Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Arsenal foi uma das quatro 'vítimas' do Benfica após empates em casa a um

O Benfica ultrapassou as últimas quatro eliminatórias europeias de futebol iniciadas com empates caseiros a um golo, a primeira face ao Arsenal, na época 1991/92, com um triunfo em Londres por 3-1, após prolongamento.

Arsenal foi uma das quatro 'vítimas' do Benfica após empates em casa a um
Notícias ao Minuto

08:40 - 23/02/21 por Lusa

Desporto Liga Europa

Além dos 'gunners', com os quais voltaram a empatar a um golo na quinta-feira, na casa emprestada de Roma, os 'encarnados' afastaram também Bayer Leverkusen (1993/94), Marselha (2009/10) e PAOK (2018/19), mesmo sofrendo sempre primeiro na segunda mão.

Antes, o Benfica caiu perante o Ujpest (1973/74) e o Bordéus (1986/87), ao perder na Hungria e França, respetivamente.

A primeira vez que logrou o apuramento após um 1-1 caseiro foi em 1991/92, na transição da Taça dos Campeões para a Liga dos Campeões, com os comandados do sueco Sven-Goran Eriksson a fazer história em Highbury Park, a antiga casa dos Arsenal.

Em Londres, em 06 de novembro de 1991, Colin Pates colocou, aos 20 minutos, os 'gunners' no comando, do jogo e da eliminatória, mas Isaías, que viria a ser a grande 'estrela' do encontro, restabeleceu a igualdade pouco tempo depois, aos 36.

Até ao final do tempo regulamentar, o resultado não se alterou, pelo que a eliminatória foi decidia num prolongamento, no qual o Benfica se impôs de forma categórica.

O russo Vasili Kulkov selou a reviravolta, aos 100 minutos, assistido pelo compatriota Sergei Yuran, para, aos 107, Isaías 'bisar', para o seu terceiro golo na eliminatória, e garantir ao Benfica um lugar na primeira fase de grupos da prova.

A UEFA batizou o novo formato como Liga dos Campeões, designação que se mantém, mas, numa decisão que só a organização pode -- ou não -- explicar, essa época não entra nas estatísticas da 'Champions', que oficialmente só começa em 1992/93.

Apenas dois anos depois, o Benfica voltou a começar uma eliminatória com um empate 1-1 na Luz, desta vez perante o Bayer Leverkusen e a segunda mão também entrou para a história como um dos grandes jogos europeus dos 'encarnados'.

Em 15 de março de 1994, num jogo 'louco', no Estádio Ulrich Haberland, os 'encarnados' qualificaram-se para as meias-finais da Taça das Taças com um empate a quatro golos, num confronto com uma série de incríveis reviravoltas.

Os alemães chegaram a 2-0, já na segunda parte, e pareciam ter o apuramento na mão, mas o Benfica respondeu com três golos e virou tudo a seu favor (2-3), só que, o Bayer não desistiu e, com mais dois golos, voltou ao comando (4-3).

A última 'palavra' foi, no entanto, do Benfica, mais precisamente do recentemente malogrado Kulkov, que 'bisou' aos 85 minutos, ele que também tinha faturado em Highbury.

Abel Xavier, aos 58 minutos, João Vieira Pinto, aos 59, e Kulkov, aos 77, tinham apontados os outros golos dos comandados de Toni, num jogo em que também brilhou intensamente Rui Costa, apesar de não constar na lista dos marcadores.

Pelo Bayer Leverkusen, marcaram Ulf Kirsten, aos 24 e 80 minutos, Bernd Schuster, aos 58, e Pavel Hapal, aos 82.

Já neste século, na primeira época sob o comando de Jorge Jesus, o Benfica voltou a ser bem-sucedido após um 1-1 caseiro, desta vez perante os franceses do Marselha, nos oitavos de final da Liga Europa de 2009/10.

No Velódrome, os gauleses adiantaram-se no marcador já aos 69 minutos, por Mamadou Niang, mas Maxi Pereira, que já tinha faturado em Lisboa, empatou o jogo, aos 75, e, aos 90, o brasileiro Alan Kardec virou 'herói', ao qualificar o Benfica.

Em 2018/19, o Benfica deu a volta pela quarta vez consecutiva a um 1-1 caseiro, frente ao PAOK, no 'play-off' da Liga dos Campeões, graças a um convivente 4-1 em Salónica.

O Benfica voltou a sofrer primeiro, mantendo a tradição, 'culpa' de um tento de Aleksandar Prijovic, logo aos 13 minutos, mas Jardel, aos 20, Salvio, aos 26 e 49, em duas grandes penalidades, e Pizzi, aos 39, garantiram o apuramento para a fase de grupos da 'Champions'.

Quanto às quedas após 1-1 caseiros, aconteceram na segunda ronda da Taça dos Campeões de 1973/74, com o um desaire na casa do Ujpest por 2-0, selado por Ferenc Bene e Endre Kolár, e na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1986/87, face a uma derrota por 1-0 em Bordéus, selada por Philippe Vercruysse.

Na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de 2020/21, o Benfica empatou 1-1 com o Arsenal na casa emprestada de Roma, onde Pizzi adiantou os 'encarnados', aos 55 minutos, e Bukayo Saka restabeleceu a igualdade, aos 57.

O encontro da segunda mão realiza-se na quinta-feira, às 17:55 (de Lisboa), em Atenas, casa emprestada dos ingleses, devido às restrições britânicas relacionadas com a pandemia da covid-19.


                                                                    
                                

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório