Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

GP da Emilia Romagna em F1 terá prémio 'diferente'

Pirelli afirma que "decidiu celebrar a arte italiana".

GP da Emilia Romagna em F1 terá prémio 'diferente'
Notícias ao Minuto

09:00 - 16/04/21 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

A Pirelli, como Naming Sponsor do Gran Premio del Made in Italy e dell’Emilia Romagna, que se realiza este fim de semana, em Imola, vai fornecer os troféus de corrida, criados para a ocasião pela artista Alice Ronchi.

A artista italiana foi a escolhida para este projeto graças à sua colaboração com a Pirelli HangarBicocca: uma fundação sem fins lucrativos dedicada à produção e promoção da arte contemporânea, estabelecida num armazém reformado, em Milão, desde 2004.

O 'naming sponsor' das corridas de F1 tem a possibilidade de escolher os troféus oferecidos aos pilotos. Desta forma, a Pirelli decidiu celebrar a arte italiana.

Os troféus, inovadores em termos de conceção e aspeto, retratam um relâmpago e foram criados no ateliê da artista em alumínio, antes de serem polidos. O processo criativo incluiu a modelagem digital da forma, impressão 3D 1:1 e fundição em cera. Segundo a própria artista, o troféu foi inspirado na beleza de um carro de corrida dos anos 50 e na paisagem de Imola. A artista optou por focar na história, bem como no que ela identificou como o tema predominante da Fórmula 1: o poder.

“Vi o relâmpago como um símbolo de poder, velocidade, tensão e força. E isso remonta aos principais ícones que inspiraram este trabalho: Zeus, os deuses e a Grécia Antiga. Felizmente, este troféu oferece um novo especto narrativo. Através de uma interpretação de aspetos que sintetizam os impulsionadores de cada Grande Prémio, bem como a utilização do relâmpago e a referência ao mito de Zeus, quis transmitir uma história contada da forma mais expressiva possível", disse Alice Ronchi.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório