Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Seleções não pouparam titulares antes de 'mês de fogo' no Dragão

Jogadores mais utilizados por Sérgio Conceição não tiveram direito a menos minutos de jogo na paragem para o cumprimento dos jogos de seleções e regressam à Cidade Invicta a precisar de descanso, numa altura em que o FC Porto tem pela frente um mês recheado de jogos.

Seleções não pouparam titulares antes de 'mês de fogo' no Dragão
Notícias ao Minuto

08:05 - 02/04/21 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

A paragem para o cumprimento dos jogos de seleções foi sinónimo de mais descanso para quem esteve a treinar no Olival, mas o mesmo não se aplicou aos jogadores do FC Porto que foram chamados às respetivas seleções.

Cumprida que está esta jornada internacional, verificamos que os jogadores mais utilizados por Sérgio Conceição tiveram tudo menos descanso, e há até uma preocupação para o treinador dos azuis e brancos por conta de uma lesão de um habitual titular.

A grande parte dos internacionais regressou na tarde de quinta-feira aos trabalhos no Olival e chegaram a Portugal a precisar de gestão física quando o FC Porto entra num mês longo e recheado de jogos.

Diogo Leite e Diogo Costa os mais utilizados

De todos os jogadores convocados para as seleções, Corona, Mbemba e Zaidu são escolhas recorrentes de Sérgio Conceição para o onze inicial, e pouco ou nenhum descanso tiveram na jornada internacional.

O internacional mexicano, que é mesmo o líder no que toca a jogos e minutos jogados, foi titular nos dois encontros de caráter particular do México contra País de Gales e Costa Rica, disputados na casa dos galeses e na Áustria. Por outro lado, Mbemba teve de viajar até ao continente africano para encerrar a fase de qualificação para a CAN 2021 e fez os dois encontros completos pela República Democrática do Congo, com o segundo a servir para cumprir calendário uma vez que os congoleses já não podiam seguir para a fase final da prova.

Zaidu também foi muito utilizado na seleção da Nigéria e gerou uma dor de cabeça para Sérgio Conceição. O esquerdino cumpriu 90 minutos no jogo com o Benim, mas saiu lesionado do encontro diante do Lesoto. Depois de ser avaliado no Olival, o técnico saberá se pode ou não usar o jogador no sábado diante do Santa Clara. Caso opte por poupar Zaidu, Manafá pode ser o titular na lateral esquerda. Já Sérgio Oliveira e Taremi somaram poucos minutos e tiveram viagens curtas neste período, pelo que devem ser opção para o jogo com os açorianos.

De resto, os mais utilizados foram mesmo dois jogadores que não são habituais titulares no onze escalado por Sérgio Conceição. Diogo Costa e Diogo Leite nunca saíram da Eslovénia, mas cumpriram na totalidade os três jogos que fizeram ao serviço dos sub-21. Neste aspecto, há que realçar que o defesa-central até poderia ser utilizado diante do Santa Clara face à lesão de Pepe, algo que já se aconteceu diante do Portimonense, pelo que Sérgio Conceição terá de ponderar se o jovem está ou não em condições de avançar para o onze.

Nanu o mais viajado

De todos os internacionais, o guineense Nanu é quem regressa ao Dragão mais desgastado. O lateral-direito fez duas partidas completas pela Guiné-Bissau e somou mais quilómetros do que qualquer colega. Mais sorte teve Loum. O médio contou com cerca de 18 mil quilómetros, mas não foi utilizado pelo Senegal.

Perante este cenário, Sérgio Conceição poderá ter de fazer algumas mudanças forçadas no onze inicial para o encontro com o Santa Clara, agendado para sábado, uma vez que na próxima semana há um importante confronto com o Chelsea a contar para os quartos de final da Liga dos Campeões.

Leia Também: Abril, jogos mil: O 'louco' mês que espera o FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório