"Estamos prontos para ir à luta e para dar luta"

Treinador do FC Porto fez a antevisão ao jogo com o Chelsea.

FC Porto v FC Pacos de Ferreira - Liga NOS

© Getty Images

Notícias ao Minuto
12/04/2021 13:55 ‧ 12/04/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Sérgio Conceição

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, fez esta terça-feira a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Chelsea, a contar para a segunda-mão dos quarto de final da Liga dos Campeões.

O treinador dos azuis e brancos antevê um jogo difícil, mas não atira a toalha ao chão. Conceição alertou ainda que a equipa precisa de marcar e não sofrer golos para conseguir garantir a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões

Confira o essencial das declarações de Otávio e Sérgio Conceição.

Sérgio Conceição:

Sérgio Oliveira e Taremi disponíveis dão mais conforto: Fico confortável em levar toda a gente na viagem. Só não levo o Diogo Costa porque está infetado com Covid-19. Somos um grupo forte e unido e estamos todos juntos neste momento importante.

O que significa a passagem às meias-finais: É fazer melhor do que fizemos melhor antes. Chegámos aos oitavos, e desta vez estamos nos quartos. Estamos a meio de uma eliminatória. Dentro de todo aquele que é o fosso que existe entre os cinco maiores campeonatos do mundo ainda é mais de realçar todo o trajeto que esta equipa fez na Liga dos Campeões. Ninguém quer ganhar tanto este jogo como eu, talvez o presidente e os adeptos podem querer ganhar tanto como eu, mas mais do que eu ninguém quer. Mas não podemos apagar de todo o trajeto que temos feito na Liga dos Campeões. Estamos em Portugal, gastamos o que gastamos, temos as dificuldades que temos. É uma diferença brutal em relação aos outros. Estamos aqui prontos para ir à luta e dar luta.

Apoio do adeptos no Olival: Não é só por jogarmos com o Chelsea que vamos dar tudo em campo. 90 minutos à FC Porto passa por essa capacidade de acreditar, ser resiliente e ter uma mentalidade forte. Tentamos sempre entrar com esse espírito. É esse espírito que nos caracteriza e foi assim que ao longo destes quatro anos conseguimos ganhar títulos. As equipas estão melhor apetrechadas, especialmente na Europa e a nível financeiro. Há equipas que só um jogador é três vezes o nosso gasto no mercado. Há duas situações que não ganham jogos que são orçamentos e estatísticas. Contra mil falo porque no último jogo contra o Chelsea goleamos em termos estatísticos, mas perdemos 2-0. O apoio dos adeptos está sempre presente. Sentem o clube de forma muito apaixonada. A tarja é normal e tem caracterizado o FC Porto.

O que é preciso fazer para reabrir a eliminatória: Fazer golo, ser equilibrado naquilo que são todos os momentos do jogo e não sofrer golo. Para reabrir a eliminatória é preciso fazer pelo menos um golo. Esta forma de pensar tranquila da equipa pode ser uma mais valia sem entrar em ansiedade porque será prejudicial se assim for. É muito importante pensar naquilo que se vai fazer para alcançar o resultado final e não entrar com o resultado final na cabeça.

Estratégia para o jogo: Não é com muitos avançados que se ataca melhor, nem com mais defesas que se defende melhor.

Que postura espera do Chelsea: Não consigo prever o que o adversário irá fazer, não tenho uma linha mágica. Analisamos a dinâmica da equipa e aquilo que podemos ou não fazer melhor. Quanto ao jogo, foi de bom nível mas não foi muito bom porque se não tínhamos ganho o jogo. É em cima disso que vamos trabalhar e melhorar aquilo que foi uma boa prestação da equipa.

Sérgio Oliveira apto para o jogo: Vamos ver até amanhã. No último jogo achei que não estava pronto para jogar os 90 minutos. Estamos a jogar a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões, mas não nos podemos esquecer de que temos o campeonato para disputar. Temos jogos muito exigentes pela frente. Neste tipo de jogos ir com muita sede ao pote pode ser prejudicial. É preciso sermos uma equipa coesa. Temos de fazer golo, mas também é preciso não sofrer porque se não complica a situação.

Equipa olhou para a derrota do Chelsea com o West Brom? Não. Vi os golos, mas não falámos disso aos jogadores. Preocupamo-nos com aquilo que temos de fazer em função daquilo que é a estratégia para o jogo. Não vamos buscar nenhum jogo isolado só porque o Chelsea perdeu esse jogo. Não é uma referência porque estavam em inferioridade numérica, mas também podem ficar contra nós. Temos de perceber que fragilidades podemos explorar e o que podemos fazer perante isso.

Jogo de Turim motiva para o jogo em Sevilha: Há muitos momentos na época e nos anos em que estamos aqui que podem ser exemplos de superação e de acreditar. Essa crença advém do trabalho que é feito aqui, e da capacidade que os jogadores têm de interpretar aquilo que queremos para o jogo. Estamos confiantes. Sabemos que vamos ter pela frente um obstáculo difícil, mas estamos aqui para dar a resposta que temos que dar. Nos jogos que fizemos esta temporada fizemos sempre 90 minutos à FC Porto, exceto quando somos contrariados por equipas melhores. O sentimento de representar este clube histórico e o seu ADN é sempre metido em campo, uma vezes com mais qualidade ou capacidade, outra vezes menos. Temos momentos melhores e menos bons, mas isso faz parte da vida.

Otávio:

Fraquezas do Chelsea: Fizemos um jogo equilibrado. Tivemos uma falha coletiva nos dois golos, e se não tivéssemos falhado podíamos ter marcado. Vamos fazer o que o mister nos pediu e dar o máximo

Jogo em campo neutro traz vantagem: O campo neutro é para as duas equipas, não traz vantagem. Eles fizeram 2-0, e nós também podemos fazer 2-0. Temos de acreditar.

Que FC Porto irá entrar em campo: As táticas são mais com o mister. Sabemos que para passar temos de fazer golo e vamos à procura disso. Vamos fazer o nosso trabalho, e no final veremos.

Possibilidade de ser chamado à Seleção Nacional: Não é o momento de falar nisso. Estou focado no jogo de amanhã.

Apoio dos adeptos no Olival: Acho que o apoio deles é sempre incondicional. É sempre importante. 90 minutos à FC Porto é aquilo que temos de fazer em todos os jogos.

O que é preciso fazer diferente: São jogo diferentes, mas temos de estar mais eficazes na frente. Cada jogo tem o seu próprio valor. Não sei se eles vão entrar da mesma forma. Sabemos o que temos de fazer e vamos tentar aplicar isso dentro de campo.

Equipa superior na primeira-mão: Fizemos um belo jogo, mas não conseguimos o resultado que queríamos. Sofremos dois golos, e sabemos que temos de marcar para passar. Vamos acreditar. Sabemos que é difícil, mas nada está perdido.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Fórmula 1

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas