Powered bySolverde
Disclaimer

Proença diz que equipas B são "um filão pouco menos que inesgotável"

Este documento, denominado de 'Plano B', que abrange as últimas oito temporadas do segundo escalão, foi enaltecido pelo responsável máximo do organismo, através da sua página na rede social Facebook.

Pedro Proença integra luta contra o racismo ao combate à violência no desporto

© Lusa

Lusa
25/02/2021 18:52 ‧ 25/02/2021 por Lusa

Desporto

Liga de Clubes

O presidente da Liga de Clubes considera que as equipas B são "um filão pouco menos que inesgotável" no futebol português, que se traduz em "benefícios desportivos e económicos", de acordo com o estudo hoje divulgado.

Este documento, denominado de 'Plano B', que abrange as últimas oito temporadas do segundo escalão, foi enaltecido pelo responsável máximo do organismo, através da sua página na rede social Facebook.

"Não é por acaso, que nas últimas oito épocas, cerca de metade dos 500 jogadores chamados a representar Portugal - sub-19, sub-21 e Seleção A, passaram pelas equipas B", destacou.

Foi na época 2012-13 que a II Liga registou um alargamento para um modelo de 24 equipas, passando a incluir as formações B de FC Porto, Benfica, Sporting, Marítimo, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, sendo que, atualmente, apenas resistem 'dragões' e 'encarnados', face "à competitividade desta competição".

A aposta nas equipas B, permitiu, de acordo com o estudo divulgado no sítio oficial da entidade na Internet, "aumentar o panorama do futebol português", sustentado na competitividade que existe no Campeonato de Portugal, uma vez que equipas B como o Belenenses SAD, Marítimo, Rio Ave, Sporting de Braga, Sporting e Vitória de Guimarães lutam pela subida à II liga profissional.

O 'Plano B' transformou-se num "verdadeiro sucesso", por ter contribuído para a "afirmação de novos talentos no principal escalão e, consequentemente, para algumas das maiores transferências do futebol mundial", aumentando ainda a "visibilidade da prova".

Além do sucesso desportivo, Pedro Proença deu conta, com base no site especializado Transfermarkt.pt, que os jovens jogadores também são "responsáveis por mais de mil milhões de euros no encaixe financeiro" para os clubes, "benefícios demais evidentes para serem desprezados".

Um total de 853 atletas foram utilizados nas equipas secundárias, desde 2012/13, tendo contribuído de forma fundamental para "alimentar" a I Liga, com 489 jogadores (57%), a darem o salto para o maior palco português.

Também a seleção nacional portuguesa beneficiou com este Lado B, recebendo 25 jogadores que por lá passaram, sendo que, dos 33 atletas convocados pelo selecionador Fernando Santos, em 2020, "61% apareceram na ribalta" via 'B'.

O estudo revela o ingresso de 84 futebolistas, formados nas equipas secundárias, nas ligas 'Big 5' europeias - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália-, que participaram em pelo menos um jogo. Nas competições europeias, foram 136 aqueles que atuaram.

Sendo Portugal um país reconhecido por formar jovens talentos e, posteriormente, "exportar uma grande quantidade de ativos", verifica-se que "a receita proveniente da venda direta de jogadores das 'B' é muito elevada, ascendendo a praticamente 1,115 milhões de euros (ME)".

A quinta maior transferência a nível mundial, designadamente do avançado português João Félix, que se mudou do Benfica para o Atlético de Madrid, em 2019/20, a troca de 126 ME, é fruto da formação e da passagem pelo conjunto secundário.

Por fim, é assinalado um crescimento do número de jogos televisionados do segundo escalão, graças à visibilidade destas equipas. Se em 2012/13 foram transmitidos 24% dos encontros, na presente época registou-se um recorde fixado em 75%.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Mercado de Transferências

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas