Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Benfica perde na Luz com o Gil Vicente e complica contas do campeonato

Léautey e Lourency marcaram os golos do triunfo da equipa de Barcelos. Águias reduziram com um auto-golo de Vítor Carvalho, mas não evitaram o desaire caseiro.

Benfica perde na Luz com o Gil Vicente e complica contas do campeonato
Notícias ao Minuto

19:55 - 17/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O Benfica pode ter comprometido (e muito) as contas do campeonato. Este sábado, diante do Gil Vicente, a equipa encarnada foi derrotada no estádio da Luz, por 1-2, num jogo relativo à 27.ª jornada da I Liga.

Um resultado que pode deixar as águias a seis pontos do FC Porto, caso os dragões vençam este domingo o Nacional, e que pode também deixar o terceiro lugar ameaçado, uma vez que o Sp. Braga, que está em 4.º, pode ficar com os mesmos 57 pontos das águias.

Resumo

Desinspirada, lenta e com alguma apatia. Pode dizer-se que a entrada do Benfica frente ao Gil Vicente teve alguns destes ingredientes. O jogo esteve, certamente, longe de ter um início que agradasse a Jorge Jesus, mas o mesmo não se pode dizer sobre Ricardo Soares. O Gil Vicente entrou bem, organizado, a procurar o golo e foi premiado à passagem do minuto 35.

Léautey recebeu o passe de Pedrinho, fletiu para o meio e rematou muito colocado para o 1-0 dos gilistas. Helton bem se esticou, mas não conseguiu prolongar a série de sete jogos sem sofrer por parte dos encarnados.

Mesmo depois do golo, o Benfica continuou sem reação. Diogo Gonçalves e Otamendi eram alguns dos mais inconformados, mas na frente de ataque a inspiração não era muita. No segundo tempo, Jesus quis mexer e mudou as peças do xadrez e não só. O treinador das águias lançou Everton e o Benfica passou a jogar com um sistema de quatro defesas, ao invés de cinco.

É certo que a formação da Luz melhorou, mas talvez não tanto quanto seria suficiente. As oportunidades que escassearam no primeiro tempo, apareceram no segundo. Contudo, a finalização não estava afinada. Seferovic dispôs de várias ocasiões, mas não era o dia do suíço.

À medida que o tempo foi passando, o Gil Vicente viu-se forçado a recuar, face à insistência do Benfica. O jogo até podia ter terminado assim, com a equipa de Barcelos a vencer por um golo, mas a má exibição das águias saiu cara. Num contra-ataque aos 80 minutos, Lourency não desperdiçou a oportunidade para matar o jogo e colocar o Benfica a perder por dois golos.

Um auto-golo de Vítor Carvalho ainda reduziu o marcador para a equipa da casa, que não conseguiria mais do que esse golo. Três importantes pontos conquistados pelo Gil Vicente na Luz.

Acompanhamento

FINAL DO JOGO! O Gil Vicente vence o Benfica no estádio da Luz por 2-1.

90+6'- OTAMENDI! Remate perigosíssimo por parte do argentino. Pode ter sido a última oportunidade do Benfica.

90+4'- Pedrinho! Remate de pé esquerdo ao lado da baliza de Denis.

90+3'- Benfica tenta o tudo por tudo para chegar ao empate.

90+2'- Cartão amarelo para Denis.

90'- Vão jogar-se mais seis minutos.

Fique com as imagens do 1-2 para o Benfica

87'- GOLOOOOO DO BENFICA! VÍTOR CARVALHO MARCA NA PRÓPRIA BALIZA. Depois de um remate de Rafa o jogador da equipa de Barcelos tocou involuntariamente a bola para o fundo das redes de Denis.

Fique com as imagens do 2-0 para o Gil Vicente

81'- GOLOOOOOO DO GIL VICENTE! MARCA LOURENCY! Entrada na área em velocidade do extremo brasileiro, que não falha frente a Helton Leite. Está feito o segundo!

77'- Duas alterações no Gil Vicente. Pedro Marques e Léautey cedem os lugares a Samuel Lino e Fujimoto.

74'- O Benfica vai apertando e o Gil Vicente defende como pode. As águias fazem de tudo para chegar ao empate. Nem sempre bem e nem sempre inspirados, mas os jogadores estão a tentar ao máximo fazer o golo do empate.

70'- Seferovic! Mais um remate ao lado do suíço, após cruzamento de Rafa Silva.

69'- Remate de meia distância de Grimaldo sai por cima da baliza de Denis.

66'- Alteração no Gil Vicente: Claude Gonçalves entra para o lugar de Pedrinho.

64'- O Benfica está a ir para cima do Gil Vicente à procura do golo. 

62'- Dupla substituição no Benfica: Saem Taarabt e Waldschmidt, entram Pizzi e Darwin Núñez.

61'- O QUE FALHA SEFEROVIC! Depois de uma defesa apertada de Denis, o suíço remata de forma pouco ortodoxa com a baliza completamente aberta. Tinha de fazer melhor, Seferovic...

57'- Pedro Marques! Mais uma boa oportunidade para o Gil Vicente.

53'- SEFEORIVC! Num primeiro remate é bloqueado, mas num segundo fica perto do primeiro golo do Benfica. Remate do suíço foi já esforço.

51'- Equipa do Gil Vicente fica a pedir penálti por alegada falta sobre Pedro Marques, mas nas imagens vê-se Otamendi a fazer o corte limpo no esférico.

49'- LOURENCY! Esteve à vista o segundo golo do Gil Vicente, mas o extremo brasileiro atirou ao lado da baliza das águias.

48'- Livre de Diogo Gonçalves contra a barreira do Gil Vicente.

46'- Recomeça o jogo no estádio da Luz.

Lucas Veríssimo sai ao intervalo e é Everton quem entra. O Benfica vai passar a jogar novamente em 4x4x2.

45+1'- Intervalo! O Gil Vicente vai vencendo o Benfica por 1-0.

45+1'- Cabeceamento de Waldschmidt, muito ao lado da baliza de Denis.

45'- Vai jogar-se mais um minuto nesta primeira parte.

44'- Livre estudado do Benfica, que saiu muito mal. Desinspiração total.

40'- O Benfica tem de fazer mais, muito mais... para dar a volta a este jogo. O Gil Vicente está a fechar todos os caminhos à equipa encarnada e continua ao ataque à procura de fazer mais estragos.

Fique com as imagens do 1-0 para o Gil Vicente

35'- GOLOOOOOO DO GIL VICENTE! MARCA LÉAUTEY! O extremo da equipa de Barcelos recebeu o passe de Pedrinho, fletiu para o meio e atirou de pé esquerdo. Helton ainda se esticou, mas o remate foi muito bem colocado. Está feito o primeiro golo da partida.

32'- Já se passou meia hora de jogo e ainda não houve um remate enquadrado com as balizas.

31'- Lucas Veríssimo vê o cartão amarelo.

31'- Bom trabalho de Seferovic, a rodar sobre a defesa do Gil e a armar o remate. No entanto, o tiro esbarrou num defesa e não levou perigo à baliza adversária.

29'- Rodrigão! De cabeça, o central do Gil Vicente aparece na área a rematar após mais um canto a favor dos gilistas.

27'- Novo cruzamento de Diogo Gonçalves para cabeceamento de Seferovic. O suíço não acerta na bola como queria e Denis segura com facilidade.

24'- Livre do Gil Vicente para corte de Diogo Gonçalves. A equipa de Ricardo Soares está muito confortável no jogo e está a aparecer muitas vezes junto à área do Benfica.

21'- Cruzamento de Diogo Gonçalves e Seferovic estava pronto para cabecear! Rodrigão consegue cortar na hora H.

16'- Vítor Carvalho! Primeiro remate do jogo pertence ao Gil Vicente, mas sai muito ao lado da baliza das águias. Ainda assim, bom sinal da equipa de Barcelos.

13'-  O Gil Vicente está muito subido no terreno. Os gilistas mostram que querem disputar o encontro com o Benfica.

11'- Bela combinação entre Rafa e Diogo Gonçalves, com o lateral do Benfica a cruzar para a área, mas a bola morre nas mãos de Denis. 

6'- Mais Benfica nestes primeiros minutos. A equipa encarnada tem mais posse e vai circulando a bola à procura de espaços no último terço.

3'- Gil Vicente ganha o primeiro canto do jogo.

1'- Começa a partida!

0'- As três equipas entram em campo ao som do hino das águias.

0'- Telma Monteiro, atleta portuguesa do Benfica, é homenageada após ter conquistado a medalha de ouro nos Europeus de Judo.

0'- As equipas estão prestes a subir ao relvado da Luz. Tudo a postos para o início do encontro.

0'- Jorge Jesus repetiu a fórmula que utilizou frente ao Paços de Ferreira. O onze inicial é o mesmo e a tática com três centrais também.

Onzes iniciais

Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Rafa Silva, Waldschmidt e Seferovic.

Suplentes do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Everton, Gabriel, Darwin, Cervi, Pizzi, Pedrinho e Gonçalo Ramos.

Gil Vicente: Denis, Joel Pereira, Rodrigão, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho, Pedrinho, Lucas Mineiro, Leautey, Lourency e Pedro Marques.

Suplentes do Gil Vicente: Beunardeau, Diogo Silva, Claude Gonçalves, Kanya Fujimoto, Baraye, Samuel Lino, Henrique Gomes, Paulinho e Guilherme Mantuan.

Antevisão

O Benfica recebe este sábado, a partir das 18h00, o Gil Vicente no estádio da Luz em jogo da 27.ª jornada da I Liga.

A equipa de Jorge Jesus quer dar continuidade ao bom momento que vive, depois de seis jogos consecutivos a vencer na I Liga.

Além disso, há sete jogos que o Benfica não sofre qualquer golo. O Gil Vicente terá pela frente uma missão complicada, como Ricardo Soares frisou na antevisão da partida, mas também é certo que a formação de Barcelos tem estado em crescendo.

O Gil Vicente deixou bem claro que quer ir à Luz conquistar pontos. Será que vai conseguir ou que o Benfica irá alcançar a sua sétima vitória seguida para o campeonato? As águias continuam a correr atrás do prejuízo para, pelo menos, chegar ao 2.º lugar da tabela.

Fábio Veríssimo será o árbitro deste encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório