Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Os ingleses estão esperançados que o Arsenal consiga eliminar o Benfica"

Idalécio reside em Londres e acredita que Arsenal e Benfica atravessam momentos semelhantes. A Liga Europa pode ser, por isso, vista como uma tábua de salvação para ingleses e portugueses.

"Os ingleses estão esperançados que o Arsenal consiga eliminar o Benfica"
Notícias ao Minuto

08:06 - 24/02/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

O Benfica joga o futuro europeu na quinta-feira. Praticamente arredado da luta pelo titulo em Portugal, as águias têm que eliminar o Arsenal na Grécia, depois de um empate (1-1) registado na 1.ª mão dos 16 avos de final. Para Idalécio, antigo jogador que agora reside em Londres, Inglaterra, a competição europeia poderá ajudar a atenuar o insucesso do Benfica nesta temporada, à semelhança do que se passa... no Arsenal.

O ex-jogador do Rio Ave, Sp. Braga e Farense destaca o respeito dos ingleses pelas equipas portuguesas, nomeadamente pelo Benfica, mas alerta que o Arsenal tudo fará para seguir em frente na Liga Europa.

"De facto, a 1.ª mão foi um jogo em que o favoritismo recaiu sobre o Arsenal e foi um jogo difícil para o Benfica. O Benfica tentou contornar o favoritismo do Arsenal com a sua entrega ao jogo, mas houve algumas oportunidades nas quais o Arsenal poderia ter aumentado a vantagem. Felizmente para o Benfica, isso não aconteceu e a eliminatória ficou em aberto para a 2.ª mão. A opinião aqui em Inglaterra é sempre de grande respeito. Seja pelo Benfica ou por qualquer outra equipa portuguesa. Mas, claro, os ingleses estão esperançados que o Arsenal consiga passar esta eliminatória e eliminar o Benfica", começa por dizer Idalécio, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.

"A história para os clubes ingleses quando defrontam equipas portuguesas, nomeadamente o Benfica, mostra que não são muito felizes. O Arsenal também não atravessa um bom momento. Desde o início da época há várias ameaças a jogadores e treinadores. É desagradável ver estas situações. Melhoraram, entretanto, alguns resultados, mas empataram com o Benfica a perderam com o Manchester City. Não digo que a Liga Europa possa salvar a época do Arsenal, mas pode dar alguma alegria aos adeptos", explica o antigo defesa central.

Idalécio refere, ainda, que o Benfica tem desiludido os adeptos, e sublinha que o estado anímico dos jogadores pode estar a ser seriamente afetado. Pelo meio, recorda que as promessas feitas por Jorge Jesus no regresso à Luz são o motivo que justificam a contestação crescente.

"O míster Jorge Jesus dizia na 1.ª mão que este jogo não poderia servir como tábua de salvação para o Benfica, mas o certo é que o campeonato está cada vez mais difícil. A aposta e a vontade têm de passar por seguir em frente nesta prova. Desta forma, podem dar alguma alegria aos adeptos que, neste momento, estão muito divididos. Este não é o Benfica que os adeptos estavam à espera de ver nesta época, mas há mérito no trabalho dos adversários que vão à frente", frisa, prosseguindo.

"Não é fácil para os jogadores. Animicamente, as coisas não estão bem. Não é fácil gerir isto. Eu já passei por isso, mas a este nível a pressão é ainda maior. Eles devem sentir a angústia dos maus resultados, mas têm que encarar com ambição o próximo jogo. Têm de ser eles a criarem essa motivação e, sendo o Arsenal o adversário, acho que isso fica mais fácil. As críticas a Jorge Jesus acabam por acontecer tendo em conta as promessas feitas no início da época. Acho que deveria ter existido um discurso mais cauteloso e de maior respeito pelos adversários. Mas isso depende sempre da estratégia do treinador. Além disso, sabe-se o quão importante é a presença dos adeptos nos jogos. Acho que tem sido um ponto negativo para a equipa do Benfica", defende.

Idalécio acredita que uma vitória sobre o Arsenal, e a consequente qualificação para a fase seguinte da Liga Europa, ajudaria o Benfica a ultrapassar "esta fase menos boa", e destaca a forma como Jorge Jesus monta a estratégia para estes jogos de maior grau de dificuldade.

"Eu gostava que o Benfica vencesse, por 1-0, mas espero, acima de tudo, que seja um resultado positivo. Vamos ver o que o jogo vai ditar. Vamos ver se volta a jogar com três centrais como jogou em Roma. O míster Jorge Jesus, como grande treinador que é, sabe o que está a fazer e saberá o melhor para a equipa. Era uma enorme alegria para os adeptos que o Benfica passasse esta eliminatória."

Farense a melhorar com Jorge Costa

Idalécio não deixa de sublinhar que o empate (0-0) do Benfica em Faro, registado no passado domingo, também aconteceu por mérito do Farense. O antigo defesa da equipa algarvia elogia a resposta dos jogadores após a chegada de Jorge Costa e aponta à permanência no máximo escalão do futebol português.

"O Farense vem de uma série de resultados sem perder. É sempre um adversário difícil mesmo sem adeptos no estádio. Há ali aquela mística... O Benfica, num ou noutro lance, não foi feliz na concretização das jogadas, e isso deu ânimo ao Farense ao longo do jogo. Os jogadores do Benfica foram acusando a ansiedade, mas o Farense também teve mérito. Não só neste jogo, mas nos outros desde a chegada de Jorge Costa. Era importante que conseguissem assegurar a permanência", vaticina.

Leia Também: Benfica desmente conflito entre Vieira e Jesus: "Não há guerra qualquer"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório