Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

19 dias para o Euro: Esperança dinamarquesa nas mãos de Schmeichel

Escandinavos não partem como favoritos, mas os adeptos vão torcer para que Kasper faça o mesmo que o pai, Peter, fez em 1992, quando guiou a seleção a um título inédito.

19 dias para o Euro: Esperança dinamarquesa nas mãos de Schmeichel

O Desporto ao Minuto dá, este domingo, continuidade ao périplo pelas equipas que irão disputar o próximo Campeonato da Europa. Desta feita, chega a vez de colocar os olhos na Dinamarca, que tentará voltar a surpreender o Velho Continente... 29 anos depois.

O conjunto escandinavo, recorde-se, foi 'repescado' para a competição no verão de 1992, quando 'estalou' a Guerra dos Balcãs, o que levou a que a Jugoslávia tivesse sido vetada, deixando, assim, uma vaga em aberto.

A Dinamarca acabaria, então, por superar a Alemanha na final, por 2-0, graças aos golos de Faxe Jensen e Kim Vilfort, que lhe valeram o primeiro - e único - título de campeã europeia, que, desde então, tem vindo a tentar replicar.

Em 2021, o conjunto orientado por Kasper Hjumland não terá, no entanto, tarefa fácil. A Bélgica apresenta-se como favorita à vitória no Grupo B, onde também estão Finlândia e Rússia. Será a equipa capaz de, uma vez mais, superar as expetativas?

A figura

As esperanças dinamarquesas estarão depositadas nas mãos de Kasper Schmeichel, tal como, em 1992, estiveram nas de Peter Schmeichel. O guarda-redes nunca conseguiu atingir a dimensão europeia do pai, mas é a figura central desta seleção, tal como também o é no Leicester City.

O joker

Christian Eriksen parte como uma das grandes incógnitas, não só da seleção dinamarquesa, como de todo o Campeonato Europeu. Teremos em campo o médio que encantou Inglaterra ao serviço do Tottenham? Ou aquele que tarda em 'pegar de estaca' no Inter de Milão? Será, também, muito por aqui que passará o sucesso desta equipa.

Sistema tático

Kasper Hjumland continua a apostar num 4x2x3x1, assente em dois médios de responsabilidades defensivas acrescidas - normalmente, Thomas Delaney e Pierre-Emile Hojberg - que permitem libertar a criatividade de Christian Eriksen, Martin Braithwaite e Yussuf Poulsen. Mais atrás, conta com a experiência de Kasper Schmeichel e Simon Kjaer para comandar a defesa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório