Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

"O Benfica não deve ter o objetivo do título como uma obsessão"

As águias recuperaram quatro pontos ao Sporting nas últimas duas jornadas, mas ainda estão a nove pontos do rival da Segunda Circular.

"O Benfica não deve ter o objetivo do título como uma obsessão"

O Benfica recebe, no próximo sábado, o Gil Vicente, no estádio da Luz, num duelo relativo à 27.ª jornada da I Liga.

As águias partem para esta ronda na terceira posição do campeonato, com 57 pontos, a nove do líder do Sporting. Já a formação minhota situa-se na 10.ª posição, com 28 pontos, mais quatro que a primeira equipa que está no play-off de descida, o Marítimo. Para antever esta partida, o Desporto ao Minuto convidou Paulo Alves, antigo treinador e jogador da formação gilista.

“É um jogo em que o favoritismo recai obviamente para o Benfica, a equipa mais forte, como é normal, mas é preciso ter em atenção ao Gil Vicente que vai ter uma luta terrível pela frente para conseguir a manutenção. Falamos de uma equipa que se fecha bem e muito bem organizada, e pode causar problemas na Luz. Agora, o Benfica, pelo trajeto recente que tem tido, vai procurar marcar cedo para erradicar qualquer esperança pontual para o Gil. Porém, as águias não devem subestimar ninguém, até porque a competitividade é cada vez maior e o Gil terá uma palavra a dizer neste jogo”, começou por dizer o técnico luso, que acredita que a formação de Barcelos vai à procura de pontos em Lisboa.

“Não acredito que este jogo traga um elevado nível de ansiedade para o Gil, afinal não é nestes jogos que este tipo de clubes se procuram manter na I Liga, agora creio que a equipa vai à procura de pontos, e irá jogar de uma forma mais solta no reduto do Benfica. Antigamente, era impossível uma equipa dita pequena conquistar pontos na casa de um ‘grande’, hoje esse pensamento já não existe. O Gil terá de ser uma equipa muito compacta, até porque o Benfica é especialista em explorar espaços entre linhas e em criar passes de rutura. O Gil terá de evitar sofrer um golo cedo, até porque mentalmente esse seria um duro golpe nas aspirações minhotas. Se a formação minhota for aguentando, com o passar dos minutos a ansiedade cresce sempre para o dito ‘grande’”, complementou o técnico de 51 anos, que reitera que “o Benfica deixou de ser uma equipa com muitas dúvidas e que cada vez está mais solta”.

“O nível mental é um factor decisivo e pode ser fundamental nesta ponta final da temporada. Muitas dúvidas foram geradas em torno do plantel do Benfica, e isso sempre causou um grande desconforto no plantel, e depois a Covid também não ajudou à festa. O Benfica foi ultrapassando obstáculos paulatinamente, e hoje vemos um clube em crescendo. A equipa de Jesus está cada vez mais confiante, agora vamos ver se isso será suficiente para diminuir a diferença para os demais rivais”, considerou Paulo Alves, que deixa um aviso aos encarnados sobre a possível candidatura ao título.

“Para isso acontecer o Benfica não deve ter o objetivo do título como uma obsessão, porque isso pode levantar questões que compliquem essa missão. É possível haver uma recuperação épica, mas nada depende do Benfica. Se o Sporting for fazendo o seu trabalho será campeão. Não está na mão do Benfica controlar esse objetivo. O mais importante é ir somando os três pontos e garantir a estabilidade mental. O Benfica e o FC Porto para chegarem ao título têm que esperar que o Sporting escorregue. Se tal acontecer teremos um Benfica-Sporting, na penúltima jornada, com uma intensidade brutal”, rematou.

Leia Também: Benfica critica informações falsas e pede foco até ao final da época

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório