Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nacional-FC Porto: Manter foco depois da eliminação europeia

Dragões deslocam-se à Madeira para defrontar o último classificado da I Liga, numa jornada que acontece dias depois da vitória, ainda que insuficiente, diante do Chelsea que ditou a saída da Liga dos Campeões.

Nacional-FC Porto: Manter foco depois da eliminação europeia
Notícias ao Minuto

07:13 - 18/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto desloca-se, este domingo, até à ilha da Madeira para defrontar o Nacional, em encontro a contar para a 27.ª jornada da I Liga.

O jogo no estádio da Choupana acontece dias depois dos dragões terem sido eliminados da Liga dos Campeões aos pés do Chelsea, apesar da vitória no encontro da segunda-mão graças ao golaço do iraniano Mehdi Taremi.

Na 'ressaca' da eliminação europeia, os atuais campeões em título vão ter pela frente uma equipa que vem de oito derrotas consecutivas, incluindo goleadas por 5-1 nas duas últimas rondas, ambas sob o comando de Manuel Machado.

Este será o terceiro jogo que os azuis e brancos vão ter com os nacionalistas esta temporada. Na primeira volta, o FC Porto alcançou uma tranquila vitória por 2-0, mas, na partida a contar para a Taça de Portugal, os portistas precisaram de recorrer ao prolongamento para vencer na Choupana (4-2), onde só chegaram ao empate (2-2) aos 88 minutos, por Evanilson.

Na antevisão ao encontro, o treinador dos dragões, que vão tentar somar a sexta vitoria consecutiva no campeonato, o treinador Sérgio Conceição alertou para o facto de a equipa precisar de manter o foco no campeonato, apesar da eliminação diante do Chelsea, garantido que a equipa vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para alcançar o título.

O encontro entre Nacional da Madeira e FC Porto está agendado para as 17h30 deste domingo, e terá arbitragem de João Pinheiro.

Treinadores em discurso direto:

Manuel Machado:

Ambiente no balneário: Temos consciência que a nossa posição na tabela não é confortável e por isso, do ponto de vista anímico, não contribuí nada no sentido da melhoria desse estado de espírito.

Permanência: Faltam 24 pontos para serem jogados e é atrás deles que corremos. A possibilidade de reverter esta posição está no nosso horizonte e é com essa motivação que trabalhamos, do ponto de vista anímico. Vamos correr pelo máximo de pontos necessários para atingirmos o objetivo da manutenção e, acreditando nisso, tudo se torna menos complicado.

Jogos anteriores com o FC Porto: Este plantel com a anterior equipa técnica já conseguiu fazer um bom jogo contra o FC Porto, nomeadamente na Taça de Portugal aqui, onde chegaram ao final dos noventa minutos com o resultado de 2-2 e a jogar com um homem a menos na parte final do jogo e é com esse catalisador, não com um passado mais distante, que se trabalha para que a equipa acredite que pode fazer um jogo dentro desse nível de qualidade e com um resultado condizente.

Sérgio Conceição:

Choupana: Qualquer jogo do campeonato é complicado. Do último classificado, que é o Nacional, para o décimo há sete pontos de diferença, se não estou em erro. Faltam alguns jogos e a diferença não é muito grande. A dificuldade é sempre grande. As equipas são competentes. A nossa Liga é sempre difícil. Jogar na Madeira é sempre difícil.

Mudança de chip: Estamos atentos a tudo. Percebemos que vai diminuindo o número de jogos, o que garante maior peso a cada um deles. Nós olhamos para o próximo jogo. Na Liga dos Campeões fazíamos o mesmo. Estamos focados em cada treino e em cada jogo para apresentarmos o melhor onze. O que se passou e o que há de vir não é a melhor forma de encarar cada jogo.

Jogadores perderem motivação após saída da Champions: O nosso trabalho é esse. Que não sintam pressão extra por jogarem na Champions e que não estejam demasiado relaxados no campeonato. Além de outros, o trabalho do estado emocional dos jogadores é muito importante.

Últimos onzes:

Nacional: António Filipe, Kalindi, Lucas Kal, Pedrão, Rui Correia, João Camacho, Danilovic, Nuno Borges, Mabrouk Rouai, Bryan Rochéz e Vicent Thill.

FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu, Grujic, Sérgio Oliveira, Uribe, Corona, Otávio e Marega.

Últimos resultados:

Nacional: D-D-D-D-D

FC Porto: V-V-D-V-V

Ausências:

Nacional: Vincent Thill e Daniel Guimarães.

FC Porto: Diogo Costa e Mbaye.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório