Oficial: Doze clubes confirmam criação da Superliga Europeia

Prova surge para competir contra a Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/04/2021 23:21 ‧ 18/04/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Comunicado

Estão desfeitas as dúvidas. Um comunicado conjunto emitido na noite deste domingo confirmou a criação da Superliga Europeia, uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA.

"Doze dos principais clubes de futebol da Europa reuniram-se hoje para anunciar que concordaram em estabelecer uma nova competição a meio da semana, a Super League, dirigida pelos seus clubes fundadores", diz o comunicado relativo a esta nova prova, que terá como presidente Florentino Pérez, líder do Real Madrid.

A prova, de acordo com a nota oficial, contará com 12 clubes fundadores: AC Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Chelsea, Barcelona, Internazionale, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham Hotspur. A este conjunto de clubes poderão juntar-se outros três depois da temporada de estreia.

"Olhando para o futuro, os Clubes Fundadores esperam discutir com a UEFA e a FIFA as melhores soluções para a Super League e para o futebol mundial como um todo", acrescenta o organismo, isto depois de durante a tarde a UEFA ter deixado claro que quem fosse disputar esta nova prova seria banido das competições internas e europeias.

"A criação da nova Liga ocorre quando a pandemia global acelerou a instabilidade do atual modelo económico do futebol europeu. Durante anos, os Clubes Fundadores têm procurado melhorar a qualidade e intensidade das competições europeias existentes e, em particular, criar um torneio em que os melhores clubes e jogadores possam competir entre si com maior frequência", continua o comunicado.

O comunicado assinado por estes doze clubes dá ainda a conhecer como será o formato da Superliga Europeia:

- Vão participar 20 clubes: os 15 clubes fundadores e mais cinco equipas que se classificarão anualmente com base no desempenho na temporada anterior;

- Todas as partidas serão disputadas durante a semana, todos os clubes continuarão a competir nas respetivas ligas nacionais, preservando assim o calendário tradicional que está no centro da vida do clube;

 - A temporada terá início em agosto com a participação dos clubes em dois grupos de dez, que farão partidas de ida e volta; Os três primeiros de cada grupo qualificam-se automaticamente para os quartos de final. As equipas que terminarem em quarto e quinto lugar jogarão um playoff adicional de duas mãos. Posteriormente, serão disputados playoffs bipartidos a partir dos quartos de final até à final, que será disputada num único jogo, no final de maio, em local neutro.

- Assim que possível, após o início da competição masculina, uma liga feminina correspondente também será lançada, ajudando a avançar e desenvolver o futebol feminino.

O documento revela ainda que esta nova prova anual "proporcionará um crescimento económico significativamente superior, o que permitirá apoiar o futebol europeu através de um compromisso de longo prazo, e que as contribuições para a solidariedade cresçam em linha com as receitas da nova liga europeia."

"Os pagamentos de solidariedade serão mais elevados do que os atualmente gerados pelo sistema de competição europeia e espera-se que excedam 10 mil milhões durante o período de compromisso dos Clubes. Além disso, a nova prova será construída com base em critérios de sustentabilidade financeira, uma vez que todos os clubes fundadores se comprometem a um quadro de despesas. Em troca do seu compromisso, os Clubes Fundadores receberão, colectivamente, um pagamento único de 3,5 mil milhões dedicado exclusivamente à realização de planos de investimento em infra-estruturas e à compensação do impacto da pandemia da COVID", termina a nota.

Leia Também: Associação Europeia de Clubes rejeita ideia da Superliga europeia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Piloto de Fórmula 1, Max Verstappen, foi pai pela primeira vez

Max Verstappen

Piloto de Fórmula 1, Max Verstappen, foi pai pela primeira vez

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Futre

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas