Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Superliga Europeia: Pormenores do contrato e os três clubes que faltavam

PSG, Bayern Munique e Borussia Dortmund não quiseram fazer parte da competição.

Superliga Europeia: Pormenores do contrato e os três clubes que faltavam
Notícias ao Minuto

16:05 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Superliga Europeia

O projeto da Superliga Europeia morreu antes de nascer, mas ainda assim fez correr muita tinta. Apesar de já praticamente todos os clubes envolvidos terem anunciado o afastamento da competição - só Barcelona e Real Madrid insistem na validade do projeto - o jornal alemão Der Spiegel revelou novos detalhes sobre esta competição.

O referido jornal teve acesso a documentos que mostram que PSG, Bayern Munique e Borussia Dortmund receberam convites para fazerem parte dos membros fundadores desta Superliga.

Nos mesmos documentos podem ver-se outros detalhes como a previsão da realização de 23 temporadas em que cada um dos clubes ficaria responsável pela transmissão dos seus jogos em casa, sem estarem permitidos a revender esses direitos a outro grupo de media.

A desistência era também largamente sancionatória para quem quisesse abandonar a Superliga. A multa estava fixada em 150 milhões de euros, embora pela 'debandada' que existiu se perceba que esse valor certamente ainda não estaria em vigor.

Quanto aos valores que todos os clubes iriam receber dá um bolo total de 3,525 mil milhões de euros. No entanto, nem todos iriam receber a mesma quantia. Real Madrid e Barcelona, por exemplo, iriam receber mais 60 milhões de euros do que os restantes: 30 milhões em cada uma das duas primeiras temporadas, que se explicava pela distribuição dos direitos de media.

Já Atlético de Madrid, Borussia Dortmund e Inter Milão iriam receber menos dinheiro que os restantes 12, devido à contabilidade que teve em conta o valor mediático de cada clube.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório