Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alerta de Aimar: "Futebol não é xadrez. Temos de deixar os miúdos errar"

Faltam criativos no futebol? Antigo craque argentino não é dessa opinião.

Alerta de Aimar: "Futebol não é xadrez. Temos de deixar os miúdos errar"
Notícias ao Minuto

19:30 - 08/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Pablo Aimar

Pablo Aimar não acredita que faltam jogadores criativos na atualidade. O treinador da seleção sub-17 da Argentina deixou um alerta de que é preciso não mecanizar o futebol e que os jovens precisam de errar para evoluir.

"Não gosto que digam que não existem jogadores criativos, sobretudo depois de fazerem 800 treinos automatizados. É muito provável que não haja jogadores criativos se tudo for automático e se dissermos a um miúdo de 15 anos que sabe driblar para não o fazer se perder a bola duas ou três vezes. Nessa idade vão perdê-la duas, três, cinco ou 10 vezes. Compreendo a preocupação com o jogo posicional, atacar os espaços. Mas acredito que os treinadores têm de ter em conta essa suposta ou real falta de criatividade. Muitas vezes as defesas são desbloqueadas por um criativo, um drible ou passe que inventa algo diferente quando tudo é monótono", referiu o antigo craque argentino num congresso online com outros treinadores.

O ex-futebolista do Benfica frisou ainda que "é necessário criar ambientes criativos para os jovens".

"O futebol é feito de decisões, de imaginação. Futebol não é xadrez. A torre vai sempre para a frente e para os lados. O cavalo também faz sempre os mesmos movimentos. No futebol não é assim. É preciso deixar que os jovens jogadores errem. Se nessas idades só olhamos para a tática, não podemos esperar jogadores criativos. Temos de deixá-los errar e, principalmente os treinadores da minha idade, entender que são crianças a jogar futebol", acrescentou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório