Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Adán mantém a chama viva: As notas do Farense-Sporting

Guarda-redes espanhol assinou uma exibição de 'gigante', que permitiu aos leões conquistar três preciosos pontos na corrida pelo título de campeão nacional.

Adán mantém a chama viva: As notas do Farense-Sporting
Notícias ao Minuto

07:11 - 17/04/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O Sporting bem pode suspirar de alívio depois de, esta sexta-feira, ter conseguido regressar às vitórias. Tal como tem acontecido ao largo do último mês, a exibição voltou a deixar a desejar, mas a verdade é que a equipa verde e branca derrotou o Farense, no estádio de São Luís, por 1-0.

Pedro Gonçalves marcou o primeiro e único golo da noite, à passagem dos 35 minutos , no seguimento de uma jogada de insistência, mas o verdadeiro 'herói' da noite foi mesmo Antonio Adán, que fez uso de todos os recursos ao seu dispor para conseguir manter o leão em jogo durante os 90 minutos.

O conjunto orientado por Rúben Amorim (que cumpriu castigo e não se sentou no banco) entrou em campo 'sob brasas', e foi sucumbindo à pressão forte aplicada pelo adversário, o que se traduziu numa catadupa de oportunidades desperdiçadas pelos algarvios.

Ora a falta de pontaria dos atacantes, ora a inspiração de Antonio Adán, foram impedindo alguns dissabores, numa noite que ficou marcada, ainda, por duas grandes penalidades reclamadas pelos homens da casa ainda antes do apito para o intervalo.

É preciso, no entanto, dizer que, do outro lado do campo, também esteve um Beto em 'noite sim', que fez os possíveis por conseguir manter a baliza inviolada, para desespero, principalmente, de Paulinho, que voltou a não convencer.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 69 pontos, ou seja, mais nove do que o segundo classificado, o FC Porto, que visita o Nacional no encerramento da jornada. Já o Farense, permanece no 17.º e último lugar, com 22 pontos.

Figura

Faltam palavras para descrever a excelência da exibição assinada por Antonio Adán no estádio de São Luís. O guarda-redes esteve constantemente 'ligado à corrente' - tal como Beto, diga-se - e, se o Sporting venceu, bem pode agradecer ao espanhol, que se mostrou intransponível entre os postes.

Surpresa

Rúben Amorim voltou a confiar em Daniel Bragança para pautar as operações no meio-campo, e o jovem voltou a cumprir a tarefa com nota positiva. Antes de receber a bola, sabe sempre onde a colocar, e fá-lo com sucesso, jogando curto ou longo. Terminou a primeira parte com uma eficácia de passe de 100%, e saiu aos 82 minutos com um registo de... 97%.

Desilusão

Muito do sofrimento pelo qual o Sporting passou no Algarve teve Paulinho como 'culpado'. O avançado luta, barafusta e não desiste de cada bola, mas quem custa perto de 20 milhões de euros não pode desperdiçar oportunidades como aquelas que continua a desperdiçar. Começa a ficar complicado justificar a titularidade...

Treinadores

Jorge Costa: Mais uma exibição corajosa do Farense, que volta a ser penalizada pela falta de eficácia. Tal como Beto afirmou na zona de entrevistas rápidas, o facto de Antonio Adán ter sido o melhor jogador em campo diz tudo de um jogo no qual os algarvios podiam ter conquistado um 'balão de oxigénio' na luta pela manutenção.

Rúben Amorim: O que se passa com este Sporting? A equipa dominadora da primeira volta do campeonato continua 'desaparecida em combate', e, pelo quinto jogo consecutivo, não conseguiu marcar mais de um golo. A pressão sentiu-se a léguas, e afetou mesmo os mais experientes, como é o caso de Sebastián Coates, que esteve desastroso (mas não foi o único).

Árbitro

Uma exibição bem conseguida de Hugo Miguel, ainda que com algum excesso de faltas assinaladas aqui e ali, mas que fica manchada pela decisão de não ter castigado a falta de Nuno Mendes sobre Tomás Tavares à beira do intervalo com uma grande penalidade, já que as imagens deixam claro que houve um contacto entre ambos.

Leia Também: Foi assim que Pedro Gonçalves inaugurou o marcador no Farense-Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório