Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Estrela do capitão guiou leão a recorde: As notas do Sporting-Santa Clara

Sebastian Coates voltou a vestir a pele de herói e marcou o golo que permitiu aos leões vencer os açorianos e assegurar um recorde de invencibilidade.

Estrela do capitão guiou leão a recorde: As notas do Sporting-Santa Clara
Notícias ao Minuto

07:38 - 06/03/21 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Foi com mais um golo nos descontos do segundo tempo que o Sporting conseguiu alcançar os três pontos na receção ao Santa Clara (2-1). Coates voltou a ser o 'salvador' e marcou o golo que permitiu aos comandados de Rúben Amorim escrever uma página de ouro na história do clube de Alvalade.

Mas já lá vamos. Num jogo sem muitas oportunidades de jogo, o marcador no estádio José Alvalade foi aberto aos 22 minutos, por intermédio de Pedro Gonçalves, que voltou aos golos depois de um mês de 'seca' e aumentou para 15 os golos apontados na I Liga, mas o Santa Clara empatou aos 84, por Rui Costa.

A caminho do apito final, Rúben Amorim fez uso de uma estratégia já utilizada e lançou Sebastian Coates na frente de ataque, uma opção que rendeu frutos já que foi o uruguaio que, mais uma vez, 'salvou' o Sporting de perder pontos e marcou o golo da vitória aos 90+3'.

Tal como já referido, este triunfo permitiu ao Sporting quebrar um recorde que tinha sido estabelecido pela última vez em 1981/82. Pela primeira vez na história, os verde e brancos completaram as primeiras 22 jornadas da I Liga invictos, somando 18 vitórias e quatro empates, além terem consolidado ainda mais a liderança no topo do campeonato, com 58 pontos, provisoriamente mais 12 do que o segundo colocado, Sporting de Braga.

Mas vamos às notas do encontro:

Figura

O Sporting voltou a ter a estrela de campeão e coube ao 'São Sebastian Coates' ser, mais uma vez, o herói de serviço, à semelhança do que tinha acontecido em Barcelos com o Gil Vicente. Tal como o uruguaio referiu na flash interview, o encontro só termina quando o árbitro apitar e foi mais com o coração do que com a cabeça que os leões alcançaram a conquista dos três pontos diante do Santa Clara. O capitão leonino foi sempre impecável no processo defensivo e quando foi preciso salvar o jogo apareceu para marcar o golo da vitória.

Surpresa

Lincoln foi a figura de destaque no lado dos açorianos, tendo estado muito envolvido no jogo do Santa Clara. Ganhou muitos duelos, arrancou inúmeras faltas e teve enorme peso no processo ofensivo dos comandados de Daniel Ramos. Para lá do apoio ao ataque, o médio ajudou recorrentemente no processo defensivo.

Desilusão

Rafael Ramos foi o elemento menos na partida. Depois de cumprir um jogo de castigo com o Paços de Ferreira, o lateral voltou à titularidade, mas não foi capaz de anular as iniciativas do Sporting, ainda que poucas, pelo lado direito.

Rúben Amorim

Acreditar é provavelmente a palavra que melhor define esta vitória no Sporting. Num jogo pobre no que toca oportunidades de golo criadas, os leões voltaram a contar com os desconto para alcançar a vitória. Foi mais coração do que com a cabeça que os leões procuraram a sorte, depois dos açorianos empatarem, e alcançaram-na pela cabeça do capitão.

Daniel Ramos

Excelente réplica dos bravos açorianos. O Santa Clara entrou bem e mostrou vontade de incomodar o líder, e depois de se ver a perder não virou a cara à luta e partiu à procura do golo do empate. Conseguiu-o na parte final do encontro, mas o Sporting voltou a ter estrelinha e conseguiu alcançar a vitória nos descontos do encontro.

Arbitragem:

Manuel Oliveira esteve em bom plano no início do encontro, deixando as duas equipas jogar, mas rapidamente mudou de postura e decidiu recorrer cada vez mais ao apito, quebrando, ainda mais, o ritmo de um jogo que teve pouca qualidade.

Leia Também: Coates 'resgata' vitória nos descontos e Sporting bate Santa Clara

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório