- HAVERTZ! Que calafrio para Portugal, mas Rui Patrício esteve imperial! Excelente defesa do nosso guarda-redes após remate do jovem do Chelsea à entrada da grande área.

8'- Ronaldo cada vez mais perto do recordista Sergio Ramos, no que a internacionalizações diz respeito.

7'- Mais bola para a seleção alemã nestes primeiros minutos. Portugal está a permitir o domínio germânico...

5'- GOLO ANULADO À ALEMANHA! Gosens consegue bater Rui Patrício, mas a posição irregular de Gnabry fez o lance ser anulado. 

1'- Pontapé de saída em Munique! Vamos Portugaaaaal!

16h56: É tempo de ouvir agora o hino alemão.

16h55: Ouve-se 'A Portuguesa' em Munique!

16h53: Os jogadores entram no relvado do Allianz Arena, em Munique. Está tudo a postos para o início da partida!

16h43: Os jogadores recolhem aos balneários. Estamos a 17 minutos do início do jogo!

16h40: Pepe cumpre hoje a sua 117.ª internacionalização por Portugal. Um histórico da equipa das quinas!

16h32: Um pormenor interessante. A seleção nacional aquece ao som da música 'A minha casinha', dos Xutos e Pontapés.

Notícias ao Minuto© Reuters


16h30: Cristiano Ronaldo, recorde-se, está a três golos do recorde do iraniano Ali Daei, o jogador com mais golos marcados numa seleção (109 golos).

16h29: França marcou passo frente à Hungria e Griezmann já aponta armas a Portugal.

16h28: Sérgio Oliveira é o único jogador a ficar de fora do banco de suplentes. O médio junta-se aos lesionados João Félix e Nuno Mendes nos ausentes para este encontro.

16h24: A última vez que Portugal derrotou a seleção germânica foi em 2000. Lembra-se do hat-trick de Sérgio Conceição? Foi no Euro'2020 e a equipa das quinas venceu por 3-0.

16h10: Os jogadores de ambas as equipas já se encontram no relvado do Allianz Arena a realizar os habituais exercícios de aquecimento.

15h56: Acabou o jogo entre Hungria e França! Gauleses e húngaros não foram além de um empate a um golo.

15h53: Quanto a Joachim Löw também nada muda em relação à partida com a França.

15h51: Fernando Santos repete o mesmo onze que utilizou na 1.^ª jornada diante da Hungria, jogo que Portugal venceu por 3-0.

15h50: OS ONZES INICIAIS DO ENCONTRO JÁ SÃO CONHECIDOS. Fique, em baixo, com as escolhas de Fernando Santos e Joachim Löw.

Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphäel Guerreiro, Danilo, William, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Alemanha: Manuel Neuer, Ginter, Hummels, Rudiger, Kimmich, Gundogan, Toni Kroos, Gosens, Kai Havertz, Muller e Serge Gnabry.

15h46: Recorde-se que no último encontro entre as duas equipas numa fase final de um Europeu, Portugal foi derrotado quando Mario Gómez marcou o único golo da vitória da Alemanha na fase de grupos de 2012.
 
15h29: Griezmann já fez o empate frente à Hungria. O marcador assinala neste momento 1-1 entre gauleses e húngaros.

15h25: O ambiente está animado em Munique e os adeptos de ambas as seleções já fazem a festa.

15h21: Por esta altura, a Hungria vai vencendo a seleção de França por 1-0, no outro jogo deste Grupo F do Europeu. Faltam 30 minutos para o apito final.

15h18: Portugal já chegou ao Allianz Arena.

Antevisão

É já este sábado que o país volta a parar. Às 17h00, Portugal entra em campo frente à Alemanha, na 2.ª jornada do Grupo F do Euro'2020. Um jogo difícil não só pelo adversário, mas porque o adversário joga em casa. A Allianz Arena, em Munique, vai ser o palco do segundo jogo da seleção nacional, mas longe da vista, perto do coração.

11 milhões de portugueses vão estar com os olhos e as energias postas na cidade de Munique, todos a torcer por uma vitória portuguesa, que colocará de imediato Portugal nos oitavos de final do Campeonato da Europa.

Fernando Santos já frisou que a sua equipa não pode ser considerada favorita frente à Alemanha, mas também deixou bem claro que não tem qualquer medo desta seleção germânica.

Da nossa parte, só pedimos uma coisa. Que depois do triunfo por 3-0 à Hungria nos façam sonhar. De recordar que a Alemanha chega a este encontro pressionada pelo resultado na estreia do Euro'2020. A seleção orientada por Joachim Löw perdeu a partida frente à França (0-1) e precisa de pontos para poder continuar a aspirar seguir em frente na competição.

O árbitro deste jogo será o inglês Anthony Taylor.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório