Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting entre as equipas da Europa que mais usam jogadores da formação

Do lado oposto, o campeonato português é dos que menos utiliza jogadores da formação.

Sporting entre as equipas da Europa que mais usam jogadores da formação
Notícias ao Minuto

16:35 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Relatório

O mais recente relatório publicado, esta segunda-feira, pelo Observatório de Futebol (CIES) revela que o Sporting está entre as equipas europeias mais usam jogadores formados no clube esta temporada.

De acordo com este relatório, os leões têm uma percentagem de 26,3% dos minutos atribuídos a jogadores formados no clube nesta temporada, sendo a equipa em Portugal que mais aposta na 'prata da casa'.

Em segundo lugar vem o FC Porto (12,6%), em terceiro o Belenenses SAD (8,6%), em quarto o Vitória de Guimarães (7,1%) e em quinto o Benfica (6,8%).

O relatório do CIES, que analisa as dez principais ligas europeias (Alemanha, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Portugal, Rússia, Países Baixos, Turquia e Bélgica) destaca ainda que o Celta de Vigo é o clube que mais joga com futebolistas da formação (49,0%).

Ao longo desta temporada, Rúben Amorim utilizou um total de nove jogadores formados na Academia de Alcochete, entre eles Luís Maximiano, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, João Palhinha, Daniel Bragança ou Tiago Tomás.

Liga portuguesa é das menos aposta em jovens

O documento revelado pelo Observatório do futebol dá ainda a conhecer que o campeonato português é dos que menos utiliza jogadores da formação. 

Numa análise feita em 27 ligas europeias, a Eslovénia é o país que tem a maior percentagem de minutos dados a jogadores da formação com 26,8%. Por outro lado, Portugal está na cauda desta lista com 4,7%, sendo que o estudo refere que jogadores da formação são aqueles que estiveram, pelo menos, três épocas no clube, entre os 15 e os 21 anos.

A nível europeu, o MSK Zilina, da Eslováquia, é o clube que mais jovens da formação utilizou esta temporada num total de 15 atletas, e que se traduz num número total de minutos disputados de 61,5%.

Leia Também: "Será indiferente como ganha. Sporting quer é ser campeão"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório