Éder diz que Portugal "está mais forte" e admite que vai sofrer mais

Avançado não foi convocado para o Europeu deste verão.

Em dia de aniversário, relembre o golo de Éder que pôs Portugal a sorrir

© Reprodução Twitter

Lusa
10/06/2021 08:50 ‧ 10/06/2021 por Lusa

Desporto

Declarações

O avançado Eder, autor do golo decisivo na conquista portuguesa do título europeu de futebol em 2016, considera a seleção presente no Euro2020 "mais forte", admitindo que, de fora, vai sofrer ainda mais.

"Eu acho que A equipa está mais forte, porque tem jogadores que estão a atuar nos campeonatos de topo da Europa, muitos na Liga dos Campeões, e em grandes clubes, e jovens, com muita irreverência, acho que a torna mais forte", afirmou o herói da final do Euro2016, em entrevista à agência Lusa.

Portugal vai estrear-se na competição frente à Hungria, em Budapeste, na terça-feira, no primeiro jogo do 'grupo da morte', que integra ainda a campeã do mundo e vice-campeã Europeia França e a Alemanha.

"Seria de evitar antes do sorteio, mas, pronto, agora não se pode evitar. É claro que, especialmente, a França e a Alemanha são grandes potências, principalmente a França que é campeã mundial e tem uma seleção bastante forte. Mas acho que Portugal tem uma seleção muito forte, que tem vindo a ganhar cada vez mais, no Europeu e, depois, a Liga das Nações", reconheceu.

O internacional português recordou os sucessos recentes da equipa das 'quinas', com a inédita conquista do Euro2016, selada com um golo seu, já aos 109 minutos do prolongamento, e o triunfo na Liga das Nações de 2019, frente aos Países Baixos, também por 1-0, com um tento de Gonçalo Guedes.

"Portugal está a habituar-se a ganhar. Ganhar competições é importante e uma boa alavanca para a seleção. O grupo é difícil, mas, pensando jogo a jogo isso, conseguimos ultrapassar este grupo e, a partir daí, tudo é possível", salientou.

Eder assegurou ser desnecessário deixar qualquer mensagem de motivação à seleção nacional.

"O Fernando Santos está lá para fazer essa parte, para os motivar, mas eles sabem, estão focados, sabem, desde o início, qual é o objetivo: entrar em todos os jogos para ganhar, para dar o máximo", garantiu.

Apesar disso, o avançado que terminou contrato com os russos do Lokomotiv Moscovo vai acompanhar e sofrer com a seleção durante o Euro2020, "falando com os mais próximos e, claro, a apoiar a seleção".

"É mais difícil apoiar de fora, mesmo nos jogos em que estava no banco, o sofrimento é muito maior, até porque quando estamos em campo estamos focados no jogo e isso abstrai-nos do resto", rematou Eder.

Depois de 35 internacionalizações e cinco golos, entre eles o mais importante da história da equipa das 'quinas', o avançado, de 33 anos, apontou como prioridade preparar-se para o próximo desafio, em detrimento de focar-se no regresso à seleção.

"Não estou focado nisso. O mais importante é continuar a trabalhar. Agora, estou à espera de encontrar um novo clube e é nesse sentido que me quero preparar bem, é esse o objetivo, para, passo a passo, redefinir objetivos", sublinhou, assegurando que o futuro não deverá passar por Portugal, onde, ainda só pretende "passear" e estar com a família.

O campeonato da Europa de 2020, adiado para este ano devido à pandemia de covid-19, arranca na sexta-feira, com o embate entre Turquia e Itália, e decorre até 11 de junho, quando vai ser coroado o 16.º campeão continental, em Londres.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Fórmula 1

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas