Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

"É difícil Félix ser titular por Portugal. Na Polónia, até coxo jogaria"

Chema Garcia Fuente, jornalista do Mundo Deportivo, considera um erro se o internacional português abandonar o Wanda Metropolitano neste mercado de verão.

"É difícil Félix ser titular por Portugal. Na Polónia, até coxo jogaria"

João Félix não entrou nas escolhas de Fernando Santos para o jogo inaugural de Portugal no Euro'2020, a exemplo também do que sucedeu no Atlético de Madrid, em que, nos derradeiros meses da temporada, passou de titular a suplente utilizado.

Em declarações ao Desporto ao Minuto, Chema Garcia Fuente, jornalista do Mundo Deportivo que acompanha de perto a realidade colchonera, explica por que Félix acabou por assimilar a "condição de suplente".

“Na última parte da temporada, João Félix não tinha condições para ser titular porque vários colegas já estavam melhor do que ele. Apesar de ter chegado com o rótulo de estrela, ele foi assimilando a condição de suplente, e isso não constituiu um drama”, começou por dizer o jornalista do país vizinho, asseverando que os adeptos colchoneros têm memória curta quando analisam a época do internacional luso.

“Agora, acredito que os adeptos não têm sido justos com João Félix, já que o avaliam apenas por estes últimos meses, e esquecem-se que foi ele a ‘conduzir o carro’ que transportou o Atlético para a liderança isolada no campeonato. Durante um largo período, ele esteve espetacular", considerou Chema Garcia Fuente, que perspetiva um futuro difícil para o avançado neste Euro'2020.

“Ele terá bastantes dificuldades em ser titular por Portugal, tendo em conta a qualidade que existe na seleção nacional. Agora, acredito que, na Polónia, até coxo jogaria. Porém, no Atlético ele também já mostrou que, em vários jogos, e atuando só durante alguns minutos, ele consegue elevar rapidamente o nível de jogo da equipa", frisou o jornalista do Mundo Deportivo, detalhando o que tem faltado a Félix para ser uma estrela mais cintilante no Wanda Metropolitano.

"No Atlético, Simeone pede um esforço adicional a Félix, para que ele, e apesar das suas limitações físicas, dê tudo o que tenha pela equipa. Félix também sofreu muito pela alteração tática do técnico argentino, que começou a apostar na parte final da época num 4-4-2, privilegiando um jogador mais vertical como Lemar. Aí, quem perdeu foi João Félix. A Covid-19, as lesões e as alterações tácticas de Simeone, tudo se juntou para um final mais apagado do português. Devemos ter em conta que Félix é aquele tipo de jogador que perde uma bola, reclama com o árbitro e para de jogar. Simeone privilegia aquele jogador que sofre uma falta, não reclama e vai imediatamente atrás do rival para lhe roubar o esférico", explicou Chema Garcia Fuente, referindo que seria um erro o futebolista de 21 anos sair, já neste mercado de verão, do Atlético de Madrid.

"Na vida, há duas formas de fazer as coisas, e isso vai depender do que ele quer. O fácil seria ele rumar para o Barcelona ou o Real Madrid, onde não vão exigir ao Félix determinadas coisas que lhe pedem no Atlético. Temos o exemplo de Arda Turan, que se cansou de correr no Atlético e foi para o Barcelona. Porém, para ele, a coisa não lhe correu nada bem. Griezmann, por exemplo, chegou como um jogador mediano ao Atlético, e transformou-se num dos melhores jogadores do mundo e, posteriormente, foi para o Barcelona. Ele conseguiu ser uma estrela graças a Simeone. Félix, se quiser evoluir, ser um melhor jogador, mais completo, e mais forte, e para isso terá de sair da sua zona de conforto, tem de continuar no Atlético, ou então opta pela via fácil e vai para um Manchester City que é pura fantasia. É sempre mais acessível nadar a favor da corrente, mas acredito que se João Félix sair agora do Wanda Metropolitano será muito menos futebolista", rematou.

Leia Também: Manchester City dá Bernardo Silva para ter João Félix

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório