Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Fim de semana para esquecer para Félix da Costa em Valência

Piloto português ficou fora dos pontos novamente, este domingo.

Fim de semana para esquecer para Félix da Costa em Valência
Notícias ao Minuto

15:47 - 25/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fórmula E

De facto há fins de semana para esquecer e este é sem dúvida um que António Félix da Costa quererá certamente virar a página. O piloto da DS Techeetah tinha todas as condições para ter saído de Valência com muitos pontos para as contas do campeonato, mas a sorte não quis nada com o piloto de 29 anos.

As coisas até começaram bem para António Félix da Costa, ele que alcançou a pole position para a corrida de Sábado, mostrando que estava em Valência ao ataque e pronto a lutar pela vitória. Na corrida, o piloto Português esteve em grande nível, com a pista molhada, AFC dominou desde o arranque, mas com três entradas de safety car, a organização retirou, como habitual, energia a todos os pilotos, sendo que no último safety car essa retirada de energia fez com que quase todo o pelotão ficasse sem energia disponível para terminar a corrida, com AFC a ver escapar-lhe uma vitória já nos metros finais, de uma forma inglória. Mencionar que apenas oito pilotos terminaram a prova, facto que mostra bem a incoerência da decisão da FIA e do diretor de prova.

Já hoje, domingo, teve lugar nova corrida, com Félix da Costa a largar da 12ª posição, iniciando desde logo a sua recuperação até ao 7º lugar, mas uma vez mais algo insólito viria a passar-se com a corrida do piloto luso. Quando AFC procurava ativar o seu segundo attack mode, por razões desconhecidas, a ativação não funcionou, com o Português a perder várias posições na tentativa de reativar o sistema no seu carro. Quando tudo parecia correr ao contrário eis que a direção de prova penaliza AFC com um "drive through", por não ter ativado o attack mode, sendo novamente uma medida que deixou mutas dúvidas, visto que AFC não ativou o attack mode pura e simplesmente porque o mesmo não funcionou.

"Há fins de semana que nada corre bem e este foi talvez dos piores da minha carreira nesse aspeto, principalmente com coisas que não estavam no meu controlo. No Sábado foi duro perder a vitória daquela forma, à qual prefiro honestamente não comentar... Já hoje novo episódio, fui penalizado por não ter acionado um attack mode, ao qual tentei por diversas vezes mas o sistema não entrava. Enfim, é difícil encontrar palavras para descrever o sentimento que saio de Valência, é bastante frustrante na verdade. Resta-nos levantar a cabeça, temos um bom carro, estamos rápidos e há que continuar a trabalhar com a equipa para voltar aos bons resultados já na próxima corrida no Mónaco", disse o piloto português.

O vencedor da corrida de ontem em Valência foi Nyck de Vries, que herdou a vitória que parecia ser certa para Félix da Costa. Já hoje foi Jack Dennis a vencer, ele que dominou da priimeira à última volta. A próxima prova da Fórmula E tem lugar no Mónaco, no dia 8 de Maio.

Classificação Fórmula E

Nyck de Vries - 57 pontos
Stoffel Vandoorne - 48 pontos
Sam Bird - 43 pontos
Robin Frijns - 43 pontos
Mitch Evans - 39 pontos
Rene Rast - 39 pontos
Jean Eric Vergne - 33 pontos
Jake Dennis - 33 pontos
Edoardo Mortara - 32 pontos
Pascal Wehrlein - 32 pontos
14. António Félix da Costa - 21 pontos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório