Meteorologia

  • 20 ABRIL 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Aubameyang foi quebra-cabeças e Benfica está fora da Liga Europa

Encarnados caem pelo segundo ano consecutivo nos 16 avos de final da Liga Europa.

Aubameyang foi quebra-cabeças e Benfica está fora da Liga Europa

O Benfica foi, esta quinta-feira, eliminado nos 16 avos de final da Liga Europa, depois de ter perdido, na Grécia, frente ao Arsenal, por 3-2, caindo pelo segundo ano seguido nesta fase da prova.

Os encarnados estiveram a perder graças a um golo de Aubameyang aos 21 minutos, mas conseguiram dar a volta ao marcador com golos de Diogo Gonçalves, ainda no primeiro tempo, e Rafa Silva. Tierney voltaria a empatar, aos 67 minutos, resultado que dava passagem ao Benfica, mas Aubameyang, nos minutos finais, marcou o golo que afastaria o Benfica da competição.

Filme do jogo:

A primeira parte do encontro foi muito dividida entre as duas equipas. O Arsenal teve sempre mais bola do que o clube da Luz e tentou aproveitar os espaços entre o trio de centrais do Benfica para marcar o golo, mas sem conseguir criar muitas oportunidades.

Mas o nulo acabaria por ser desfeito com uma boa jogada coletiva dos gunners aos 21 minutos. Saka fez um passe muito bom a desmarcar Aubameyang e o gabonês, que na primeira mão, em Roma, tinha sido muito perdulário, picou a bola sobre Helton Leite e abriu o marcador.

A perder, o Benfica subiu a linha defensiva, mas teve muitas dificuldades em chegar à baliza de Leno. O Arsenal, por seu turno, teve um par de ocasiões para aumentar a vantagem, mas a grande maioria dos lances foi anulada devido a posições irregulares.

Já o Benfica socorria-se da inspiração individual dos seus jogadores, nomeadamente Rafa Silva, para tentar aproximar-se da baliza adversária. E foi no único lance de inspiração de Diogo Gonçalves que os encarnados empataram o encontro e também a eliminatória O jovem bateu um livre direto de forma exímia, aos 43 minutos, com a bola a entrar no canto superior esquerdo da baliza à guarda de Leno.

O Arsenal entrou a todo o gás no segundo tempo e voltou a colocar a bola no fundo das redes do Benfica aos 50 minutos. Numa jogada idêntica à do primeiro golo, Odegaard desmarcou Aubameyang, que voltou a picar a bola sobre Helton Leite, mas o lance foi anulado porque o capitão do Arsenal estava adiantado em relação ao último defesa do encarnados.

A formação orientada por Mikel Arteta foi insistindo à procura de novo golo, mas o Benfica vou demonstrando uma boa organização defensiva e foi conseguindo impedir as investidas dos ingleses, até que, numa iniciativa individual, conseguiu saltar para a frente da eliminatória.

Corria o minuto 61 quando Helton Leite, que agarrou um canto do Arsenal, lançou a bola rapidamente na frente à procura de Rafa Silva. Ceballos tentou o cabeceamento para trás, mas a bola saiu curta e quem aproveitou foi o internacional luso que ficou com o esférico, e desviou a bola de Leno para fazer o golo das águias, que os encarnados na frente da eliminatória.

Mas a resposta do Arsenal surgiu minutos depois com um grande remate de Tierney. Willian deu para o lateral esquerdo que, depois de tirar Everton do caminho, rematou cruzado para o golo do empate.

Os último minutos do encontro mostraram o Benfica a trocar muito bem a bola e a retirar a possibilidade de o Arsenal atacar, mas os gunners, sempre a construir bem, conseguiram saltar novamente para a frente do marcador e também da eliminatória. Saka, que tinha estado em evidência na primeira mão, cruzou para o segundo poste e o Aubameyang apareceu a cabecear para o seu segundo golo no jogo.

Termina, assim, a participação do Benfica na edição deste ano da Liga Europa, caindo nos 16 avos de final aos pés do Arsenal, a mesma fase em que no ano passado os encarnados tinham sido eliminados pelo Shakhtar Donetsk.

Momento do jogo: Helton Leite lançou rápido na frente, Ceballos falhou a interceção e Rafa Silva, rapidíssimo, recolheu o esférico e galgou terreno até aparecer na cara de Leno, contornar o guardião e fazer o segundo dos encarnados no encontro.

90+4' - Termina a partida! Benfica está fora da Liga Europa.

90+2' - Rafa cabeceia ao poste, mas o lance é anulado por fora de jogo.

90' - Quatro minutos de compensação.

90' - Arteta faz duas alterações. Saem Odegaard e Saka para as entradas de Elneny e Chambers.

90' - Jesus mexe outra vez e aposta em Waldschmidt no lugar de Weigl.

88' - Benfica precisa de marcar para seguir em frente.

87' - GOOOOOOOLOOOO DO ARSENAL! É O BIS DE AUBAMEYANG. Saka cruza para o segundo poste e o gabonês aparece a cabecear para o segundo no jogo.

85' - Jorge Jesus volta a mexer. Grimaldo sai em dificuldades físicas e entra Nuno Tavares.

79' - Diogo Gonçalves cruza para a área, mas Gabriel Magalhães corta.

78' - Hector Bellerin sai no Arsenal para a entrada de Lacazette.

76' - Perda de bola do Arsenal, Gabriel lançou na frente em Rafa, mas o passe saiu com muita força e Leno chegou primeiro.

73' - Remate muito forte de Darwin passou perto da baliza de Leno.

72' - Willian mexeu com o jogo do Arsenal desde a entrada, levando os gunners a insistir pela esquerda do ataque.

72' - Remate de David Luiz sai ao lado.

68' - Benfica continua na frente da eliminatória graças aos dois golos marcados fora, mas o Arsenal precisa de apenas um para saltar para frente.

Confira o golo do Arsenal

67' - GOOOOOLOOOOO DO ARSENAL! EMPATA TIERNEY. Willian dá para o lateral esquerdo que, depois de tirar Everton do caminho, rematou cruzado para o golo do empate.

64' - Bukayo Saka remata para a defesa de Helton Leite.

63' - Reação imediata de Arteta. Saem Smith-Rowe e Ceballos para as entradas de Willian e Partey.

62' - Golo de Rafa deixa o Benfica na frente da eliminatória. Arsenal precisa agora de dois golos para seguir em frente.

Confira o golo do Benfica

61' - GOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA RAFA SILVA! Erro tremendo do Arsenal. Helton Leite fez um grande passe na frente, Ceballos cabeceou para trás, a bola sai fica curta e quem aproveitou foi o internacional luso que ficou com o esférico, e desviou a bola de Leno para fazer o golo das águias.

57' - Tripla alteração no Benfica. Saem Seferovic, Pizzi e Taarabt para as entradas de Darwin, Everton e Gabriel.

55' - Arsenal vai insistindo mas o Benfica demonstra organização e impede as investidas dos ingleses.

50' - Aubameyang volta a marcar a Helton Leite, mas o lance é anulado por fora de jogo do gabonês.

46' - Arranca o segundo tempo.

45+1' - Termina a primeira parte.

45' - Benfica termina a primeira parte em cima da área do Arsenal.

45' - Um minuto de compensação.

43' - Eliminatória está de novo empatada.

Confira o golo do Benfica

43' - GOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É UM GOLAÇO DE DIOGO GONÇALVES! Livre direto em zona frontal e o jovem atirou um remate preciso que só terminou no fundo das redes do Arsenal.

41' - Excelente jogada do Arsenal. Saka desmarca-se e aparece a rematar, mas o lance é anulado por fora de jogo.

38' - Fora de jogo tirado ao gabonês Aubameyang.

34' - Pizzi tira um cruzamento para a área, onde Vertonghan aparece a cabecear por cima do poste.

31' - Benfica com dificuldades em aproximar-se da baliza defendida por Leno.

30' - Cruzamento de Grimaldo na esquerda passa por toda a área, com Gabriel a cortar pela linha lateral.

25' - Remate forte de Ceballos sai muito por cima da baliza.

23' - Outra vez perigo na área encarnada. Cruzamento da direita, Lucas Veríssimo falhou o corte, mas Aubameyang não fez melhor e não conseguiu rematar.

22' - Benfica está fora da Liga Europa neste momento. Tem de marcar para reentrar na discussão da eliminatória.

Confira o golo do Arsenal

21' - GOOOOOOOOLOOOOO DO ARSENAL! MARCA O GABONÊS AUBAMEYANG. Excelente jogada dos gunners: Saka desmarca o avançado que na cara de Helton Leite picou a bola sobre o brasileiro.

16' - Rafa Silva solicitou a corrida de Seferovic, mas o passe sai com muita força e é cortado pela defesa do Arsenal.

14' - Excelente passe de Diogo Gonçalves para Seferovic, com o suíço a optar para o cruzamento para uma zona onde não estava ninguém.

12' - Cruzamento rasteiro de Rafa termina nas pernas de um defesa do Arsenal.

10' - Xhaka tenta o remate de longa distância, mas a bola termina nas mãos de Helton Leite.

8' - Remate fraco de Aubameyang termina nas mãos de Helton Leite.

6' - Tierney tira o cruzamento, mas a bola acaba nas mãos de Helton Leite.

5' - Cartão amarelo para Taarabt.

2' - Cruzamento de Diogo Gonçalves passa por toda a área do Arsenal, mas ninguém aparece a desviar.

1' - Bjorn Kuipers apita para o início do encontro!

0' - Jogadores do Benfica fazem o aquecimento ante do início do jogo.

Equipas Iniciais:

Arsenal: Leno, Bellerín, David Luiz, Tierney, Ceballos, Xhaka, Odegaard, Simth-Rowe, Saka e Aubameyang.

Suplentes do Arsenal: Ryan, Hein, Cédric, Pablo Marí, Chambers, Elneny, Nketiah, Martinellil, Partey, Pépé, Aubameyang e Lacazette.

Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghan, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Rafa, Pizzi e Seferovic.

Suplentes do Benfica: Svilar, Vlachodimos, Gilberto, Everton, Gabriel, Darwin, Waldschmidt, Cervi, Chiquinho, Pedrinho, Nuno Tavares e Gonçalo Ramos

16h34 - Jogadores do Benfica já chegaram ao estádio.

16h22- Comitiva encarnada já está no estádio do Olympiacos, em Atenas, 'casa' emprestada do Arsenal para este encontro.

Antevisão: O Benfica tem, esta quinta-feira, uma tarefa difícil pela frente se quiser continuar em prova na Liga Europa. Os encarnados defrontam o Arsenal, na segunda mão dos 16 avos de final da prova, e precisam de marcar para seguirem em competição.

Uma semana depois do empate 1-1 no Olímpico de Roma, casa 'emprestada' devido à pandemia de covid-19, os comandados de Jorge Jesus jogam em Atenas, na Grécia, a continuidade na prova europeia, e vão tentaranular o golo marcado por Bukayo Saka, que confere vantagem aos ingleses na eliminatória.

Para evitar cair nesta fase da prova, algo que aconteceu no ano passado diante do Shakhtar Donetsk, o Benfica terá de vencer ou empatar com pelo menos dois golos para eliminar os londrinos e seguir para os oitavos de final da prova.

O encontro tem apito inicial marcado para as 17h55 e poderá acompanhar todas as incidências, em detalhe, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório