Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

"Paulinho? Sporting é o Sporting. Queríamos o melhor avançado possível"

Rúben Amorim sublinha que o ex-Sporting de Braga "tem que trabalhar para jogar".

"Paulinho? Sporting é o Sporting. Queríamos o melhor avançado possível"
Notícias ao Minuto

16:11 - 04/02/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim anteviu, esta quinta-feira, a visita ao Marítimo, numa conferência de imprensa dominada por questões relativas à aquisição de Paulinho ao Sporting de Braga. O treinador do Sporting teceu rasgados elogios ao avançado, mas sublinhou que não tem a titularidade garantida.

Segredo para vencer o Marítimo: É o mesmo de sempre: a intensidade, a concentração, o rigor e recordar que foi a única equipa que nos ganhou, este ano, em Portugal. Temos que ser humildes, saber que temos muito a melhorar e alguns defeitos, mas também coisas boas. E é nessas coisas boas que temos que nos focar.

Reforços: Deram bons sinais. O João já conhecia a casa, o Paulinho já conhecia o treinador e o Matheus não conhecia ninguém, mas chegou cheio de vontade. Tem que encontrar o seu ritmo, esteve muito tempo a treinar com a equipa B do Rio Ave. O João vinha de competir e está pronto, e o Paulinho também. Foram bons os sinais.

Sinal dado por João Pereira e Paulinho aos mais novos: São jogadores de qualidade. Temos um projeto que também passa por formar jovens jogadores, e, para tal, precisamos de jogadores experientes para ajudar. Tentamos conciliar as posições, e é muito nessa base. Também há oportunidades de negócio. O João estava livre, é um jogador experiente e da casa. O Paulinho já tínhamos referenciado, era um jogador que fazia falta à equipa. Não vêm tirar espaço aos jogadores jovens. Vão ter o seu espaço. Isto é o Sporting e têm que lutar com jogadores muito bons, a exigência é muito grande. Esta equipa técnica já mostrou que quem estiver melhor joga.

Paulinho titular contra o Marítimo: Todos os jogadores do Sporting estão disponíveis para ser titulares ou estar no banco. O Matheus chegou e não tem as condições físicas necessárias, mas os outros dois estão aptos. Vamos escolher os melhores jogadores.

Benfica criticou utilização de Palhinha: Estou preocupado com o Marítimo. Isso faz parte do passado. Este clube tem pessoas em que cada um se ocupa dos seus assuntos, e o meu passa por ganhar o próximo jogo. O resto é resto.

Euforia após série invicta: Já vivemos coisas muito más e não foi há muito tempo. Tivemos um período em que fomos eliminados da Taça e empatámos em Alvalade, e já muita gente colocava em causa muita coisa. Isso é tudo muito recente. Os jogadores têm isso na cabeça. Têm que lutar por um lugar, ninguém o tem garantido, e isso mantém a equipa com os pés no chão.

Marítimo: Esperamos uma equipa como vimos no jogo da Taça, a jogar com cinco defesas, três médios e dois avançados. Sofremos um golo de transição, depois sofremos o segundo numa bola parada, e isso é possível em qualquer jogo. Relembrar que podíamos ter feito golos na primeira parte. Agora, queremos jogar da mesma forma, marcar na primeira parte e estar concentrados para não sofrer golos em transições ou de bola parada. O Marítimo tem bons jogadores e não tem responsabilidades. Joga-se de uma forma mais livre. Usámos muito o jogo passado para preparar os jogadores para este.

Gestão do plantel: Faz parte de ser treinador de uma equipa grande. O Paulinho tem caraterísticas que precisávamos. Para mim, é o melhor número 9 do país, mas isso não lhe garante nada. Ele já sabe disso. É uma gestão normal. Haverá jogos para todos. Isto faz parte do projeto do Sporting. O Paulinho veio para muitos anos, por isso é que comprámos um jogador tão caro de 28 anos. Queremos o Paulinho aqui durante muitos anos para ajudar os outros a render. Estamos a formar uma equipa para hoje e para amanhã. Os Tabatas, os Tiagos Tomás... Estamos a formar uma equipa para manter. O Jovane já foi o jogador mais importante e baixou, o Tiago Tomás já jogou na ala e a avançado... Eles vão mudando e dando indicações. Têm que trabalhar, ganhar o lugar e lembrar-se de que jogam no Sporting, o que é um grande orgulho. O Tiago Tomás tem que lutar pelo lugar com grandes jogadores, por isso é que isto é o Sporting.

Paulinho é um voto de confiança da direção: Claro que a equipa técnica fica contente porque é um trabalho da direção, e foi difícil. Estamos a dar realce a um jogador importante e que bateu um recorde do Sporting, mas temos que ver tudo à volta. Não nos obriga a nada. É uma ideia falsa. Queríamos um jogador, contratámos e foi algo muito pensado. Quando o Vietto saiu, houve uma colaboração entre a equipa técnica e a direção. O que fazemos é planear as coisas com tempo. Agora, isso obriga-nos a alguma coisa? Quem é que joga com júniores? Quem é que tem mais jogadores da formação? Temos que olhar para tudo e não focar-nos num só caso. O Paulinho era jogador do Sporting de Braga, um internacional português, que o Sporting contratou. O Sporting é o Sporting, e queríamos o melhor avançado que podíamos ter, e, para mim, era o Paulinho. Não muda nada. O Paulinho tem que trabalhar para jogar, é mais um jogador da equipa do Sporting.

João Mário: Não estará disponível. Ele fez ontem trabalho de recuperação, pensávamos que ia melhorar bastante, mas não conseguiu recuperar. Ainda tem o pé muito inchado. Temos outros jogadores. Vamos recuperar bem o João, que é um jogador muito importante. O João não está nas melhores condições e não irá jogar.

O que acrescenta Paulinho: É mais um jogador do plantel e terá que trabalhar. Temos a nossa ideia, não mudamos nada, temos é caraterísticas diferentes. Dá-nos mais opções, nada mais do que isso. Penso que não surpreende. Se o Paulinho surpreender os adversários... Dá-nos é mais soluções.

Importância de chegar à Liga dos Campeões: É importante, todos sabemos disso. É muito dinheiro que entra, é sinal de que ficámos bem classificados. Há um objetivo que a direção propõe e pelo qual o Sporting tem que lutar, e que nos dá capacidade para segurar a juventude toda. Relembro o investimento em relação aos outros clubes. Agora, fizemos um ajuste porque, na altura, se calhar não conseguíamos fazer esta contratação. O principal é ganhar amanhã, ao Marítimo.

Paulinho retira pressão a Pedro Gonçalves: Se conhecem o Pedro, coisa que não tem é pressão. É um rapaz muito extrovertido, por vezes até desligado de certas coisas. Nenhum deles tem pressão. A obrigação deles é, no dia a dia, dar tudo. Paulinho é mais uma opção para ajudar os outros a ser melhores.

Antevisão

O Sporting continua isolado na liderança do campeonato português, e, depois de derrotar o Benfica, por 1-0, tem, esta sexta-feira, encontro marcado com o Marítimo.

Antes disso, esta quinta-feira, Rúben Amorim irá passar pela sala de imprensa, onde irá antever a deslocação ao estádio dos Barreiros, para a 17.ª jornada da I Liga.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 15h45 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador leonino.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório