Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nova Champions ganha forma: Níveis, jogos aleatórios e mais equipas

Novo formato deverá ser aprovado em março e entrará em vigor em 2024.

Nova Champions ganha forma: Níveis, jogos aleatórios e mais equipas
Notícias ao Minuto

09:56 - 19/02/21 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

A UEFA continua a delinear o formato de uma nova Liga dos Campeões, face à iminente ameaça da Superliga Europeia, e, esta sexta-feira, o jornal espanhol Marca traz a público mais detalhes das alterações que poderão estar a caminho.

A principal competição europeia de clubes passará a contar com 36 participantes, ao invés dos atuais 32, e a fase inicial passará por aquilo que é denominado como "Liga virtual", o que significa o 'adeus' à fase de grupos.

Significa isto que todas as equipa serão colocadas numa só tabela, sendo esta dividida por níveis dependentes do coeficiente de cada uma. Cada equipa defrontará, maioritariamente, adversários do mesmo nível, mas também haverá lugar a duelos entre equipas de outros níveis, determinados de forma aleatória.

Os oito primeiros classificados desta "Liga virtual" garantem o apuramento imediato para os oitavos-de-final, ao passo que os oito seguintes terão de passar por uma eliminatória preliminar. Resta, agora, definir o número de jogos a disputar nesta fase, mas tudo aponta para que sejam dez.

Estes e outros detalhes serão discutidos na próxima reunião do Comité Executivo da UEFA, que está agendado para março. O novo formato entrará em vigor em 2024, ano no qual terminam os atuais acordos com as emissoras televisivas.

Leia Também: "A Superliga seria um desastre e destruiria o futebol europeu"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório