Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto

O atleta, de 32 anos, foi internado na passada segunda-feira depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, quando se preparava para iniciar um treino no Dragão Arena.

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto
Notícias ao Minuto

13:36 - 26/02/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Óbito

O FC Porto informa que o guarda-redes luso-cubano que estava há vários dias internado no Hospital de São João não resistiu.

"O Hospital de São João comunicou ao FC Porto que Alfredo Quintana faleceu às 12h00 de hoje. O guarda-redes luso-cubano da equipa de andebol, de 32 anos, tinha sido internado na segunda-feira depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, quando se preparava para iniciar um treino no Dragão Arena", pode ler-se no comunicado do FC Porto.

Num dia triste para os dragões, o clube recorda que Alfredo Eduardo Quintana Bravo, natural de Havana, "afirmou-se como um dos melhores andebolistas mundiais na sua posição durante a década em que jogou na Europa, aonde chegou em 2011 após ter dado nas vistas no Campeonato Pan-americano de 2010, no Chile, e ter defendido a seleção cubana no Mundial de 2009, na Croácia".

Ao serviço do FC Porto, "que o distinguiu com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição do Ano em 2014", Quintana "venceu seis campeonatos nacionais, uma taça de Portugal e duas supertaças, além de ter contribuído decisivamente para as excelentes campanhas europeias das temporadas mais recentes".

Já nos últimos sete anos, e depois de se naturalizar, "o guarda-redes também integrou a seleção nacional portuguesa e brilhou no Europeu de 2020 e no Mundial de 2021", destaca o FC Porto, destacando ainda que o atleta recebeu ao longo da sua vida "diversos reconhecimentos individuais no palmarés".

"Quintana distinguia-se também pelas qualidades humanas, com destaque para a alegria com que contagiava todos os que acompanhavam o seu percurso", e é também, por isso, uma "perda tão dura e inesperada do Homem, mais ainda do que a do atleta, deixa enlutado o FC Porto, que transmite as mais sentidas condolências aos amigos e à família do Alfredo Quintana".

Também nas redes sociais, que têm agora o símbolo a negro, o FC Porto prestou homenagem ao seu atleta: "A mensagem que nunca pensámos partilhar: o nosso querido Alfredo Quintana partiu hoje. Serás para sempre lembrado como um dos nossos. Um verdadeiro Dragão. Descansa em paz, Eterno Quintana!".

[Notícia atualizada às 14h05]

Leia Também: Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório