Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Adán, a muralha do campeonato que já assinou 15 'folhas' em branco

O guardião do Sporting é um dos seis totalistas da I Liga e nos 2.160 minutos que esteve em ação sofreu apenas um golo a cada 196 minutos.

Adán, a muralha do campeonato que já assinou 15 'folhas' em branco
Notícias ao Minuto

07:14 - 25/03/21 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O Sporting comanda atualmente a I Liga com 64 pontos, mais 10 do que o mais direto perseguidor, o FC Porto.

Uma das razões que têm sido apontadas para o sucesso leonino na prova é a consistência defensiva que apresenta. Com apenas quatro empates e 11 golos sofridos, o clube de Alvalade é, de longe, a baliza menos 'arrombada' na competição.

Méritos para a linha mais recuada dos leões, que dá ao adversário poucas ocasiões de rematar à baliza, porém, quando isso sucede, está lá Adán... Antonio Adán. 

Não vai de fato e gravata para as quatro linhas, mas certamente desafia os limites de velocidade que James Bond coloca na saga de filmes do 007.

E transformemos o romantismo das palavras em factos incontestáveis. O antigo guardião do Atlético de Madrid é um dos seis totalistas da I Liga e nos 2.160 minutos que esteve em ação sofreu apenas um golo a cada 196 minutos, o que corresponde a uma média superiror de dois jogos sem ver a baliza violada.

Das 24 jornadas já disputadas, Adán ficou 15 jogos sem sofrer golos, e apenas Helton Leite apresenta números superiores aos do guardião leonino (apenas um tento encaixado), com a diferença de que o guarda-redes do Benfica só disputou, até ao momento, seis encontros na I Liga na presente temporada.

Por exemplo, o guardião do FC Porto, Marchesín, com 23 jornadas disputadas, já sofreu 20 golos (média de um golo sofrido a cada 104 minutos) e Matheus, guardião do Sp. Braga, leva já 25 golos encaixados em 23 encontros (média de um golo sofrido a cada 83 minutos).

Leia Também: Barça é o melhor clube da década. Benfica à frente de FC Porto e Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório