Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Duelo ibérico com 'pacto de não agressão': As notas do Espanha-Portugal

Espanhóis e portugueses empataram numa tarde sem golos e com pouca emoção. Ambas precisam de mostrar mais se querem confirmar o estatuto de candidata no Euro'2020.

Duelo ibérico com 'pacto de não agressão': As notas do Espanha-Portugal
Notícias ao Minuto

07:20 - 05/06/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Espanha e Portugal levaram, na tarde de sexta-feira, demasiado à letra o significado de jogo particular. As duas seleções protagonizaram um duelo ibérico sem cor e que dificilmente será lembrado, no futuro, pelas melhores razões. Talvez pelo facto do Euro'2020 estar no horizonte, espanhóis e portugueses não quiseram colocar o pé no acelerador e, sem surpresas, o jogo acabou tal como começou: sem golos. 

Ainda assim, houve quem desse nas vistas no jogo disputado no Wanda Metropolitano, seja por boas ou más razões. Vamos aos protagonistas. 

Figura 

Marcos Llorente está feito num belo lateral direito. O jogador do Atlético de Madrid já havia assinado uma bela temporada ao serviço do agora campeão espanhol e parece estar a cimentar uma posição de relevo nesta seleção espanhola. De médio passou a lateral direito e foi mesmo o melhor jogador em campo neste empate ibérico. Certinho a defender e bastante interventivo a atacar. Marcos Llorente é, por esta altura, aquele tipo de jogador que qualquer treinador gosta de ter: polivalente, objetivo e tremendamente eficaz em todas as ações. 

Surpresa 

Pepe parece querer dar continuidade à incrível época que assinou ao serviço do FC Porto. O internacional português de 38 anos continua a fintar a idade e a ser imperial no eixo defensivo. Foi fundamental a acabar com alguns lances de perigo e acabou por ter direito a descanso, quando Fernando Santos o tirou para ensaiar Danilo como central. Pepe está para as curvas e promete não desiludir no Euro'2020. 

Desilusão 

João Félix passou ao lado do jogo e foi a grande desilusão da tarde. A jogar em casa, o avançado português do Atlético de Madrid foi aposta de Fernando Santos... até ao intervalo. Durante os primeiros 45 minutos, Félix esteve longe de conseguir desequilibrar, mas não deixa de ser verdade que a seleção das quinas passou grande parte do tempo a defender. Já não regressou para a segunda parte, tendo sido substituído pelo estreante Pedro Gonçalves. Afinal de contas, Diego Simeone não é o único com dúvidas em relação a Félix. 

Treinadores 

Luis Enrique 

O selecionador espanhol apresentou uma equipa muito subida no terreno do jogo e a querer controlar todas as ações com bola. No entanto, este filme já havia sido visto nos últimos jogos. Pouca parra e pouco uva. O mesmo é dizer que a seleção espanhola é uma equipa de muita posse e pouco golo. Luis Enrique garante que Espanha é uma das favoritas a vencer o Euro'2020 mas a fraca demonstração de ontem não fez jus ao estatuto de candidato. Vamos ver o que dirá o tempo. 

Fernando Santos 

Na véspera deste duelo ibérico, Fernando Santos disse que Portugal não ia jogar contra Espanha para defender. Bem, tendo em conta os primeiros 45 minutos.... Foi isso mesmo que aconteceu. Na primeira parte pouco ou nada a seleção das quinas conseguiu produzir em termos ofensivos. Bem sabemos que isto foi apenas um mero jogo particular, mas esta seleção de Portugal tem jogadores para fazer mais e melhor. 

Árbitro

Dada a falta de intensidade por parte das duas equipas, o árbitro inglês Craig Pawson acabou por ter uma tarde tranquila em Madrid. Com um critério mais largo, Pawson optou ser pelo lado pedagógico e decidiu quase sempre bem. Não mostrou qualquer cartão. 

Leia Também: A reação da imprensa espanhola ao duelo ibérico: "Aviso para Espanha"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório