Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Não tenho de me afirmar, já me afirmei há bastante tempo"

Médio do FC Porto falou à comunicação social em mais um dia de trabalhos da Seleção Nacional.

"Não tenho de me afirmar, já me afirmei há bastante tempo"
Notícias ao Minuto

10:15 - 02/06/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Oliveira

A Seleção Nacional cumpre esta quarta-feira em Oeiras, na Cidade do Futebol, mais um dia de preparação tendo em vista os jogos da fase de grupos do Euro'2020.

Sérgio Oliveira foi o jogador escolhido para falar aos jornalistas, e o Desporto ao Minuto acompanhou as declarações do internacional português.

Confira o essencial das declarações do médio luso:

Picardia com colegas do Sporting na Seleção? É normal, dentro de campo eu luto pelo meu clube, eles lutam pelo deles, mas temos todos uma boa relação aqui. Às vezes as pessoas não entendem isso. Vou defender o meu clube até à morte e eles o deles, mas, depois de acabar o jogo... Quero deixar esta mensagem: dentro de campo somos rivais, fora de campo somos pessoas normais. Naquele momento vivemos com paixão, dizemos uma ou outra coisa que não devia ser dita a quente, mas faz parte e acima de tudo há um respeito muito grande por todos. Tenho uma ótima relação com todos.

Condições físicas: Sinto-me bem. Foi uma época exigente, mas quem quer jogar num patamar alto é normal que assim acontece. O desgaste é normal, mas temos muitos dias para recuperar. Vamos estar na melhor forma no Euro.

O que a equipa já conseguiu consolidar: A primeira semana é sempre de adaptação a níveis físicos. É mais uma readaptação. As ideias são diferentes dos clubes. Na Seleção temos de nos focar na forma como o mister quer que joguemos.

Melhor Sérgio Oliveira de sempre no Euro 2020? Na nossa carreira há uma margem de progressão, e hoje não sou o mesmo jogador de há cinco anos. É normal que tenha havido uma evolução. Vamos crescendo ao longo da nossa vida. Considero que estou numa das melhores fases da minha carreira.

Acredita que pode marcar no Euro 2020: Se conseguir marcar golo, e ajudar Portugal a vencer é um motivo de orgulho e de satisfação. Se vou estar preocupado? Não. Se tiver a minha oportunidade quero ajudar Portugal no coletivo. Quem marca é o menos importante.

Maior adversário de Portugal no Europeu: O mais complicado é o primeiro. Não vale a pena pensar nos outros dois jogos. Temos de nos focar no primeiro que queremos ganhar. Vai ser um jogo difícil, com a Hungria a jogar em casa e com adeptos. Para ele será uma mais valia. A partir daí é ganhar o segundo e o terceiro.

Ansioso e preocupado por participar no Europeu: Quando não sentimos esse nervoso miudinho e ansiedade temos de desistir de jogar futebol. Isso é saudável. É isso que nos faz viver e ter paixão pelo que fazemos.

Sérgio Conceição ajudou a potenciar a sua carreira: Já respondi a isso imensas vezes. Não quero incidir num plano individual, nem falar de um treinador de quem tenho de grande carinho. Para aqui não faz grande sentido.

Gostava que Sérgio Conceição renovasse: Vamo-nos focar na Seleção. Não quero falar do clube. Estou feliz por estar aqui, e trabalhar diariamente com os melhores jogadores do mundo. Quero focar-me só e apenas nisso.

Europeu pode servir de afirmação na Seleção: Não tenho de me afirmar, já me afirmei há bastante tempo. Tenho experiência de Seleção e de clube. Jogo em grandes competições e num grande clube. Não preciso de provar nada a ninguém. Um jogador profissional vive do jogo a jogo e do treino a treino e é essa a minha única responsabilidade.

Sonhava estar num Europeu? Óbvio. Todos os jogadores querem representar o seu país numa grande competição, e eu não fujo à regra. É um sonho de criança tornado realidade.

O que pode acrescentar perante a concorrência? Estar neste lote de jogadores já é um privilégio. Tenho as minhas mais-valias como os outros. O mister sabe o que posso acrescentar. Não quero entrar por fatores individuais. Acrescento mais no coletivo, na capacidade de trabalho, de querer ganhar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório