Tóquio'2020 pede reforço de enfermeiros e é criticada nas redes sociais

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020 confirmaram hoje ter solicitado os serviços de 500 enfermeiros nipónicos durante os eventos, numa tentativa de evitar uma sobrecarga do sistema de saúde do país, devido à pandemia de covid-19.

Notícia

© Lusa

Lusa
26/04/2021 16:51 ‧ 26/04/2021 por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

O pedido, feito à Associação de Enfermeiros do Japão, está a gerar fortes críticas nas redes sociais, com muitos internautas a acusarem os organizadores dos Jogos de monopolizarem recursos médicos essenciais, numa altura em que o país enfrenta uma nova vaga de infeções por covid-19.

A menos de três meses do início dos Jogos Olímpicos, quatro regiões do país, entre as quais Tóquio, estão sob estado de emergência, o terceiro desde o início da pandemia de covid-19, devido ao aumento de infeções pelo novo coronavírus.

O diretor-executivo da organização, Toshiro Muto, que confirmou o pedido, explicou que as discussões ainda estão a decorrer, garantindo que será encontrada uma forma de "garantir reforços" sem comprometer o normal funcionamento dos serviços de saúde.

"Nem é preciso dizer que os serviços regionais de saúde não serão interrompidos por causa deste pedido", afirmou Muto, assegurando que o pedido "não foi feito nos bastidores".

Nas redes sociais, depois de conhecida a solicitação, surgiram críticas como: "não é brincadeira, há pessoas a morrer por causa dos Jogos Olímpicos".

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020, adiados no verão passado devido à pandemia de covid-19, têm tentado garantir ao público que os eventos podem ser realizados em segurança, mas, de acordo com as últimas sondagens, a maioria dos japoneses opõem-se à sua realização, por questões sanitárias.

O Japão tem sido menos afetado pela pandemia do que muitos outros países, tendo registadas cerca de 10.000 mortes (Portugal regista 16.965), mas tem tido surtos recentes em várias regiões.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto, enquanto os Paralímpicos devem disputar-se entre 24 de agosto e 05 de setembro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas