Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Caso Fenerbahçe: Tribunal condena três pessoas até 2000 anos de prisão

Três pessoas foram condenadas a penas de até dois mil anos de prisão, num caso de falsas acusações sobre manipulação de resultados, e que visou o Fenerbahçe, abalando o futebol turco em 2011.

Caso Fenerbahçe: Tribunal condena três pessoas até 2000 anos de prisão
Notícias ao Minuto

15:48 - 04/06/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Turquia

Um antigo chefe da polícia, um ex-políca e o ex-presidente de um canal de televisão foram condenados, nesta sexta-feira, por um tribunal de Istambul a penas que variam entre os 161 e os 1.972 anos de prisão por "ajudar uma organização terrorista", "falsificação de documentos", "difamação" e "violação do sigilo das comunicações privadas", informou a agência de notícias estatal Anadolu.

Eles foram considerados culpados de estar por trás de falsas acusações de corrupção e manipulação de resultados, em particular o Fenerbahçe, um dos três maiores clubes do país, cujo presidente foi condenado e preso.

Aziz Yildirim, que liderou o Fenerbahçe de 1998 a 2018, foi condenado em 2012 a seis anos e três meses de prisão e passou um ano detido. Ele sempre proclamou a sua inocência e denunciou uma conspiração orquestrada pelo movimento de um perseguidor exilado nos Estados Unidos, Fethullah Gülen. Ele foi absolvido em novo julgamento, realizado em 2015.

O caso foi visto como um trauma pelos adpetos do Fenerbahçe, muitos dos quais suspeitavam que o governo participasse da manobra, sentimento reforçado pela aliança então existente entre Gülen e Recep Tayyip Erdogan. 

Os três homens condenados, nesta sexta-feira, foram acusados ​​de pertencer ao movimento de Gülen, agora qualificado como "terrorista" por Ancara, e de terem fabricado documentos falsos para implicar Yildirim.

Quase cem pessoas foram condenadas numa primeira instância. O Fenerbahçe foi excluído pela Federação Turca de Futebol na edição de 2011/12 da Liga dos Campeões.

“Nenhum veredicto pode ser igual ao que o Fenerbahçe e os seus milhões de adeptos viveram durante este longo processo”, reagiu, esta sexta-feira, o atual presidente do Fenerbahçe, Ali Koç. “Ainda há um grande número de pessoas e entidades a quem devemos prestar contas”, acrescentou.

Leia Também: Ex-Sporting nos convocados da Turquia para o Europeu 2020


 
 
 


 
 
 


 
 
 


 
 
 


 
 
 


 
 
 


 
 
 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório