Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Ainda faltam muitas jornadas e no futebol tudo pode acontecer"

Treinador do Benfica fez o lançamento do jogo com o Sp. Braga.

"Ainda faltam muitas jornadas e no futebol tudo pode acontecer"
Notícias ao Minuto

14:28 - 20/03/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus esteve, este sábado, em conferência de imprensa para fazer a antevisão ao jogo do Benfica com o Sporting de Braga, agendado para amanhã, domingo, às 20 horas e referente à 24.ª jornada da I Liga. 

Quem está mais forte: "Todos os jogos não são fáceis. O facto de o Braga ter ganho os dois jogos contra o Benfica se calhar é melhor para nós porque podemos corrigir algumas coisas e poder ganhar amanhã em Braga."

Defesa melhorou: "O Benfica foi uma equipa que sofria muitos golos no primeiro terço do campeonato. Hoje não. Hoje é a segunda equipa menos batida, a seguir ao Sporting. Tem vindo a crescer nessa organização defensiva, mas ainda mais para crescer. O processo passa mais pelo treinador e pelo treino. Defensivamente consegues por os jogadores a defender melhor."

Formação na próxima época: "É uma observação sua. Eu não comparo jogadores. Eu comparo os jogadores que tenho, não dos adversários. Essa questão da formação é uma questão que importa alimentar, para venderem jornais, mas na prática não é esse o meu historial. Neste momento está a jogar um jogador da formação a titular. O Diogo. O ano passado jogava da formação quem? O que foi para o Manchester City. Mais nada. Os jogadores da formação fazem-se com tempo. É fácil para um treinador lançar jovens quando eles são acima da média. O ano passado cheguei ao Flamengo e lancei um miúdo com 17 anos. 17 anos. Titular do Flamengo e foi para o Real Madrid por 35 milhões. É uma questão de teres jogadores com qualidade para apostares neles. Tomara eu que o Benfica possa ter dois/três jogadores da formação a jogar na primeira equipa. Isso é bom sinal. Falamos do Gonçalo Ramos, que está a fazer a primeira época como jogador senior. É um miúdo que tem potencial e que vai crescer, passo a passo. Tirando exceções como o Félix. Isso acontece com um, dois ou três jogadores. Todos os treinadores gostam de lançar jovens. Não há um que não goste."

Sp. Braga venceu os três últimos duelos com o Benfica: "O Braga é um rival forte e como disse já jogámos duas vezes e não conseguimos ganhar. É a verdade que em Leiria [na Taça da Liga] jogou uma equipa totalmente diferente daquela que vai jogar amanhã. Foi na altura em que fomos atacados pela Covid-19. Mas isso não tira o mérito ao Braga. Temos a certeza que o Braga nos vai apertar várias vezes durante o jogo e nós temos de ter capacidade para aceitar e fazer a mesma coisa ao Braga. É um jogo importante tendo em conta a classificação. O Braga tem mais dois pontos e ganhando recuperamos na tabela. Não deixamos de respeitar o Braga. Quem está na frente é que joga melhor e perde menos pontos. Esta é a minha opinião." 

Estabilidade defensiva: "Não teve só a ver com a entrada do Lucas, mas sim com a melhoria de treinos. A equipa não tem sofrido golos. Vertonghen a terceiro central? É uma possibilidade que pode acontecer."

Braga, melhor equipa com bola?: "Sempre disse, e vou repetir, já tive também uma história parecida. Quem é a equipa que jogava melhor? Um treinador dizia uma coisa e eu dizia: 'A melhor é a que está em primeiro'. Não acredito que as equipas que jogam melhor não estejam em primeiro. Quem está em primeiro é quem joga melhor. É a qualidade do jogo que faz a diferença nos pontos. Para mim quem joga melhor é quem está em primeiro." 

Odysseas e Vertonghen suplentes: "São duas questões diferente. O Ody foi uma opção minha de mudança. O Vertonghen não. O Vertonghen lesionou-se no jogo com o Arsenal. Esteve com problemas musculares e fez com que fosse mais fácil a entrada do Lucas Veríssimo. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. O conhecimento do jogo... Há jovens que conseguem ter essa capacidade [de leitura de jogo]. A experiência melhora isso, mas há jovens que conseguem ter essa capacidade. Aliás, se há uma coisa boa que o Vertonghen tem é que conhece o jogo muito bem."

Jogo decisivo com o Braga?: "Em termos classificativos do momento é muito importante podermos ganhar em Braga. Neste momento ainda acreditamos no primeiro lugar. Mas antes temos de pensar no terceiro e ganhando amanhã seguramente passamos o terceiro classificado. Jornada a jornada queremos recuperar na tabela até chegarmos atrás do primeiro. E, depois, ver se temos possibilidades de chegar ao primeiro lugar, sabendo que jornada a jornada vais tendo menos hipóteses. Acreditamos. Ainda faltam muitas jornadas e no futebol tudo pode acontecer."

Aposta na formação: "Para todos os clubes, nomeadamente os grandes, a formação é muito importante. No Benfica, pelo passado nos últimos anos, tem história de jogadores que foram mais valias financeiras para o Benfica, como foi o caso do João Félix. Mas não há todos os dias Joãos Félix. Era bom que houvesse. Isso é uma política de todas as equipas em Portugal e vai continuar a ser."

Sp. Braga: "A realidade é que amanhã temos um jogo com um rival que está a fazer uma boa época e que está metido na luta com os outros três grandes. Sabemos que vamos enfrentar uma equipa forte, mas também acreditamos que temos muita qualidade. Estamos muito confiantes. Os resultados ajudam-nos nisso. Sentimos que estamos a melhorar jogo após jogo. Penso que vai ser um grande jogo."

Leia Também: Carvalhal contra Jesus: Duelo de longa data ganhou equilíbrio esta época

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório