Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Não tenho dúvidas de por que é que o Benfica perdeu tantos pontos"

Jorge Jesus assume que a derrota com o Gil Vicente tirou à equipa "alguma esperança" de se aproximar do Sporting.

"Não tenho dúvidas de por que é que o Benfica perdeu tantos pontos"
Notícias ao Minuto

14:22 - 25/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus voltou, este domingo, a lamentar as consequências que o surto de Covid-19 teve nas expetativas do Benfica em sagrar-se campeão nacional. Em conferência de imprensa, o técnico encarnado teceu, ainda, rasgados elogios ao Santa Clara, adversário que terá pela frente na 29.ª jornada da I Liga.

Everton recusou regressar ao Grémio: Acredito tanto hoje, como acreditei no primeiro dia em que pedi ao presidente do Benfica para contratar o Cebolinha. Acredito no futebol dele, sei que ainda não chegou aos patamares em que pode jogar, e tenho quase a certeza de que, para o ano... Jogamos um futebol com muito mais pormenor tático do que no Brasil, os treinadores portugueses são melhores. No Brasil, é o talento e a qualidade do jogador que, muitas vezes, resolve os problemas. Tanto o Pedrinho como qualquer avançado brasileiro que chegue à Europa tem dificuldade, porque, defensivamente, as equipas são muito mais fortes, e isso dificulta as ações individuais desses jogadores. O Everton, no ano que vem, será o Everton em que acredito e que conheci no Brasil.

Esquema de três centrais: Criámos, neste ano, duas ideias de jogo. Dois sistemas de jogo pelos quais optamos jogo a jogo, dependendo do que achamos melhor e do desenvolvimento da equipa. Essa variante tem alguma influência de estratégia. O treinador do Santa Clara vai fazer a mesma pergunta, e tudo isso é positivo. Se vou jogar com três? Claro que não vou dizer. Agora, a equipa está segura e bem em qualquer dos dois sistemas. Também é verdade que, muitas vezes, temos uma ideia e não conseguimos fazer ajustamentos em relação ao adversário, como contra o Gil Vicente. Vamos ver se amanhã conseguimos.

Dupla de Darwin e Seferovic: O Darwin chegou, o Sefe já estava cá, pelo que é normal agora terem um conhecimento muito melhor um do outro para terem uma ideia de jogo. É muito importante os dois avançados conhecerem-se muito bem. O Darwin também tem vindo de um problema físico, a pouco e pouco tem jogado com alguns sintomas, porque criou uma tendinite. Ele tem que andar a jogar até a dor lhe passar, e isso faz com que ainda não se tenha aproximado do rendimento que nos indicou. Se podem jogar juntos... Claro que podem, jogaram muitas vezes e a minha ideia de jogo passa por aí. Ainda temos um treino amanhã de manhã, que me tira muitas dúvidas. Pode acontecer amanhã aparecerem os dois no jogo.

Futuro de Samaris, Jardel e André Almeida: Desses três, dois têm contrato, que é o caso do André e do Samaris. O Jardel é que acaba contrato. Há jogadores que não podem ser muito titulares durante uma época, mas podem ser muito importantes para uma equipa. Desses três, qualquer um é muito importante para o equilíbrio da equipa, na liderança do grupo. Nunca falei com eles sobre nada.

Benfica marca mais fora do que em casa: Na prática, não encontramos o porquê de acontecer. Há sempre uma justificação e uma resposta para tentar perceber. Nunca me debrucei sobre isso, mas se calhar é porque, quando o Benfica joga na casa dos rivais, as equipas jogam com outra expetativa de poder ganhar, não jogam tão fechadas. Poderá ser isso. Quando jogam no estádio da Luz, com ou sem adeptos, as equipas trazem uma tática muito mais conservadora. Faz parte da estratégia de todos os treinadores, não digo como uma crítica.

Benfica lutaria pelo título sem a Covid-19: Tenho a certeza, mas não quero falar mais sobre isso. Já foi em janeiro. Estávamos a discutir o título, mas era se não tivesse acontecido. No futebol, não há muitos 'ses'. Isto é como acaba, não é como começa. Neste momento, o Sporting tem vantagem sobre os dois rivais. O resultado contra o Gil Vicente tirou-nos alguma esperança de podermos chegar o mais perto possível do primeiro lugar. Não tenho dúvidas nenhumas de por que é que o Benfica perdeu estes pontos todos.

Otamendi é o jogador com mais cartões amarelos da I Liga: É um jogador que, nos lances individuais, disputa com a agressividade do jogo, como qualquer defesa tem que fazer. Não é por aí que penso que está no limite do risco dos cartões. É um jogador que tem vindo a melhorar, e o facto de ser o jogador com mais cartões amarelos também tem muito a ver com a caraterística dele. Se calhar, o Jan [Vertonghen] é o que tem menos, porque poucas faltas faz.

Benfica com maior responsabilidade: A responsabilidade é sempre a mesma, que é ganhar. Se consegues ganhar com uma grande exibição, ainda melhor. Mas sabemos o adversário que vamos encontrar. É um dos melhores adversários deste campeonato, está a fazer uma época excelente, está a explorar a possibilidade de entrar nos cinco ou seis primeiros lugares. É um adversário que já demonstrou que não é fácil de vencer, como contra o FC Porto e o Sporting. É uma equipa que joga bem, com uma ideia de jogo bem trabalhada, e isso são indicadores de que vamos ter um jogo difícil amanhã. O Benfica nem créditos tem. Já joga sempre para ganhar, mas agora, perdendo pontos, fica complicado em função do nosso concorrente que está à frente, que é o FC Porto. O outro tem muito mais pontos, uma coisa de cada vez. Tenho a certeza de que vamos ter momentos de jogo em que o Santa Clara nos vai complicar a vida. É uma equipa que defende bem, e estamos preparados para isso. Queremos ganhar. Se pudermos ganhar com uma boa exibição, melhor.

Antevisão

'Embalado' pela goleada aplicada, na passada jornada, ao Portimonense, por 5-1, o Benfica tem, já esta segunda-feira, encontro marcado com o Santa Clara, no estádio da Luz.

Antes disso, este domingo, Jorge Jesus irá passar pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde irá antever o encontro da 29.ª jornada do campeonato português.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 14h (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos encarnados.

Leia Também: Benfica colocado na corrida pela "nova estrela europeia"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório