Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Dérbi? Os adeptos querem sempre ganhar esses jogos e nós também"

Rúben Amorim fez a antevisão ao encontro com o Benfica.

"Dérbi? Os adeptos querem sempre ganhar esses jogos e nós também"
Notícias ao Minuto

19:34 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, fez esta sexta-feira a antevisão ao dérbi com o Benfica, a contar para a 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

O técnico campeão nacional garantiu que a sua equipa vai entrar no Estádio da Luz para conquistar os três pontos. Amorim sublinhou que a conquista do título tirou um peso "que toda a gente" do clube tinha, mas deixou a garantia de que já está de olhos postos no futuro.

Confira o essencial das declarações do treinador do Sporting:

Benfica joga à Sporting pela aposta nos três centrais? Não me parece. O Benfica está melhor, mas o Sporting também. Cada dia que passa as equipas estão melhores. É uma equipa que joga em casa, mas vamos para vencer o jogo. Acredito que vamos fazer um grande jogo, em manter a nossa série de vitórias.

Quem vai substituir Feddal e Porro está disponível: O substituto do Feddal será um dos centrais.

Frustração por não poder ganhar a dobradinha: Perdemos mal o jogo e fomos superiores. Perdemos o jogo numa bola parada e numa transição. Podíamos ter feito mais. Ganhámos o campeonato e a Taça da Liga. É o futebol. Foi injusta a eliminação. Claro que ficámos tristes, mas há que olhar para o lado positivo. Temos de acabar bem o ano, e preparar bem a próxima época.

Sporting é candidato ao título na próxima época? É campeão nacional, a pressão aumenta, mas não muda a diferença que temos para os rivais nem a nossa ambição que é vencer todos o jogos. Queremos melhorar, ser melhor na Europa, fazer mais golos e sofrer menos. Somos candidatos a ganhar a todos os jogos. Ganhámos um título, fomos mais fortes esta época, mas em termos globais não mudou assim tanto a diferença. Os jogadores cresceram e valorizaram, e o Sporting ganhou um título, mas ainda há diferença. Vai ser jogo a jogo mais um aninho.

Título de campeão três anos após o ataque à Academia: Não vou falar do ataque porque não estava cá. Fizemos um crescimento da última época que foi a com mais derrotas para outra em que fomos campeões. Temos noção que isto pode mudar outra vez. Houve um crescimento no clube, melhorámos, mas ainda há muito a fazer. Não nos podemos agarrar a um título e que temos uma margem para deixar andar. Há que crescer e já amanhã.

Jorge Jesus deu-lhe os parabéns diretamente? Não recebi porque, ao contrário do que vocês pensam, não tinha uma relação próxima com o mister jesus. Trabalhámos muitos anos juntos, mas nunca fomos de trocar mensagens. Quando o pai do mister faleceu foi a única vez que trocámos mensagens. Mas sei que o mister mandou ao presidente e se lhe mandou é para todos nós.

Jogo menos importante da época: Todos os jogos são importantes. Tem menos pressão em termos de resultado comparado com outros jogos e isso faz alguma diferença. O Sporting tem de entrar sempre para vencer. Os adeptos querem sempre ganhar esses jogos e nós também. Queremos um Sporting competitivo, e isto é uma prova de que somos competitivos mesmo a feijões. No ano passado estávamos a lutar por um objetivo e o Benfica já não. Este ano não lutámos por objetivos no campeonato, mas queremos retribuir na mesma moeda do que no ano passado.

Diferenças entre os títulos no Benfica e o Sporting: Como treinador tem um sabor diferente, há uma responsabilidade diferente. Este título, por ser o primeiro, por ninguém acreditar, foi um título com muito significado. Não gosto de fazer comparação entre um clube ou outro. Viver um título como treinador tem mais responsabilidade, e no fim tem um significado diferente.

Sporting faria guarda de honra ao Benfica: É fácil para mim que fui campeão estar aqui a mandar palpites. Não sei, não estou nessa situação. É difícil. Já estive do outro lado, e sei que é difícil para os adeptos compreender essa situação porque ainda não existe essa cultura. Obviamente que alguém que vai ter de a criar. Hoje em dia acredito que é difícil para um treinador e para a estrutura de um clube dizer que vão fazer guarda de honra quando ainda existe uma grande rivalidade. É difícil para mim estar a comentar isso.

Não valoriza a história por querer construir o futuro: São recordes que são bons, mas garantimos u título que ninguém pensava, e só aí já estamos a entrar na história do Sporting. Isso pode ser algo que esta equipa pode alcançar, e o facto de estarmos a preparar o futuro não o impede. Confiamos em todos os jogadores. A mim parece-me melhor ser competitivo vários anos. Se pudermos aproveitar um minuto em cada jogo é isso que vamos fazer. Os recordes ficam para nós enquanto equipa, mas o clube não ganha mais nenhum título. Temos de afastar o ego dos jogadores e do treinador e pensarmos em ser competitivos no próximo ano. Com isto não estou a desvalorizar este recorde. O futuro do Sporting é ser competitivo todos os anos. Ainda temos um atraso em relação aos nossos rivais, e não é por um título que isso fica resolvido. Vamos entrar com uma equipa para ganhar o jogo, e que defenda os interesses do Sporting, não só hoje como no futuro.

Cabelo e cara pintada na Luz: Não vamos, obviamente, para casa doutro clube pintar o cabelo. Fizemos a festa em casa, teremos tempo mais um jogo em casa. Não vamos para lá festejar nada, vamos para ganhar mais um jogo importante. Ainda não perdemos um jogo com os chamados grandes. No ano passado perdemos todos, e este ano não queremos perder. Há sempre objetivos. Mais do que isso vamos para lá aproveitar o jogo e ver coisas. E isso não é inventar, ou desvalorizar o jogo. Vamos aproveitar todos os minutos que temos para crescer.

Favorito para o dérbi: Não sei. É sempre um jogo dividido. Em termos de pressão, o campeão tem sempre muita pressão. Não quero os jogadores do Sporting com menos pressão do que os do Benfica.

Ausência de guarda de honra no dérbi: É verdade que não é tradição em Portugal. Poderá vir a ser, mas ainda não o é. Queremos é ganhar, e ficamos satisfeitos. Toda a gente assinalou este título como justo, e isso é o mais importante para nós. Para nós não é caso o Benfica não fazer a vénia porque não é tradição em Portugal.

Preparar o jogo depois da festa do título já sem objetivos para alcançar: Quando se ganha é mais fácil recuperar fisicamente os jogadores. O ambiente estava bom, mas gostei da forma como voltaram. Muito contentes, mas sem muita euforia. Trabalhámos bem e preparámo-nos bem. É um jogo importante e eles sabem disso. Foi fácil voltar a ter o foco no jogo porque é importante finalizar bem, porque temos o objetivo de não perder, mas eles sabem que as limitações ainda estão lá. Não é por ganhar um título que está tudo feito. Toda a gente quer jogar. Isso ficou demonstrado esta semana.

Dérbi e ausências no encontro: É sempre um dérbi, e é importante para os adeptos. O Benfica ainda está na luta por um lugar, e nós já temos a nossa classificação feita. Temos coisas para andar para a frente. Temos que ver soluções e preparar o próximo ano. Temos o objetivo de não perder esta época, mas o mais importante é começar a construir o futuro e a preparar o que vem aí. Em relação ao Feddal, queria dar-lhe uma palavra porque tem andado a jogar muitas vezes lesionado, nunca consegue recuperar bem das lesões e tinha mesmo de parar. Mesmo que não tivesse o castigo ia parar. Tem de fazer um trabalho de recuperação para voltar ao melhor dele e isso não se notou. Isso revela a capacidade de sofrimento e qualidade dele.

O que tem a dizer dos festejos do título? Foi uma festa de um clube que não ganhava há muito tempo. Foi notória a alegria de toda a gente. Era um peso que todos tinham, não só o treinador, os jogadores e a estrutura, mas também os adeptos. Passados três dias tenho a noção de que todos queremos mais. Já passou essa festa, e temos de continuar a contruir o futuro. Ganhámos o título de campeão nacional e conseguimos passos importantes, mas ainda são precisos mais. Temos noção disso. Foi uma grande festa. Queremos mais, mas há que trabalhar para isso.

18h48: Começa a conferência de imprensa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório