Alex Ferguson revela o segredo de CR7: "Seria sempre um grande jogador"

Antigo treinador do Manchester United destaca a "dureza mental" do internacional português.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
11/05/2021 08:13 ‧ 11/05/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Manchester United

O jornal britânico The Guardian publica, esta terça-feira, uma extensa entrevista com Alex Ferguson, na qual o histórico treinador do Manchester United aborda diversos temas, entre eles, claro está, o período durante o qual trabalhou com Cristiano Ronaldo.

O internacional português chegou a Old Trafford no verão de 2003, proveniente do Sporting, por cerca de 15 milhões de euros, e por lá se manteve durante seis anos, antes de partir para o Real Madrid, por perto de 100 milhões de euros.

O ex-técnico escocês, agora com 79 anos, garante que não ficou surpreendido com a evolução 'estratosférica' do agora avançado da Juventus, e revelou, inclusive, aquele que considera ser o segredo daquele que é tido por muitos como um dos melhores jogadores da história do futebol mundial.

"Lembro-me do meu primeiro jogo como treinador, em 1974 [pelo St. Mirren]. Perdemos com o Albion Rovers, por 2-5. Fui para casa naquele noite e disse a mim mesmo 'Se não incutir dureza mental nos meus jogadores, nunca terei sucesso como treinador'. Essa foi a linha da frente dos meus métodos de gestão", começou por dizer.

"Certifiquei-me de que os jogadores conseguiam lidar com as pressões e desafios de serem futebolistas de topo. Tentei sempre que tivessem aquele talento de serem mentalmente duros. Tive muita sorte. O Aberdeen tinha alguns jogadores mentalmente duros. No United, todos os jogadores eram mentalmente duros", prosseguiu.

"Ronaldo é duro, sinceramente, como botas velhas. Ele seria sempre um grande jogador porque tinha tudo lá em cima. Desempenhámos um papel nisso, porque Eric Harrison, o treinador de juniores, tornou tudo mais duro para os jovens. Ele dizia 'Se não tens dureza mental, nunca chegarás à equipa principal do United'", completou.

No entanto, Alex Ferguson defendeu que a base da equipa não passava pelo português: "As pessoas têm uma opinião do Manchester United em termos de grandes jogadores como Ronaldo e Keane. Mas o espírito daquele clube, na minha altura, passava pelos jovens, como Beckham, Giggs, Scholes e os Nevilles".

Leia Também: Ronaldo surpreendeu pilotos da Ferrari e não foi de mãos a abanar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a partilha enigmática de César Peixoto após o Sporting-Gil Vicente

I Liga

Eis a partilha enigmática de César Peixoto após o Sporting-Gil Vicente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

MotoGP

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas