Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Pote é rei da Liga e bate à porta da Seleção: Notas do Sporting-Marítimo

Pedro Gonçalves sagrou-se o melhor marcador da I Liga, ultrapassando Seferovic, e pede um lugar a Fernando Santos na convocatória para o Euro.

Pote é rei da Liga e bate à porta da Seleção: Notas do Sporting-Marítimo
Notícias ao Minuto

08:02 - 20/05/21 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

A I Liga 2020/21 fechou com uma goleada do campeão nacional ao Marítimo, por 5-1,  num encontro em que nada se decidia do ponto de vista do coletivo, mas que a muito dizia a Pedro Gonçalves.

O médio sagrou-se o melhor marcador da I Liga, com 23 remates certeiros, após os três golos que apontou diante da formação insular, suplantando Haris Seferovic por um tento.

Há quatro anos que o Sporting não tinha o melhor marcador da prova -  Bas Dost, 34 golos (2016/17) - e há 25 anos que um português não era o melhor marcador da  Liga Portuguesa (isolado). Pote reclama agora um lugar a Fernando Santos, na convocatória para o Euro, falta agora saber se o Engenheiro deixa o médio entrar para a restrita lista dos eleitos que vão defender a revalidação do título. 

Por outro lado, importa frisar que o Sporting termina este campeonato com a melhor defesa (20 golos sofridos) e o terceiro melhor ataque (65 remates certeiros). Com 85 pontos amealhados, os leões findam a prova com cinco pontos de vantagem sobre o FC Porto e nove para o Benfica.

Vamos agora às notas deste Sporting-Marítimo:

Figura

Mais uma exibição arrasadora de Pedro Gonçalves, que selou a temporada com três golos, tornando-se rei dos melhores marcadores da I Liga. Mais palavras para quê?

Surpresa

João Pereira longe está de ser uma surpresa, mas merece esta menção honrosa pela fantástica carreira que construiu e que ontem, quarta-feira, colocou um ponto final, aplaudido por todos os companheiros, assim como staff técnico e dirigentes. O lateral despede-se com o título de campeão, a melhor forma, talvez, de felicitar um homem que, dentro das quatro linhas, nunca virou a cara a um lance. 

Desilusão

Karo foi o rosto do desacerto insular com um auto-golo, à passagem dos 20 minutos. Tudo correu mal ao reduto mais defensivo de um Marítimo que deixou entrar água por todo o lado.

Rúben Amorim

Exibição cinco estrelas de um leão que fechou o pano da I Liga com nota estelar. Adjetivos para descrever a época do Sporting já se tornam redutores tamanha a qualidade do rugido deste leão. Amorim termina a época com créditos reforçados, não só por ter devolvido o Sporting ao título, como ter valorizados vários jovens talentos.

Julio Vélazquez

Com a manutenção já garantida e provavelmente a pensar na temporada seguinte, o Marítimo apresentou-se em Alvalade apático e permissivo, deixando aos leões via verde para chegar aos 20 minutos a ganhar por 3-0. Com erros defensivos gritantes e sem controlo no meio-campo, Vélazquez apresentou um plano em Alvalade que cedo se percebeu que não ia ter êxito.

Arbitragem

Gustavo Correia estreou-se a apitar um jogo dos ditos 'grandes' na presente época e não deveu nada a ninguém. Sem erros de maior envergadura e sem lances de grande complicação para resolver, o juiz da AF Porto sai de Alvalade com nota positiva.

Leia Também: "É o fecho de um ciclo e vai terminar outro. a vida é mesmo assim"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório