Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Quem joga mal dificilmente vence encontros"

Selecionador nacional e Bernardo Silva fizeram, nesta sexta-feira, a antevisão à partida frente à Sérvia.

"Quem joga mal dificilmente vence encontros"
Notícias ao Minuto

16:17 - 26/03/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Portugal defronta a Sérvia, em Belgrado, neste sábado, a partir das 19h45,  num duelo relativo à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2022.

O Selecionador Nacional, Fernando Santos, e Bernardo Silva fizeram, nesta sexta-feira, a antevisão a esta partida

Confira abaixo as declarações de ambos:

Fernando Santos

Diferenças do Azerbaijão para a Sérvia: A nossa estratégia não vai mudar. Agora o Azerbaijão jogava muito colado à sua baliza, nos primeiros 35 metros, agora a Sérvia é uma seleção diferente e que tem intenções de estar no próximo Mundial. Uma seleção histórica do futebol europeu e Mundial, e portanto é uma equipa que vai querer ganhar e não será apenas de contra-ataque. É uma seleção com muita qualidade, agora nós também vamos procurar a vitória.

Importância do triunfo em Belgrado: Queremos estar no campeonato do Mundo e não escondemos isso, mas para isso temos de lá chegar. Já jogámos um e faltam sete. Vencer este jogo seria importante, mas não podemos comparar este encontro com o do Azerbaijão. Duas grandes vão-se defrontar. A Sérvia tem a intenção de ganhar o jogo e nós também temos.

Jogo mais difícil? Na teoria sim. O do Azerbaijão, à partida, também seria um jogo fácil e não foi nada fácil. A teoria vale pouco e o que importa é a prática. Falamos de uma Sérvia que quer ganhar a Portugal, por isso vamos ter duas equipas a atacar. Eu respeito a Sérvia, mas também respeito a nós próprios.

Jogar bem ou mal, importa é vencer? Bem ou mal? Quem joga mal dificilmente ganha. Outra coisa é jogar bonito e são parâmetros completamente distintos. Todos nós queremos que a seleção ganhe. Agora se me derem a escolher entre um jogo com grande nota artística e empatas ou outro com menos nota artística e ganhas, então prefiro a segunda. 

Sérvia parte com a vontade de vencer. Isso afecta a sua auto-estima? A auto-estima é da minha equipa e não se altera pelo que se diz. Temos muito respeito pela Sérvia e pelo desejo que eles têm de alterar a história dos confrontos contra Portugal. Chegamos aqui, com a qualidade que temos, com a vontade de vencer o jogo. 

Bernardo Silva

Preocupação especial com algum jogador sérvio, nomeadamente Mitrovic? Não vamos ter preocupação específica com nenhum jogador da Sérvia, até porque são muitos os que são bons e perigosos. Vamos estar atentos a todos. Jogamos com a Sérvia recentemente e sabemos que não vai ser uma missão nada fácil. Pretendemos estar sólidos para podermos ganhar o jogo.

Falta de motivação: Qualquer jogo numa qualificação para o Mundial as equipas vão estar sempre motivadas e isso nunca vai faltar de nenhum dos lados. Esperamos um jogo muito competitivo.

Falta de eficácia frente ao Azerbaijão: É verdade que só fizemos um golo entre tantos remates realizados. Sabemos que há aspectos a melhorar, às vezes conseguesse fazer mais golos, outras vezes menos, mas o mais importante foi ganhar e conseguir os três pontos. Agora já só pensamos na Sérvia. 

Jogo contra o Azerbaijão: Faltaram algumas coisas. Óbvio que queremos sempre materializar as ocasiões e os jogadores mais da frente vão sempre trabalhar para isso. Sabemos que os portugueses e a comunicação social esperavam um resultado diferente, mas, é como eu disse, o importante foi ter conseguido os três pontos. Temos muito para melhorar e vamos trabalhar para isso. O Azerbaijão já passou e ganhámos.

Jogar ao lado do Cancelo na Seleção: Também já joguei muitas vezes com o Cédric. Estou familiarizado com o jogador que lá atuar, por isso essa situação para mim é indiferente. Claro que o Cancelo é um jogador com quem fiz formação no Benfica e que agora atua ao meu lado no City e por isso conheço-o bastante bem, mas também conheço bem o Cédric, o Nelson Semedo e o Ricardo (Pereira).

Técnica frente à força: A seleção da Sérvia também é muito técnica, basta ver o Tadic que é dos melhores médios ofensivos. O Djuricic também é muito criativo. Claro que são muito fortes fisicamente, mas é uma seleção com técnica e muito versátil. 

Pressão de ser campeão europeu: Quando se ganha um campeonato da Europa ou uma Liga das Nações qualquer seleção queria uma expectativa maior. A missão dos jogadores e do selecionador é conseguir estar ao nível dessas expectativas. E vamos tentar estar a esse nível. 

Medo por Mitrovic: Medo não, mas muito respeito sim por aquilo que é como jogador. Joguei recentemente contra ele e é um jogador que segura muito bem a bola e muito forte no jogo aéreo. 

Leia Também: Siga a conferência de imprensa de Fernando Santos em direto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório