Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Benfica-FC Porto: Título longe da vista, milhões em discussão

Clássico tem apito inicial agendado para as 18h30.

Benfica-FC Porto: Título longe da vista, milhões em discussão
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/05/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Os tempos de pandemia alteraram vários hábitos e nem o futebol escapa. Se já seria estranho um Clássico do futebol português não contar com a presença dos adeptos, que nestes jogos ficam ainda mais fervorosos, o que dizer do facto de tal Clássico ser disputado numa quinta-feira às 18h30 num dia em que serão, também, conhecidos os finalistas da Liga Europa? Pois bem, o calendário apertado da época 2020/21 e o Euro'2020 no horizonte trazem este tipo de constrangimentos para a receção do Benfica ao FC Porto, em jogo da 31.ª jornada da I Liga. As águias recebem o FC Porto e terão de apostar tudo para poderem discutir o segundo lugar com o rival portista até final da temporada. 

O título, depois da vitória do Sporting, há menos de 24 horas, no reduto do Rio Ave, ficou ainda mais longe para os dois rivais, mas em causa ainda está um segundo lugar no pódio que vale muitos milhões. Falamos, pois claro, da vaga de acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e de todo o montante arrecadado. 

A equipa de Jorge Jesus está a quatro pontos do FC Porto e apenas uma vitória manterá em aberto a luta pelo segundo lugar. Ainda assim, o histórico deste milénio é favorável aos dragões. Em 20 confrontos entre Benfica e FC Porto na Luz para o campeonato, foram os dragões quem venceram mais vezes (oito) contra cinco vitórias das águias e sete empates. 

O pontapé de saída para este Clássico, de capital importância, está agendado para as 18h30 e contará com a arbitragem de Artur Soares Dias. 

Treinadores em discurso direto 

Jorge Jesus

FC Porto fora do título?:  O FC Porto, neste momento, das três equipas que estão na frente, ainda pode sonhar com o primeiro lugar.. Nós também podemos sonhar enquanto for matematicamente possível. Não podemos ir contra a matemática.

Terceiro Clássico entre Benfica e FC Porto esta época: Podemos olhar para este jogo de várias maneiras. Nas últimas duas equipas que representei em Portugal ganhei dez ou doze vezes ao FC Porto, mas também perdi algumas. Neste espaço de cinco/seis meses, o FC Porto tem um treinador que está no clube há três anos. Neste momento, os jogadores do Benfica já têm mais tempo de treino comigo, já têm as ideias mais dentro daquilo que queremos e, neste momento, estamos muito melhores do que quando defrontámos o FC Porto nas últimas duas vezes.

Jogo decisivo na luta pelo segundo lugar? O jogo é importante para as duas equipas. Cada uma com os mesmos objetivos de poder ficar diretamente ligado à Champions, e outro ainda a sonhar com a possibilidade de chegar ao primeiro lugar que não é o Benfica. É 50 por cento para cada equipa. O Benfica ainda pode ganhar um título, e o FC Porto já não pode ganhar título nenhum.

Sérgio Conceição 

(O treinador do FC Porto voltou a não falar aos jornalistas)

Últimos onzes 

Benfica: Helton Leite; Gilberto, Lucas Veríssimo, Vertonghen e Grimaldo; Rafa, Pizzi, Gabriel e Everton; Waldschmidt e Seferovic.

FC Porto: Marchesín; Corona, Mbemba, Diogo Leite, Manafá; Francisco Conceição, Uribe, Grujic, Otávio; Taremi e Toni Martínez.

Últimos resultados

Benfica: VVVDV

FC Porto: VEVVV

Ausentes

Benfica: André Almeida (lesionado).

FC Porto: Tecatito e Mbaye (lesionados). 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório