Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

UEFA arrasa "projeto cínico" da Superliga Europeia e deixa séria ameaça

Organismo promete que tudo irá fazer para "impedir que isto aconteça".

UEFA arrasa "projeto cínico" da Superliga Europeia e deixa séria ameaça
Notícias ao Minuto

16:34 - 18/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Comunicado

A UEFA reagiu, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde deste domingo, às notícias que, no decorrer das últimas horas, vão dando conta de um acordo iminente entre alguns dos maiores clubes do continente para a criação de uma Superliga Europeia.

O organismo que rege o futebol europeu diz ter tido, de facto, conhecimento de que "alguns clubes ingleses, espanhóis e italianos podem estar a planear anunciar a criação de uma prova fechada", pelo que deixa um sério aviso.

"Se isto acontecer, desejamos reiterar que nós - a UEFA, as Federações inglesa, espanhola e italiana, Premier League, La Liga, Serie A e também a FIFA e todas as nossas associações membro - irão permanecer unidas nos esforços para travar este projeto cínico, que é fundado no interesse próprio de alguns clubes, numa altura em que a sociedade precisa, mais do que nunca, de solidariedade", pode ler-se.

"Iremos considerar todas as medidas disponíveis, a todos os níveis judiciais e desportivos, para impedir que isto aconteça. O futebol tem como base competições abertas e mérito desportivo. Não pode ser de outra forma. Como já foi anunciado, os clubes em causa serão banidos de disputar qualquer outra competição a nível doméstico, europeu e mundial, e os seus jogadores podem ver negada a oportunidade de representar as respetivas seleções" prossegue.

"Agradecemos aos clubes de outros países, especialmente aos clubes alemães e franceses, que rejeitaram apoiar isto. Apelamos a todos os amantes do futebol, adeptos e políticos que se juntem a nós na luta contra tal projeto, a ser anunciado. O persistente interesse próprio de alguns tem durado há demasiado tempo. Basta", completa a missiva.

Leia Também: Polémica à vista: Superliga Europeia avança contra a 'nova' Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório