Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Reviravolta que virou goleada. Benfica sorri em Portimão e volta ao pódio

Pizzi, Darwin, Everton e um bis de Seferovic carimbaram a vitória das águias sobre o Portimonense.

Reviravolta que virou goleada. Benfica sorri em Portimão e volta ao pódio
Notícias ao Minuto

20:55 - 22/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O Benfica venceu, esta quinta-feira, o Portimonense por 5-1, na 28.ª jornada da I Liga. Apesar de começar a perder em terras algarvias, a equipa encarnada conseguiu marcar ainda na 1.ª parte e consumou a reviravolta no segundo tempo.

Beto marcou para a formação da casa, enquanto Pizzi, Darwin Núñez, Everton e Seferovic (2) apontaram os golos das águias.

Resumo

Nem sempre ter mais bola é sinónimo de jogar bem. O Benfica entrou a dominar como seria de esperar em Portimão, mas nem sempre conseguiu chegar ao último terço do terreno com qualidade. Os lances de perigo escasseavam e o Portimonense ia conseguindo afastar o perigo da sua baliza.

Willyan estava a ser um verdadeiro todo-o-terreno na equipa algarvia e foi um dos jogadores com mais desarmes e intercepções no primeiro tempo. O Benfica não foi conseguindo criar perigo, mas o Portimonense também pouco assustou Helton nos primeiros 45 minutos. À excepção de uma ocasião… que deu golo. Aylton desmarcou Beto que com facilidade deixou Vertonghen para trás e fuzilou a baliza dos encarnados. Estava feito o 1-0 para a equipa de Paulo Sérgio perto do intervalo.

Uma eficácia tremenda por parte do Portimonense, que também se viu do lado oposto. Sim, o Benfica não criou praticamente situações de golo, mas no derradeiro lance da 1.ª parte, Pizzi dominou o passe de Grimaldo e conseguiu o empate para as águias.

No segundo tempo, o jogo foi completamente diferente e o Benfica entrou desde logo a ‘matar’. Jesus mexeu e só precisou de cinco minutos para ver o seu trabalho dar efeito. Darwin, que entrou para o lugar de Gabriel na 2.ª parte, carimbou a reviravolta no marcador, aos 50 minutos, e deixou o clube da Luz pela primeira vez em vantagem.

As águias mantiveram-se em alta rotação e mostravam querer mais. Numa noite de grande eficácia, Seferovic acabou por se tornar no melhor marcador do campeonato. Aos 64 minutos, assistido por Diogo Gonçalves fez o 3-1 para o Benfica. Mais tarde, aos 73’, o avançado suíço bisou na partida e chegou aos 18 golos na I Liga. Neste segundo golo, a assistência veio do outro lado do campo, precisamente de Grimaldo.

Até final, o Benfica foi controlando e o Portimonense pouco conseguiu fazer. Beto foi sempre uma flecha apontada à baliza de Helton e ainda obrigou o brasileiro das águias a uma apertada defesa, mas foi o melhor que conseguiu nos segundos 45 minutos. Nos últimos segundos, Everton ainda foi a tempo de fechar a goleada encarnada com o quinto e último golo das águias em Portimão. Pedrinho assistiu e ‘Cebolinha’ voltou aos golos.

Acompanhamento

90+4'- FINAL DO JOGO! O Benfica vence o Portimonense por 5-1.

90+4'- GOLOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA EVERTON! Pedrinho desmarca o compatriota, que deixa Samuel para trás e atira a contar para o último golo da partida.

90+3'- Sai Pizzi e entra Chiquinho na equipa do Benfica.

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.

89'- Jesus muda novamente: Seferovic dá lugar a Pedrinho.

81'- Mexidas no Benfica: Entram Everton e Gilberto para os lugares de Rafa e Diogo Gonçalves.

79'- Livre de Fali Candé por cima.

78'- Cartão amarelo para Otamendi.

76'- Nova substituição no Portimonense: Entra Henrique para o lugar de Moufi.

Veja as imagens do golo do Benfica

73'- GOLOOOOOOOO DO BENFICA! BIS DE SEFEROVIC! Boa jogada das águias pelo flanco esquerdo, com Grimaldo a assistir o suíço para o seu 18.º golo no campeonato.

69'- Tripla substituição no Portimonense: Saem Dener, Willyan e Salmani. Entram Lee Seung-Woo, Poha e Luquinhas.

Veja as imagens do golo do Benfica

64'- GOLOOOOOOO DO BENFICA! SEFEROVIC! Cruzamento de Diogo Gonçalves e o suíço controla e dispara sem hipótese para Samuel. Está feito o terceiro do Benfica e o 17.º de Seferovic na I Liga.

62'- Cabeceamento de Maurício por cima.

62'- BETO! Remate do avançado brasileiro para excelente defesa de Helton.

59'- DARWIN! Com tudo para marcar, o uruguaio tenta o passe para Seferovic e o lance perde-se.

56'- Diogo Gonçalves cruza para Rafa, que cabeceia e a bola percorre toda a grande área do Portimonense até ao corte da defensiva algarvia.

56'- Cruzamento de Moufi e Helton agarra.

Veja as imagens do golo do Benfica

50'- GOLOOOOOOO DO BENFICA! MARCA DARWIN NÚÑEZ! Arrancada fulgurante do uruguaio que precisou apenas de cinco minutos para marcar o seu sexto golo na I Liga.

46'- Recomeça a partida em Portimão. Darwin entrou para o lugar de Gabriel na equipa do Benfica.

45'+3'- Intervalo!

Veja as imagens do golo do Benfica

45+3'- GOLOOOOOOO DO BENFICA! MARCA PIZZI! Grimaldo assiste o '21' das águias que, domina na área, remata e faz o empate à beira do intervalo.

45'- Vão jogar-se mais dois minutos.

44'- Beto marca há quatro jornadas consecutivas. Está em grande forma o avançado da equipa algarvia. Marcou o seu 11.º golo esta época.

Veja as imagens do golo do Portimonense

43'- GOLOOOOOOO DO PORTIMONENSE! MARCA BETO! Excelente passe de Aylton a desmarcar Beto que, na cara de Helton, não desperdiça. Remate muito potente do jovem avançado, que deixou Vertonghen nas 'covas'. Está inaugurado o marcador.

39'- Bom contra-ataque do Portimonense, que se perde com um cruzamento muito largo de Moufi.

36'- O Benfica domina, mas continua sem conseguir chegar ao golo. O Portimonense, ainda sem lances de grande perigo, vai tentando manter a organização defensiva.

30'- Seferovic cabeceia ao lado da baliza do Portimonense.

28'- RAFA! Remate ao lado do extremo do Benfica! Grande combinação com Pizzi.

26'- PIZZI! Cruzamento de Grimaldo e Pizzi, sozinho, não consegue dominar e deixa a bola fugir. Perde-se uma excelente oportunidade para as águias.

24'- Livre de Pizzi e cabeceamento muito desviado de Vertonghen.

23'- Aylton! Helton é obrigado a aplicar-se e a defender de forma apertada, mas o avançado do Portimonense estava em posição irregular.

18'- Taarabt! Remate do marroquino por cima da baliza de Samuel.

16'- Aylton! O atacante do Portimonense apareceu com perigo na área dos encarnados, mas valeu Vertonghen a emender o erro. O belga deixou a bola bater e Aylton aproveitou para assim criar perigo.

15'- O Benfica tem tido ligeiramente mais bola, mas lances de perigo nem vê-los até agora. Para nenhum dos lados...

7'- Remate de longe de Fabrício, mas esbarra num defesa do Benfica.

6'- Cartão amarelo para Gabriel. O médio brasileiro fica de fora do próximo jogo frente ao Santa Clara devido à acumulação de cinco amarelos.

5'- Jogo muito disputado nestes primeiros minutos. O Portimonense aposta num 4x4x2, enquanto o Benfica optou por um sistema com três centrais.

1'- Rola a bola!

0'- As três equipas entram em campo. Tudo a postos para o início da partida.

0'- Terminam o aquecimento. As duas equipas recolhem agora aos balneários.

0'- Recorde-se que o Benfica chega a este encontro no 4.º lugar, depois de o Sp. Braga ter vencido o Boavista. Os encarnados para voltar ao terceiro posto têm de vencer hoje o Portimonense, atual 10.º classificado.

0' - Já se fazem exercícios de aquecimento no Municipal de Portimão.

0'- Gabriel está de regresso à titularidade. Weigl, por ter ido assistir ao nascimento da sua primeira filha, abandonou o estágio no Algarve, e Jesus colocou o médio brasileiro no onze inicial. Pizzi também entra no onze e substitui Waldschmidt na equipa encarnada.

Onzes

Portimonense: Samuel, Moufi, Maurício, Lucas Possignolo, Fali Candé, Salmani, Dener, Willyan, Aylton Boa Morte, Fabrício e Beto.

Suplentes: Ricardo, Ewerton, Anderson, Henrique, Luquinha, Bruno Moreira, Lucas Tagliapietra, Poha, Lee.

Benfica: Helton, Diogo Gonçalves, Otamendi, Jan Vertonghen, , Otamendi, Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Rafa, Pizzi e Seferovic.

Suplentes: Vlachodimos, Gilberto, Everton, Darwin, Waldschmidt, Cervi, Chiquinho, Pedrinho, Gonçalo Ramos.

Antevisão

Portimonense e Benfica defrontam-se, esta quarta-feira, num jogo a contar para a 28.ª jornada da I Liga.

As águias entram no Municipal de Portimão na quarta posição, depois do Sporting de Braga ter suplantado o Boavista, nesta quarta-feira, na Pedreira. Os minhotos têm um ponto de vantagem sobre os encarnados, já a formação do barlavento algarvio encontra-se na nona posição, com 32 pontos, mais sete do que o Farense que se situa no lugar que dá acesso ao play-off de descida.

Os pupilos de Jorge Jesus deslocam-se a casa do Portimonense, um terreno maldito para Rui Vitória e Bruno Lage. Basta recordar que nas útlimas duas épocas o Benfica não trouxe os três pontos para Lisboa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório