Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Quem não assumir responsabilidade não fará parte do grupo de trabalho"

Vice-presidente do Benfica falou à BTV e frisou que é "impensável" atirar a toalha ao chão neste momento da temporada.

"Quem não assumir responsabilidade não fará parte do grupo de trabalho"
Notícias ao Minuto

19:28 - 02/02/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rui Costa

Rui Costa, vice-presidente do Benfica, disse esta terça-feira em entrevista à BTV que o campeonato não está perdido. O dirigente e antigo jogador das águias prometeu luta até final e quis assumir a responsabilidade pelo mau momento do clube, uma responsabilidade que, segundo Rui Costa, é de todos.

Adeus ao título?: "De todo. Pode parecer estranho, estamos a nove pontos, mas deixa-me já adiantar que, a uma jornada de acabar a primeira volta, é impensável pensar que o campeonato está perdido. Esta mensagem não é só para dentro, mas é para fora também. Não estamos na situação que gostaríamos de estar, mas estamos longe de atirar a toalha ao chão.

O que é preciso para sair da situação: "Está a ser uma época atípica. Jamais pensámos que chegaríamos a esta altura com este atraso para o líder do campeonato. Podia justificar com várias coisas, mas não é isto que os nossos adeptos querem ouvir. Quero assumir a responsabilidade, ao invés de justificar. Não se chega a este ponto da temporada, nesta situação, só com a responsabilidade de uma pessoa. Ninguém sai ilibado desta responsabilidade, de jogadores à equipa técnica, à direção. Todos temos de assumir a responsabilidade e não dispersar. Temos de ter a plena consciência de que o que foi feito até ao momento não era o que estava idealizado e todos nós, comigo à cabeça, assumimos a responsabilidade. No entanto, a época ainda é longa e é expressamente proibido atirar a toalha ao chão. É neste momento que se vai ver quem tem a capacidade de representar um clube como o Benfica. Este é um aviso para nós, onde também me incluo. A dificuldade que nós temos neste momento fomos nós que a criámos."

Momento para se ver o carácter: "É um momento para gente de grande carácter. É um desafio muito grande que temos pela frente e que devemos aos nossos adeptos."

Os jogadores sentem a exigência: "Nós temos até ao final da temporada 18 jogos para o campeonato, uma Liga Europa e a Taça de Portugal. Temos três competições para conquistar e quem não estiver com a capacidade para assumir esta responsabilidade não irá fazer parte do grupo. Isto é ponto assente! E vale para todas as componentes do grupo de trabalho. É um momento para homens com grande coragem."

Jorge Jesus: "Está melhor, a recuperar bem, mas ainda não podemos dizer quando poderá voltar. A preocupação agora é com o seu estado de saúde e não quando é que ele poderá voltar. Isto não é brincadeira e o mais importante de tudo é a saúde."

Relação com a Liga e com a arbitragem, Benfica com pouca presença pública no que diz respeito às críticas: "Temos tentado respeitar todas as entidades, também para que elas possam fazer bem o seu trabalho. No entanto, provavelmente estamos enganados. Olhando para o panorama do futebol português temos que fazer como outros. Estratégia positiva em relação ao futebol português? É exatamente isso que temos tentado fazer, temos tentado dar esse exemplo. Mas se olharmos para o caso de Palhinha, abriu-se aqui um precedente que não sei o que irá significar no futuro. Nós tivemos o caso do Otamendi, que expusemos o caso, e tivemos uma resposta diferente. Se todos os clubes fizerem tudo da mesma forma, quantos cartões amarelos serão retirados? Quantos cartões amarelos foram mal dados? Abriu-se aqui um precedente extremamente perigoso. O facto de não estarmos em gritaria, não quer dizer que não estejamos atentos ao que se passa. O facto de não termos tido nenhum penálti a favor na Liga é algo que não nos passa ao lado."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório