Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

FC Porto vence Marítimo com golo à beira do fim e deixa Clássico a ferver

Otávio, nos descontos, converteu uma grande penalidade que valeu o triunfo nos Barreiros. Próxima jornada terá Clássico no Dragão frente ao líder Sporting.

FC Porto vence Marítimo com golo à beira do fim e deixa Clássico a ferver
Notícias ao Minuto

21:08 - 22/02/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O FC Porto venceu, esta segunda-feira, o Marítimo (2-1), em jogo da 20.ª jornada da I Liga. Os dragões conseguiram agarrar o triunfo no período de descontos e podem reabrir a luta pelo título no próximo sábado, altura em que recebem o líder Sporting no Estádio do Dragão.

Com este resultado, o FC Porto acumula 44 pontos, recupera o segundo lugar e restabelece a distância pontual face ao Sporting em 10 pontos.

O Marítimo, por seu turno, continua no último lugar da tabela classificativa com 17 pontos.

Filme do jogo

A primeira parte nos Barreiros nem sempre foi bem jogada mas contou com alta intensidade. Os golos apareceram ainda antes dos primeiros 20 minutos. Uribe abriu as contas aos 15', num lance de enorme confusão na grande área do Marítimo, mas logo depois Léo Andrade restabeleceu a igualdade. O defesa brasileiro marcou, o árbitro anulou por suposto fora de jogo, uma decisão que foi revertida pelo VAR. Até final da primeira metade, lutou-se muito e jogou-se pouco.

O ritmo baixou na segunda parte, a intensidade também e o Marítimo parecia apostado em jogar apenas no contra-ataque.

O FC Porto, por seu turno, tentava contornar a defensiva insular e Sérgio Conceição teve mesmo de lançar Otávio, Francisco Conceição e Toni Martínez para conseguir oferecer outras soluções à manobra ofensiva dos dragões.

O jogo só animou nos últimos dez minutos e foi o Marítimo quem dispôs das melhores oportunidades. Marchesín, por duas vezes, negou aquilo que pareciam ser golos certos para Alipour e Léo Andrade. No entanto, foi mesmo o FC Porto quem conseguiu marcar novamente e assegurar o triunfo.

Rúben Macedo derrubou Francisco Conceição na grande área e o árbitro assinalou grande penalidade. Otávio foi chamado a converter o castigo máximo e ofereceu um suado triunfo aos dragões.

Momento do jogo: O sangue frio de Otávio, em período de descontos, valeu três pontos muito importantes para o FC Porto. O campeonato pode ser relançado na próxima jornada por conta deste golo.

Relato em direto

90'+7- Apito final! O FC Porto sofre mas vence o Marítimo (2-1) e coloca pressão máxima no Clássico frente ao Sporting agendado para o próximo sábado!

Veja aqui o golo de Otávio!

90'+2- GOOLLOO!! Otávio não perdoa e deixa o FC Porto (2-1) com o triunfo na mão!

90'- Decisão confirmada: É penálti!

89'- Penálti para o FC Porto! Francisco Conceição é derrubado por Rúben Macedo e o árbitro aponta para a marca do castigo máximo! O lance aguarda pela validação do VAR.

87'- Cartão amarelo para Amir (Marítimo).

84'- Outra vez Marchesín!! Que loucura!! Canto de Hermes, Zainadine acerta no poste e Léo Andrade não bisa porque Marchesín estava lá!!

83'- Marchesín nega o golo a Alipour! Grande jogada do avançado do Marítimo, mas o guardião do FC Porto ergeu um muro e evitou o golo!

81'- Alteração no FC Porto: Sai Luis Díaz, entra Toni Martínez.

75'- Dupla alteração no Marítimo: Saem Correa e Joel, entram Fumu e Alipour.

71'- Cartão amarelo para Pelágio (Marítimo).

69'- Cartão amarelo para Joel (Marítimo).

66'- Dupla alteração no FC Porto: Saem Marega e Sérgio Oliveira, entram Francisco Conceição e Otávio.

65'- Alteração no Marítimo: Rúben Macedo entra para o lugar de Edgar Costa.

62'- Corona atira por cima!

60'- Marchesín defende remate traiçoeiro de Correa!

58'- Corona abre o livro, lança Marega e o FC Porto ganha canto.

53'- Remate em arco de Luis Díaz, Amir defende e Léo Andrade tira a bola da zona de perigo.

49'- Taremi arrisca o remate fora da grande área, mas a bola sai muito por cima.

48'- Marchesín defende o remate perigoso de Joel! Jogada rápida do Marítimo, mas o guardião do FC Porto estava atento e bem posicionado!

46'- Recomeça a partida nos Barreiros! Já se joga a segunda parte do Marítimo-FC Porto!

INTERVALO

45'+3- Termina a primeira parte nos Barreiros! Empate no Marítimo-FC Porto (1-1).

45'+1- Joel aparece novamente sozinho nas alturas e quase faz o segundo golo do Marítimo! Que perigo!

45'- Vão jogar-se mais três minutos.

40'- Amir afasta o cruzamento de Marega! Luis Díaz tentou desviar a bola e acabou por acertar em cheio no guarda-redes do Marítimo! O extremo do FC Porto pediu, desde logo, desculpas ao guardião que está agora a ser assistido pela equipa médica.

38'- Marega cai na grande área e fica a pedir grande penalidade! O árbitro Vítor Ferreira manda seguir...

36'- Cartão amarelo para Nélson Puga, médico do FC Porto que protestou com o árbitro após uma falta cometida sobre Corona.

34'- Que perigo!! Taremi ficou à beira de marcar, valeu Amir!! Mbemba aparece na grande área, atira de cabeça ao poste, mas Taremi não conseugiu transformar a recarga em golo!!

31'- Cartão amarelo para Hermes e Manafá.

Jogo animado nos Barreiros! Marítimo e FC Porto estão a protagonizar um jogo muito intenso e o árbitro já teve de fazer um par de avisos aos jogadores. Cartões à vista?

Veja aqui o golo de Léo Andrade!

21'- DECISÃO REVERTIDA! O VAR corrige a decisão do árbitro e valida o golo de Léo Andrade!! Está feito o empate (1-1)!!

18'- GOLO ANULADO AO MARÍTIMO! Léo Andrade meteu a bola no fundo das redes, mas o árbitro assinalou fora de jogo! O lance está no VAR!

Veja aqui o golo de Uribe!

15'- GOOLLOO!! Uribe inaugura o marcador nos Barreiros e coloca o FC Porto (1-0) em vantagem!! Lance de grande confusão na grande área do Marítimo e o colombiano resolveu à bomba! Léo Andrade ainda se esticou mas não impediu a bola de entrar na baliza insular.

13'- Que perigo!! René Santos desviou um cruzamento de Manafá e quase marcou autogolo! É canto para o FC Porto.

O Marítimo está com um bloco baixo e aposta tudo nas bolas paradas. O FC Porto tenta assumir o jogo, mas terá de ser mais rápido na circulação de bola.

3'- Agarra Marchesín! Joel ganhou nas alturas a Pepe, mas o guardião argentino estava atento.

3'- Afasta Manafá! Várias bolas bombeadas para a grande área do FC Porto, mas o lateral português afastou o perigo!

1'- Rola a bola nos Barreiros! Já se joga o Marítimo-FC Porto!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

0'- Jogo com início atrasado. As equipas entram agora no relvado. Está prestes a começar o último jogo da 20.ª jornada da I Liga.

0'- Nota, ainda, para a notícia que marca o dia no universo portista: Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e está internado.

0'- Marca especial para Sérgio Conceição: 200 jogos como treinador do FC Porto.

0'- Vale recordar que o Marítimo é o último classificado do campeonato. O FC Porto está a 13 pontos do Sporting e a dois do Sp. Braga. Em caso de vitória no jogo desta noite, os dragões restabelecem para 10 pontos a distância para a liderança e ultrapassam os minhotos.

0'- As equipas já aquecem no relvado dos Barreiros! Está quase tudo pronto para o pontapé de saída!

Onzes iniciais

Marítimo: Abedzadeh, Cláudio Winck, Zainadine, Jean Irmer, Correa, Edgar Costa, René Santos, Pelágio, Leo Andrade, Hermes e Joel Tagueu.

FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu; Tecatito Corona, Sérgio Oliveira, Uribe e Luis Díaz; Marega e Taremi.

O FC Porto visita, esta segunda-feira, o Marítimo em jogo que encerrará a 20.ª jornada da I Liga. Os dragões tentam regressar às vitórias no campeonato, ao mesmo tempo que ganham moral para o Clássico do próximo sábado, frente ao líder Sporting.

O Marítimo, por seu turno, está numa situação de total aflição depois de um total de cinco derrotas consecutivas no campeonato.

Siga, em direto e ao pormenor, o relato da partida no Desporto ao Minuto. O pontapé de saída está agendado para as 19 horas no Estádio dos Barreiros.

Leia Também: Marítimo-FC Porto: Dragões querem meter pressão máxima no Clássico

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório