Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

City-Chelsea: Nova final milionária numa 'casa portuguesa, com certeza'

A final entre citizens e blues tem início agendado para as 20 horas no estádio do Dragão. Nova final em solo luso depois de Lisboa ter recebido, há um ano, o jogo do título entre Bayern e PSG.

City-Chelsea: Nova final milionária numa 'casa portuguesa, com certeza'

Manchester City e Chelsea defrontam-se, neste sábado, pelas 20 horas, no estádio do Dragão, para a final da Liga dos Campeões.

Os blues procuram recuperar um ceptro que já conquistaram na temporada 2011/12, contra um City que chega pela primeira vez à maior final de clubes a nível europeu.

Porém, ao seu comando encontra-se um treinador, Pep Guardiola, que já beijou a 'orelhuda' por duas ocasiões (2009 e 2011), ambas ao serviço do Barcelona. 

Por falar em baptismos, também o tridente português do City (Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva) pode almejar, neste sábado, à maior conquista do seu palmarés, uma vez que nunca ergueram o máximo troféu do Velho Continente.

O Chelsea que, para chegar a esta final, derrotou, na fase a eliminar, o Atlético de Madrid, o FC Porto e o Real Madrid, contra um Manchester City que deixou para trás o Borussia Moenchengladbach, o Borussia Dortmund e o Paris Saint-Germain.

As duas equipas já se defrontaram por 168 vezes, com vantagem da equipa londrina, que soma 70 vitórias, contra 58 triunfos da equipa de Manchester. Para as competições europeias o último confronto remonta à época de 1970/71, nas meias-finais da Taça da Taças, com uma dupla vitória dos blues por 1-0.

Esta época, os dois conjuntos já se defrontaram por três vezes, com um triunfo do Manchester City e dois para os pupilos de Thomas Tuchel.

Treinadores em discurso direto 

Pep Guardiola 

A final e o percurso: Vamos tentar praticar o nosso jogo da melhor forma possível. Estamos juntos há muitos anos, e quando se chega a uma final da Champions League é o culminar desse processo. A equipa que merecer vencer é que será o campeão.

Última final da Champions: Tenho boas recordações, como é óbvio. Esse jogo foi o corolário de todo o trabalho desenvolvido em quatro épocas ao serviço do Barcelona, um jogo em que atingimos o auge enquanto equipa, realizando uma exibição notável."

O que vai dizer aos jogadores: Sei exactamente como vamos jogar e contra quem. Estar numa final é um enorme privilégio e vamos dar o máximo para estar à altura do acontecimento. Aos jogadores que estiverem nervosos, vou dizer-lhes que é normal; aos que estiverem descontraídos, vou-lhes dizer que também é bom.

Thomas Tuchel

Antevisão ao jogo: Vamos os dois (Tuchel e Guardiola) preparar as nossas equipas da melhor maneira possível. Sabemos que vamos ter de ser corajosos e bravos em certas áreas do jogo, porque é sempre complicado defrontar o Manchester City, Bayern, Barcelona ou qualquer equipa que seja treinada pelo Pep Guardiola. Ele consegue formular uma crença muito grande no sucesso, assente numa mentalidade vencedora", começou por dizer o técnico dos blues, em conferência de imprensa, antes de tecer rasgados elogios ao rival.

Elogios ao City: É, provavelmente, a equipa mais forte da Europa, até do Mundo. Eles construíram uma enorme diferença para nós, mas nós já conseguimos diminuí-la por 90 minutos em Wembley (vitória nas meias-finais da FA Cup) e em Manchester (duelo relativo à Premier League).

Últimos resultados

Manchester City: V-D-V-D-V

Chelsea: D-V-D-D-V

Últimos onzes

Manchester City:  Ederson, Walker, Stones, Dias, Zinchenko, De Bruyne, Fernandinho, Foden, Mahrez, Gabriel Jesus, Sterling.

Chelsea: Mendy; Azpilicueta, Silva, Rudiger; James, Jorginho, Kovacic, Chilwell; Mount, Werner, Pulisic.

Ausências

Manchester City: (nada a assinalar)

Chelsea: Charly Musonda Jr. (lesionado)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório