Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Não tenho medo nenhum da Alemanha"

Selecionador nacional deixou garantia, embora tenha realçado as qualidades do adversário de amanhã.

"Não tenho medo nenhum da Alemanha"
Notícias ao Minuto

15:18 - 18/06/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos e Rúben Dias estiveram, esta sexta-feira, em conferência de imprensa para fazerem a antevisão ao jogo com a seleção da Alemanha, agendado para amanhã, sábado, em jogo referente à 2.ª jornada do grupo F do Euro'2020. 

Rúben Dias: "Saiu-se lindamente no Benfica, tem-se saído lindamente na seleção, saiu-se lindamente na final da Liga das Nações... Portanto. Mais do que o jogador, interessa-me falar do coletivo." 

Guerreiro: "Respeito a sua pergunta, mas eu sou selecionador nacional, não sou o treinador no clube dele. Se ele está aqui é porque acho que ele tem qualidade para estar."

Equipa na máxima força?: "Nuno Mendes não está em condições de participar no jogo. Médicos já fizeram comunicado e não está apto no jogo."

Que Alemanha espera?: "A Alemanha já jogou em 3x4x3, mas já jogou em 4x3x3. Voltou a jogar em 3x4x3 outra vez."

Alemães vão apostar na profundidade?: "Não foi por aí que criaram oportunidades contra França. É uma equipa que gosta de explorar isso. A França conseguiu controlar isso muito bem. O jogo é repartido entre ter bola e não ter bola e entre momentos de ação defensiva e ofensiva. A arma fundamental é ter bola e obrigá-los a jogar longe da nossa baliza."

Renato Sanches pode jogar de início?: "Não se pode comparar a Hungria com a Alemanha. A Hungria jogava com cinco defesas, a Alemanha joga com três. A qualidade individual dos jogadores não tem nada a ver. Não sei qual a comparação possível. Portugal vai por todas as suas qualidades em campo. É isso que vamos procurar fazer."

Alemanha, o bicho papão?: "A gente passa muito facilmente do 8 para o 80. Portugal passou a ser respeitado. Antigamente, Portugal era visto como uma equipa forte, mas estava fora dessas quatro ou cincos grandes seleções europeias. Neste momento, penso que não há nenhuma equipa no mundo que ache que vai ser fácil ganhar a Portugal. Daí a pensarmos que Portugal é melhor que a Alemanha? Esta equipa é uma equipa fantástica, em termos coletivos e individuais. Eu não tenho medo nenhum da Alemanha. As duas equipas vão respeitar-se porque sabem que há qualidade coletiva e individual. Acharmos que Portugal é favorito com um jogo com a Alemanha e na Alemanha, estaremos a passar os limites. Se os meus jogadores têm a tentação de pensar assim dificilmente conseguiremos, pelo menos, empatar. O objetivo é vencer e para isso temos de ser muito fortes. Temos de melhorar aquilo que fizemos contra a Hungria. Para nós é um jogo muito importante e vamos encarar sempre com a missão de ganhar. É fundalmental para nós ter bola e não perdemos muitas vezes a bola. Se não, as coisas ficam mais complicadas."

Rúben Dias 

Época com muitos jogos: "Gosto de me superar, de estar no limite e de estar lá em cima. Ter oportunidade de jogar este Europeu é apenas uma motivação ainda maior."

Portugal e França favoritas: "Não percebi muito bem a pergunta, mas pronto... Acho que há um lapso, falou-se de Portugal e França, mas acho que a Alemanha também está nesse lote. Em relação à mentalidade vencedora, isto parte daqui, da seleção. O que posso dizer que tanto no clube atual, como o que representava antes e na seleção a mentalidade é a mesma: ganhar todos os jogos e por querer ser melhor que o adversário."

Preocupado com questões de segurança?: "Por acaso desconhecia. Não tenho nada a dizer sobre o assunto. Não estou preocupado"

Falou com Gundogan: "Por acaso falei com ele. Foi mais um desejo de boa sorte de ambos. Serão duas equipas muito fortes e com um estilo de jogo dominador. Conhecemos bem a Alemanha e sabemos bem daquilo que são capazes. Nós também temos as nossas armas."

William e Danilo como duplo pivot: "Acho que a diferença resume-se ao que o jogo pede e ao que o míster entende que o jogo pede. Foi um jogo muito bem conseguido por todos nós. Mas agora temos um novo adversário e novas dificuldades. Estaremos preparados."

Época: "Diria que a época foi me preparando para estar num nível mais alto e para ganhar competições como esta." 

Expectativas: "Vamos defrontar uma seleção de nível alto, uma das melhores deste Europeu, tal como Portugal. Temos consciência de que comecámos bem, mas é preciso meter os pés no chão e entender que temos de estar melhor para vencermos este jogo." 

Leia Também: Diário do Euro'2020: Três selos de 'oitavos' e a homenagem a Eriksen

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório