Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Marega longe do golo e em contrarrelógio para evitar registo inédito

Avançado maliano corre contra o tempo para evitar terminar época com pior registo de golos na 'Era Conceição'.

Marega longe do golo e em contrarrelógio para evitar registo inédito
Notícias ao Minuto

07:12 - 17/04/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto FC Porto

Moussa Marega anda desencontrado com os golos neste ano de 2021 e parte para o duelo com o Nacional com um jejum de sete jogos consecutivos sem qualquer remate certeiro. O avançado maliano é figura essencial no esquema tático de Sérgio Conceição, mas, esta temporada, à imagem da última, revela alguma falta de inspiração no momento de visar a baliza adversária. 

Marega parte quase sempre na posição de segundo avançado, normalmente atrás de Mehdi Taremi, e isso também explica alguma distância face à veia goleadora. Ainda assim, o ano de 2021 tem sido particularmente negativo para Marega no que diz respeito aos golos. Até ao momento, o internacional maliano apenas marcou dois golos neste novo ano, frente à Juventus e ante o Sp. Braga, e pode estar prestes a assinar o pior registo ao serviço do FC Porto desde a chegada de Sérgio Conceição. 

Marega soma 11 remates certeiros em 40 jogos disputados nesta temporada e precisará de marcar, nos últimos oito jogos que faltam, pelo menos quatro golos para igualar a marca de 15 golos assegurada na última época. Se tal não acontecer, Marega assinará mesmo o pior registo de golos desde que Sérgio Conceição o reintegrou no FC Porto. 

Na primeira época (2015/16) ao serviço dos dragões, Marega chegou em janeiro, depois de marcar sete golos na primeira metade do campeonato com a camisola do Marítimo. No Dragão, apenas conseguiu festejar por uma vez e acabou emprestado, na temporada seguinte, ao Vitória SC. 

Em 2017/18 Sérgio Conceição recuperou o maliano, incluiu-o no plantel e este respondeu com o melhor registo de golos com a camisola do FC Porto: 23 golos em 41 jogos. Desde então, o jogador de 30 anos tem perdido fulgor na hora de rematar à baliza, mas parece nunca ter perdido a confiança do treinador portista. 

Feitas as contas, Marega tem pela frente oito jogos nos quais terá como motivação extra elevar os números individuais, ao mesmo tempo que ajuda o FC Porto a tentar recuperar da desvantagem pontual face ao líder Sporting. O Nacional perfila-se como o primeiro alvo e seguem-se Vitória SC, Moreirense, Famalicão, Benfica, Farense, Rio Ave e Belenenses SAD. 

Os números de Marega no FC Porto 

Época Jogos Golos
2020/21 (ainda a decorrer) 40 11
2019/20 45 15
2018/19 47 21
2017/18 41 23
2015/16 (chegou em janeiro) 13 1

Toni e Evanílson à espreita 

Se Mehdi Taremi tem cimentado um lugar no onze com vários golos, Marega continua a ser aposta por ser profundo conhecedor das ideias de Sérgio Conceição. No entanto, o maliano sabe que tem à espreita a concorrência de Toni Martínez e Evanílson. O avançado espanhol foi aposta em Tondela e marcou, ao passo que o jovem brasileiro também tem merecido várias oportunidades na equipa principal.

Leia Também: Jorge Jesus responde a Pepe por causa de Eustáquio: "Grande moral"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório