Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Benfica não foi Olímpico em Roma e deixa tudo em aberto para a 2.ª mão

Encarnados abriram o marcador em Roma, mas a formação inglesa empatou de seguida. Eliminatória resolve-se na Grécia dentro de uma semana

Benfica não foi Olímpico em Roma e deixa tudo em aberto para a 2.ª mão
Notícias ao Minuto

21:52 - 18/02/21 por Rodrigo Querido

Desporto Direto

[Crónica em atualização]

O Benfica conseguiu empatar, esta quinta-feira, diante do Arsenal (1-1), em partida a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Pizzi abriu o marcador no Olímpico de Roma de grande penalidade, aos 55 minutos, para dois minutos depois Saka fixar o resultado final.

Filme do jogo:

Os encarnados entraram em campo num esquema de três centrais, com Lucas Veríssimo a estrear-se pelo clube da Luz, e o brasileiro viu nos primeiros 45 minutos um Arsenal com maior caudal ofensivo na etapa inicial.

A primeira parte da partida, realizada em Roma, foi muito tática, com as duas equipas a encaixarem-se uma na outra, mas a formação da Premier League foi sempre mais perigosa ofensivamente, especialmente pelo lado do esquerdino Bellerín. O Benfica, por outro lado, entrou muito conservador, a jogar no erro do adversário, e muito preocupado com os equilíbrios defensivos. Prova disso foi que o primeiro remate dos encarnados apareceu já na meia-hora do encontro.

O Arsenal, por seu turno, foi a primeira equipa a criar perigo no encontro com um falhanço incrível do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang. Ceballos fez um passe a rasgar para Bellerín nas costas de Grimaldo. O lateral recebeu a bola e assistiu o avançado que na cara de Hélton Leite atirou para fora.

Após meia-hora de intenso domínio do Arsenal, o Benfica começou a ter mais bola e foi nesse período que conseguiu fazer o primeiro remate à baliza. Darwin escorregou na hora do remate e Bernd Leno defendeu a dois tempos. A fechar a primeira parte, foi Grimaldo, depois de um erro dos londrinos no início da fase de construção, apareceu em zona subida e cruzou para a área e só o corte de Ceballos evitou o golo das águias.

Para a etapa complementar, muito mais mexida de ambos os lados do campo, Jorge Jesus decidiu lançar em campo Rafa Silva e foi já com o internacional português em jogo que o técnico viu o Benfica abrir o marcador no Estádio Olímpico de Roma. Smith-Rowe colocou a mão na bola dentro da área, aos 54 minutos, e na cobrança da respetiva grande penalidade Pizzi não desperdiçou.

Mas a vantagem dos encarnados durou apenas dois minutos. Cédric apareceu na ala esquerda a cruzar e Bukayo Saka estava solto no coração da área para igualar o encontro. O golo teve de ser validado pelo vídeoárbitro.

Com os dois emblemas de volta ao empate inicial, as equipas foram-se anulando uma à outra e não existiram grandes oportunidades de golo até ao apito final. Destaque para um remate de trivela de Rafa Silva que terminou com uma grande defesa de Bernd Leno e minutos depois para um remate de Everton que rasou a trave. Até final, as duas equipas começam a sentir o efeito da fadiga e tiveram muitas dificuldades para criar perigo junto das balizas.

O tira-teimas desta eliminatória acontece dentro de uma semana em Atenas, na Grécia, também devido às restrições de voos entre Portugal e o Reino Unido.

Momento do jogo: Boa jogada coletiva do Arsenal que terminou com o golo do empate. Cédric Soares apareceu na esquerda para cruzar na direção da área onde Saka estava sozinho para fazer o empate.

Minuto a minuto:

90+4' - Termina a partida em Roma.

90' - Quatro minutos de compensação.

89'- Arteta esgota alterações. Saem Ceballos e Odegaard e entram Elneny e Willian.

85' - Lucas Veríssimo sai esgotado. Entra Chiquinho.

77' - Mudanças também no Benfica. Sai Taarabt e entre Gabriel.

77' - Dupla alteração no Arsenal: saem Aubameyang e Smith-Rowe, entram Pépé e Martinelli.

76' - Defesa brasileiro ficou com queixas depois deste lance, mas já está recuperado.

75' - Aubameyang aparece sozinho na área encarnada, mas Lucas Veríssimo recupera bem e consegue anular o gabonês.

73' - Grande iniciativa individual de Everton. O brasileiro segue pela esquerda e depois remata cruzado, com a bola a sair pouco por cima.

71' - Corte providencial de Otamendi após cruzamento perigoso de Smith-Rowe.

64' - Jorge Jesus também faz duas substituições. Saem Pizzi e Darwin para as entradas de Everton e Seferovic.

64' - Mudança no Arsenal. Sai Cédric e entra Tierney.

63' - Remate cruzado de Aubameyang passa muito perto do poste de Hélton Leite.

62' - Taarabt serve Rafa Silva, que arranca rumo à baliza do Arsenal e remata de trivela para uma grande defesa de Leno.

58' - VAR analisou o lance e confirmou o golo dos londrinos.

Confira o golo do Arsenal

57' - GOOOOOOOOLOOOOOO DO ARSENAL! EMPATA SAKA! Cédric recebe cruza para o jovem que, sem marcação, faz o empate

56' - Rafa combina bem com Diogo Gonçalves, mas Xhaka corta p lance.

Confira o golo do Benfica

55' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA PIZZI. Médio atira colocado sem hipóteses para Leno.

53' - Grande penalidade para o Benfica. Smith Rowe fez penálti dentro da área.

52' - Ceballos toca de calcanhar para Saka e remata ligeiramente ao lado.

50' - Defesa enorme de Hélton Leite! Brasileiro defende remate de Smith Rowe que apareceu na sua cara, mas estava fora de jogo.

48' - Remate fraco de Pizzi termina na mãos de Leno.

46' - Recomeça o encontro em Itália.

45' - Benfica faz alteração ao intervalo. Sai Waldschmidt e entra Rafa Silva

45+1' - Intervalo em Roma.

45+1' - Primeira grande oportunidade do Benfica nos descontos! Grimaldo recupera a bola no ataque, e numa atitude nada egoísta tenta cruzar para a zona onde estavam Waldschmidt e Darwin, mas Ceballos cortou pela linha de fundo.

45' - Um minuto de compensação.

41' - Gunners outra vez perto do golo. Odegaard tentou um passe em profundidade, mas David Luiz estava em posição irregular.

40' - Arsenal cria perigo na área do Benfica. Vertonghan corta a bola em duas ocasiões, a última das quais pela linha de fundo.

37' - Boa jogada de entendimento entre Darwin e Waldschmidt. O alemão combina com o uruguaio, mas Cédric corta a bola quando o avançado se preparava para rematar.

32' - Darwin é o autor do primeiro remate dos encarnados no encontro. Leno defende a dois tempos.

30' - Benfica conquista o primeiro canto aos 30 minutos de jogo.

28' - Saka tenta o remate em arco, mas Hélton Leite defende com facilidade.

26' - Benfica com muitas dificuldades em chegar a zonas de finalização.

23' - Jorge Jesus está muito interventivo nas indicações. Ouve-se o técnico a gritar aos jogadores do Benfica que troquem a bola "no pé".

19' - O que acaba de perder Aubameyang! Ceballos fez um passe a rasgar para Bellerín nas costas de Grimaldo. O lateral recebe a bola e assiste o gabonês que na cara de Hélton Leite atirou para fora.

18' - Otamendi falha um corte em zona defensiva, mas Helton Leite estava atento e afastou pela linha lateral.

17' - Odegaard tentava desmarcar Saka já dentro da grande área, mas Vertonghen estava atento e afastou a bola.

12' - Remate forte de Waldschmidt vai contra David Luiz.

9' - Benfica não consegue sair para o ataque dada a pressão alta do Arsenal.

6' - Excelente corte de Vertonghan após cruzamento de Bellerín.

0' - Começa o jogo em Roma!

Equipas iniciais:

Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Otamendi, Lucas Veríssimo, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Pizzi, Waldschmidt e Darwin.

Arsenal: Leno, Cédric, Gabriel, David Luiz, Bellerín, Saka, Xhaka, Ceballos, Odegaard, Smith-Rowe e Aubameyang.

Antevisão: O Benfica disputa esta quinta-feira a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. com a receção, ainda que fora de portas, aos ingleses do Arsenal.

Os encarnados vão jogar no estádio Olímpico de Roma, casa da formação orientada por Paulo Fonseca, devido às restrições impostas pelas autoridades britânicas tendo em conta a pandemia da covid-19.

O embate entre as duas equipas reserva alguns reencontros, com David Luiz a enfrentar o clube que representou durante várias temporadas, mas também Vertonghan e Taarabt voltam a jogar contra os gunners, depois de já o terem feito quando alinhavam em emblemas da Premier League.

Apesar do Arsenal aparecer como favorito à passagem na eliminatória, os encarnados tem do seu lado um bom registo histórico nos 16 avos de final da Liga Europa, com cinco apuramentos e apenas uma eliminação.

O encontro entre Benfica e Arsenal tem apito inicial marcado para as 20h00 e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório